Malhação 2008 – A acusação de Beatrice

“Eu já disse que não roubei nada”

QUE ATITUDE BABACA DA BEATRICE… eu não sei se a perdoo com tanta facilidade quanto a Angelina a perdoou. Angelina e Beatrice se conheceram no dia do casamento de Beatrice, quando Angelina veio lhe trazer um chá e Beatrice pediu que ela ficasse ali um pouco com ela, para distraí-la… e, naquele dia, ela se encantou pela garota. Por como ela era simpática, gentil, como a ajudou na escolha dos brincos para o casamento, como foi a única que se dignou a vir conversar com ela e explicar o que tinha acontecido quando ela está pronta para entrar para o casamento e descobre que nem o noivo nem os convidados estão mais ali. “Você é um anjo, menina”, ela dissera. Por isso, Beatrice não tinha NENHUM MOTIVO para acusar Angelina de ter roubado seus brincos de brilhantes quando eles desaparecem, a não ser o fato de ela ser pobre.

E, ao fazê-lo, para mim, a Beatrice se mostrou tão ruim quanto o Félix.

Independente da culpa que caia sobre ela depois.

Beatrice dá pela falta de seus brincos quando está arrumando as coisas para ir embora, e Daisy, a mãe do Gustavo (!), fica provocando a Beatrice, dizendo que ela foi tola de mostrar os brincos “para uma empregada do hotel”, e começa a colocar em sua cabeça que só pode ter sido a Angelina que os roubou… Félix faz o mesmo, e a incentiva a ir atrás da “larápia” que levou seus brincos. O que me deixa MAIS TRISTE nisso tudo é que a Angelina é uma pessoa tão boa, tão incapaz de fazer algo assim, e ela passou grande parte da noite do casamento preocupada com Beatrice, querendo saber se ela estava bem… assim, quando Angelina está ajudando a mãe no refeitório, no primeiro dia de aula, e vai conversar com a diretora da escola para ver se ela precisa de mais alguma coisa, ela fica TÃO FELIZ em rever a Beatrice… um sorriso tão sincero, tão puro.

E a Beatrice acaba com tudo aquilo.

Mesmo que Beatrice se sinta culpada mais tarde, mesmo que ela peça desculpas, o erro dela naquele momento foi gravíssimo, e qualquer admiração que eu pudesse estar construindo por ela foi por água abaixo. Não dá para defender a sua atitude escrota! Em parte, Beatrice age daquela maneira porque o Félix estava ali, e a olha com uma cara que diz “faça algo” quando Angelina aparece, mas Beatrice não tinha o direito de acusá-la daquela maneira. Suas primeiras palavras para Angelina, no reencontro, são: “Onde estão os brincos que você me roubou?” E, dali em diante, é uma humilhação que se intensifica a cada palavra gritada (!) por Beatrice contra ela, uma sequência revoltante… Beatrice, que deveria ser uma mulher “sensata” e “centrada”, se mostra completamente descontrolada, acusando alguém sem prova alguma, e se mostra inapta para a posição que ocupa.

Uma diretora NUNCA podia ter falado daquela maneira com uma aluna… ou com uma funcionária. Nunca. Enquanto Angelina chora (e aquilo é desesperador), Beatrice continua gritando (e isso me incomoda profundamente, o fato de, além de acusá-la, o que já é um erro colossal, Beatrice o fazer aos berros), perguntando como ela teve coragem, e então, ainda aos gritos, ela a expulsa da sua sala, totalmente antiprofissional. Sério que é essa mulher que vai dirigir a escola, e ela ainda se acha tão superior ao Adriano? O Adriano ao menos é HUMANO! Antes que Angelina se retire, Beatrice pergunta o que ela está fazendo ali, e quando Angelina diz que é filha da Conceição e ganhou uma bolsa, Beatrice dá outro soco em sua cara: “Você foi tão bem na prova, por que sair por aí roubando coisas?” Além de tudo, a idiota não sabe a hora de parar, né?

Sofri, sofri DEMAIS com as cenas… foi injusto, foi insensível e foi completamente errado. Angelina foi HUMILHADA, e eu já estava preparado para ver a Angelina sendo humilhada por pessoas como o Andreas e a Débora, mas a Beatrice devia ser uma figura de autoridade, devia ser justamente quem é contra isso tudo, e ela agiu exatamente como uma adolescente mimada, acusando Angelina simplesmente porque ela é pobre… isso me incomodou profundamente. Ah, e eu nem mencionei a Beatrice devolvendo a medalhinha que a Angelina lhe deu para usar no casamento, para boa sorte, dizendo que “ela devia ter roubado aquilo de outra pessoa”. Eu sofri, e o pior é que o Félix, falando sobre “a cara de pobre e miserável” da garota, é um personagem escrito para ser filho da p*ta, para ser asqueroso, mas a Beatrice não era para ser assim… mas todos entendem que sua atitude foi tão ruim quanto?

Ou pior, pela sua posição?

A Angelina sofre, vai chorar na beira da piscina, e aquilo é de partir o coração… e então ela começa a se perguntar as perguntas inevitáveis: “O que que eu tô fazendo aqui? Eu não sou desse lugar. Esse lugar não é pra mim”. Em paralelo, acompanhamos a Daisy, mãe de Guga e amiga de Beatrice, encontrar os brincos de Beatrice no quarto da chatinha da Antonieta, a daminha de honra insuportável do casamento que estava se sentindo a própria noiva. Ela pegou os brincos, os colocou meio “sem querer” e acabou causando toda a confusão – “Antonieta, você tem noção que eu acusei uma menina inocente por causa do sumiço desses brincos?” Então, Daisy pega os brincos e vai imediatamente para a escola devolvê-los a Beatrice, pedir desculpas e dizer que “ela não fez por mal”. Beatrice já começa a se sentir horrível por tudo o que fez, por como falou com Angelina.

E quer saber?

ELA DEVERIA SE SENTIR UM LIXO MESMO!

Mais tarde, Beatrice pede que Montanhas chame Beatrice à sua sala, e eu fiquei com dó da Angelina saindo da sala para ir para lá, toda tensa… afinal de contas, depois de tudo! A única coisa boa que pode sair disso é que o Gustavo também está sendo mandado para a diretoria por causa de uma bolinha de papel que o Bodão joga nele e ele devolve… eu fiquei bem insatisfeito com a conversa de Beatrice com Angelina, porque é uma conversa simples e totalmente insuficiente, depois de tudo o que ela fez. Eu não sei o que ela devia fazer, na verdade, porque não tinha muito como se desculpar depois de tudo, mas certamente aquela conversa foi absurda. Angelina é boa demais, ela aceita as desculpas, e diz que se a Beatrice está dizendo que se arrependeu, então ela acredita e a perdoa, e o seu sorriso é belo e sincero… mas a Beatrice nem merecia esse perdão.

Whatever.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários