Os Ricos Também Choram – O “acidente” de helicóptero

Conversas importantes.

O que melhor do que um acidente de helicóptero para aproximar um casal de novela, certo? CERTO?! Terminei os primeiros 15 capítulos de “Os Ricos Também Choram” (1/4 da novela), e estou muito contente com os rumos e com a condução da trama! Mariana e Luis Alberto estão no melhor momento do seu relacionamento (o que sabemos que não deve durar muito, porque Soraya Montenegro não vai permitir que isso se prolongue), e quando eles saem juntos em uma viagem de trabalho, eles têm a inusitada oportunidade perfeita para se aproximarem ainda mais, consolidando esse início de relacionamento saudável e sincero… o que começa como um passeio de helicóptero bacana se torna assustador com uma tempestade à frente que faz com que o helicóptero perca qualquer contato com o solo e o piloto precise fazer uma aterrisagem de emergência.

Sem notícias, o desespero toma conta da Família Salvatierra… e isso acaba sendo importante (quem diria?) para o relacionamento de Luis Alberto com o pai, porque Don Alberto passa mal de preocupação quando descobre que o filho está desaparecido, e se sente culpado por como tratou o Luis Alberto e por ter batido nele sem motivo, duvidando dele – parte de mim se sente mal e fica com dó, até porque Don Alberto está doente e pode morrer por causa do seu problema no coração, e é doloroso ouvi-lo dizer que “não quer passar por isso de novo”, mas outra parte de mim me lembra que ele foi de fato um péssimo pai… ele passou a vida toda tratando Luis Alberto como um lixo e fazendo da vida dele um inferno. Mesmo assim, naquele momento, quando ele chora, sabemos que é sincera a sua preocupação com a segurança de Luis Alberto.

Luis Alberto, Mariana e o piloto estão bem, no entanto… estão embaixo de uma chuva forte ainda, mas o pouso deu certo sem grandes problemas, e o casal apaixonado sai para buscar um lugar para se refugiar – é a variação da ideia de “ilha deserta”, e que funciona muito bem. Eles encontram um lugar para se refugiar, encontram roupas secas para se trocar, acendem velas e uma lareira, e o clima de romance é perfeito para a primeira vez do casal, e sabemos que está por vir, porque a tensão sexual entre eles é PALPÁVEL. E eu adoro a beleza do momento que leva a isso… a maneira como Mariana diz que vai se trocar e pede para Luis Alberto “não espiar”, e ele diz o mesmo, e então eles se despem lentamente, de costas um para o outro… mas Mariana quer muito olhar para Luis Alberto, e quando um trovão a assusta, ela se vira e se joga nos seus braços.

(Não a julgo, eu também me jogaria naqueles braços e naqueles peitos)

Seminus e cheios de desejo e de amor, eles se beijam mais apaixonadamente do que nunca e, antes de seguir adiante, Luis Alberto para e pergunta se “deve seguir ou se deter”, o que é algo tão simples, mas tão importante… e ela pede que ele siga. Com consentimento, então, ELES FAZEM AMOR PELA PRIMEIRA VEZ. E é quase divertido pensar que eles estão ali, se divertindo e se conectando de uma maneira ainda mais intensa, enquanto todo mundo está preocupado com a segurança deles e os Salvatierra estão tendo que lidar com a imprensa, porque a história vazou, mesmo que Don Alberto tenha pedido estritamente que ninguém fosse avisado sobre isso, e agora repórteres intrometidos estão aos montes nos portões da casa, tentando falar com eles, como se eles tivessem alguma coisa para dizer… eles só estão preocupados, mas não sabem nada!

Outro momento importante para Luis Alberto e Mariana é a conversa deles sobre seus passados… em um capítulo bem didático e cheio de flashbacks, eles compartilham suas histórias um com o outro. Quando Mariana pergunta por que ele e o pai não fazem as pazes, ele conta a história da morte do seu irmão e como tudo aconteceu… Don Alberto vivia prometendo que levaria a família para pescar, mas nunca cumpria com a sua promessa, até que finalmente saíram num fim de semana para isso no iate, mas, como o pai estava sempre trabalhando, ele convidou também os empresários com quem estava tentando fechar um negócio – e foi essa negligência que causou a morte de Matías. Enquanto eles estão ouvindo música e conversando, sem prestar atenção nas crianças, todo o acidente acontece e ninguém escuta os gritos por ajuda… não cuidou das crianças, não levou ninguém para fazê-lo, e depois quer culpar o filho?

Muito difícil assistir a esses flashbacks e não sentir um nojo imenso de Don Alberto! Foi Luis Alberto quem caiu na água e ficou preso, na verdade, e Matías chamou insistentemente por ajuda, mas ninguém o escutou, porque “estavam ocupados demais com outra coisa”, então ele pulou na água para ajudar o irmão e foi quando sumiu/morreu. Fortíssimo. Se alguém tivesse ouvido o Matías gritando por ajuda, ele não precisaria ter pulado e estaria vivo… e, não querendo assumir essa culpa, Alberto é extremamente babaca e injusto com o pequeno Luis Alberto, perguntando “como ele pôde deixar que isso acontecesse”. O pior é que Luis Alberto ouviu tanto isso durante a vida que ele realmente se sente culpado, mas não é… na adolescência, ele se afundou em festas e bebidas para esquecer de Matías e dos pesadelos, começou a beber e a jogar…

E então lhe veio todos os problemas que tem hoje.

A verdade é que grande parte do que aconteceu é culpa de Alberto. Luis Alberto era só uma criança que não teve culpa nenhuma da negligência dos pais e da morte do irmão, mas que teve que lidar sozinho com o estresse pós-traumático e com um pai injusto e cruel que passou a vida todo o culpando pela morte do irmão mais novo… não é de se espantar que ele se afundasse em bebida, ou que ele jogasse para tentar não pensar em outras coisas. A fuga se transformou em vício, as dívidas vieram, o pai tentou mandá-lo para um internato, tudo só piorou continuamente… interessante ver a maneira como Luis Alberto se abre com sinceridade para Mariana, e como é importante que ela saiba isso tudo: isso estabelece mais do que uma relação entre eles, uma confiança mútua que é importantíssima. Mariana promete a ele que ele nunca mais estará sozinho.

Depois, Mariana também conta a sua história: conta que o pai se suicidou, que ela ouviu o tiro e o encontrou morto, e é outro flashback forte, que ela chora ao relembrar. Mariana conta sobre a carta que o pai deixou para que ela lesse aos 18 anos, na qual ele conta um pouco do que houve, sobre como foi enganado em um negócio que abriu, como perdeu o trabalho de toda sua vida, ficou mal com os seus funcionários… a conversa de Mariana e Luis Alberto é a alternativa encontrada por “Os Ricos Também Choram” para nos contar detalhes das histórias e empurrar a trama para frente, porque o passado de Mariana vai ser importante no que está por vir. Mariana conta que, quando a madrinha morreu, ela ficou sozinha, e Luis Alberto repete para ela a mesma coisa que ela dissera para ele: que ela nunca mais estará sozinha. E AQUILO É LINDO!

Quando são resgatados, eles chegam em casa com a imprensa esperando por eles, e é MARAVILHOSO quando Luis Alberto diz a um dos repórteres que “sua namorada e ele estão bem”, para o desespero de Soraya. O “acidente” aproximou ainda mais Luis Alberto e Mariana e ajudou a reestabelecer a relação de Luis Alberto com o pai (Don Alberto o abraça com sinceridade quando o vê), mas agora os problemas estão aí… Soraya foi atrás de uma ajuda mística para tentar “prender” Luis Alberto e fazer com que ele se apaixone por ela (!), e León descobriu de quem Mariana é filha, e sabe exatamente como fazer com que ela não queira saber mais nada de Luis Alberto: ele só precisa convencê-la de que Luis Alberto foi o homem que enganou seu pai há tantos anos, consequentemente causando a sua morte. De fato, isso promete ser muito pesado para ela.

Talvez dessa vez eles não possam superar essa dificuldade na conversa.

Chegou a hora de “Os Ricos Também Choram” apresentar problemas mais difíceis de superar.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários