A Favorita – Lara reencontra Donatela: Parte 2

Lara ouve toda a verdade…

Lara descobriu que DONATELA ESTÁ VIVA – e, assim como foi com Gonzalo, ela escuta o que Donatela tem a dizer numa posição defensiva, sem querer acreditar em nada… mas, quanto mais informação se acumula, menos ela pode negar que faz sentido e que Donatela deve estar dizendo a verdade. É legal ver a Lara FINALMENTE se convencendo de que Donatela é inocente e Flora é culpada, porque agora eu acho que não tem mais tempo para que ela volte a acreditar em Flora, e teremos que aguentar apenas uma chata que acredita em tudo o que Flora diz: a Dona Irene. Enquanto vai tentando juntar tudo o que Donatela lhe conta, Lara pergunta quem a está ajudando… claramente o Zé Pedro e o Seu Pedro, mas quem mais? Então, Donatela conta alguns nomes das pessoas que estão ao seu lado, como o Pepe, a Cilene… e o Halley. E aqui é um ponto importante!

Lara não entende: por que o Halley se ele nem a conhecia direito? E Donatela não hesita em responder: “Porque o Halley… o Halley é meu filho”. Então, Donatela conta a Lara que o Halley é o Matheus, o seu filho que foi sequestrado com menos de um ano de idade, e conta também que foi o Silveirinha quem o sequestrou, e que foi isso que eles usaram para chantagear a Cilene para que ela mudasse o seu depoimento. Naturalmente, Lara foca em outra parte da história por enquanto: “Espera! Você tá me dizendo que o Halley é seu filho? Então eu namorei o meu próprio irmão!” Donatela continua falando, porque toda a verdade precisa ser dita de uma vez, mas eu achei meio abrupto e sem preparo como ela conta o restante para Lara… não que ela não precisasse saber, porque precisava. Lara está transtornada, e Donatela conta que eles não são irmãos.

 

“Como não? Se o Halley é filha do Marcelo, e eu sou filha do Marcelo…”

“Você não é filha do Marcelo”

“Hã?”

“Você é filha do Dodi”

 

Agora, Lara precisa processar essa informação, que é uma das mais difíceis para ela. Lara chora ainda mais, e comenta: “Eu fui criada por esse homem… eu nunca gostei dele. Eu sempre tive nojo dele, eu sempre quis distância dele… eu não posso ser filha dele, eu não posso!” Com toda a verdade vindo à tona, Donatela vai aos poucos conseguindo convencer Lara, porque agora faz sentido que Flora tenha matado Marcelo: porque ele descobriu tudo e Flora não teria direito a nada. É triste, no entanto, ver a Lara dizendo que “o Marcelo morreu por sua causa”. Mexida e processando lentamente toda a informação, Lara diz que tudo é tão absurdo que, no fim, faz sentido… “Eu vivi uma vida que nunca foi minha. O Halley é o dono de tudo. Ele é o verdadeiro herdeiro. Ele é o verdadeiro neto do meu vô Gonzalo”. É uma cena fortíssima e marcante, na qual Cláudia Raia e Mariana Ximenes arrasam.

Como sempre, né?

Lara chega a essa conclusão, finalmente:

 

“Se o único pretexto que você tinha para me amar era o fato de eu ser filha do Marcelo, a partir do momento que eu… não sou filha do Marcelo, e sou filha das duas pessoas que destruíram a vida dele e a sua, você não tem mais nenhum motivo pra gostar de mim”

 

Donatela nega isso tudo, porque o amor que ela tem por Lara é verdadeiro e isso nunca vai mudar. Ela segura seu rosto para lhe dizer isso, para pedir que ela nunca mais repita o que acabou de dizer, e Lara novamente começa a desconfiar de Donatela e de suas intenções, pergunta “qual é a manobra”, mas Donatela diz algo que é bem verdade, e que nós mesmos queríamos dizer a Lara: ela está confiando em Lara, está colocando a vida nas suas mãos, porque, se ela quiser, ela pode contar para qualquer um que ela está viva, pode colocá-la de volta na cadeia… então não faz sentido que Lara desconfie dela e de suas intenções. A cena termina com as duas muito emocionadas, e elas se abraçam e choram, e por algum momento Lara a abraça de volta, porque sente falta desse abraço de sua mão, mas no fim acaba se soltando e indo embora em silêncio.

Donatela diz que estará ali esperando quando ela estiver pronta.

Agora, as coisas podem ficar muito piores para a Lara… Donatela pede que ela tenha cuidado, diz que Flora não pode nem desconfiar que ela já sabe de tudo, porque não vai hesitar nem um segundo para lhe fazer mal, mas Lara não consegue ser tão fria, e Flora percebe quase que na hora que ela está estranha – com a Dona Irene, Flora reclama que “Lara foi hostil com ela”. De qualquer maneira, amei a Lara confrontando a Flora quando pergunta sobre qual será o lugar de Halley na empresa, porque Flora quer se livrar de Halley e diz que “não vê futuro para ele”, e Irene (bleh) começa a falar umas coisas também absurdas, mas Lara é firme e diz que era a vontade do seu avô que o Halley crescesse na empresa, e “todas as vontades do seu avô serão atendidas”. Lara está furiosa, mas ela consegue justificar muito bem tudo o que diz naquele momento, sem revelar que sabe a verdade.

Excelente!

Por fim, Lara procura Halley – afinal de contas, eles precisam conversar. A cena é um pouco de tudo: bonita, pesada, triste. Agora que os dois sabem de toda a verdade, algumas coisas fazem tanto sentido, como o motivo de o Halley ter terminado com ela daquela maneira. Lara, no entanto, diz que “ele devia ter confiado nela e dito a verdade”, o que não faz o menor sentido, porque nós sabemos como Lara reagiria: é óbvio que ela não acreditaria em nada e ainda seria uma tremenda babaca. Naquele momento, Lara está fraca, chorando, como se estivesse esgotada, e Halley ainda tem outras coisas para lhe dizer… conta que Flora o chantageou, por exemplo, com a história da gravidez, e diz que tudo o que a Donatela falou é verdade, inclusive a parte de que foi Flora que matou o Gonzalo, a única informação que Lara ainda tenta negar a todo custo.

Me emocionei com o Halley dizendo: “Aquela desgraçada matou o nosso avô”.

Ansioso por mais desses dois juntos… e pela queda de Flora.

Que comece a reta final de “A Favorita”.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários