Zoey’s Extraordinary Playlist 1x08 – Zoey’s Extraordinary Glitch



“How do I live without you?”
QUE IDEIA FENOMENAL! O conceito de “Zoey’s Extraordinary Playlist” é de que Zoey consegue escutar os pensamentos e verdades mais profundas de alguém através de grandes números musicais, mas e o que acontece com os sentimentos e verdades profundas DELA mesma? Nesse episódio, Zoey e a família acompanham o pai ao hospital, para exames rotineiros, e descobrem que o remédio não está mais fazendo efeito para retardar o avanço da doença, o que quer dizer que ele só deve ter mais algumas semanas de vida. Então, quando Zoey não sabe como lidar com isso e reagir, ela simplesmente foge do hospital e ela tem SEU PRIMEIRO NÚMERO MUSICAL. Ao som de “Crazy”, ela expressa como está se sentindo, e eu fiquei confuso, inicialmente, me perguntando se aquilo estava acontecendo de verdade ou só na cabeça dela… e era uma mistura de ambos.
Aqui, o “superpoder” de Zoey tem uma falha, mas não é uma falha de verdade… Zoey parece incapaz de não cantar o que está sentindo, o que é um problema, mas isso porque ela está tentando escapar do que sente. Ela não consegue lidar com a possível morte do pai, e quer fugir disso a todo custo, e por isso o seu poder “se volta contra ela”, e ao invés de escutar o que os outros estão pensando e sentindo, ela começa a cantar o que ela está pensando e sentindo – e se a ideia do poder sempre foi a de que ela precisaria ajudar quem estava cantando, talvez seja isso mesmo que o poder está tentando lhe dizer: que ela precisa ajudar a si mesma. Esse episódio é inteiramente focado em Zoey, e é GENIAL como é ela quem tem, então, todas as músicas do episódio, algumas divertidas, algumas de partir o coração, algumas totalmente bizarras.
Para não ter que enfrentar o problema com a doença do pai, Zoey planeja se enfiar no trabalho, e até talvez fosse bom, porque Leif está jogando baixo para roubar seu lugar e se aproximar de Joan, mas o problema é que ela não pode evitar cantar. Ela canta “I Saw Mommy Kissing Santa Claus” para Joan e Leif, numa cena HILÁRIA que me fez pensar em “Teen Beach Movie”, porque Zoey não pode evitar cantar ou fazer uma coreografia, por mais que queira. Max, que está sempre lá por ela, tenta ajudá-la, tenta falar que pode ser o estresse a ajudando a “falhar”, mas ele nem sabe o que o médico falou sobre seu pai naquela manhã… mesmo assim, ele dá os conselhos corretos, sobre como se ela normalmente tem que ajudar os outros, talvez os seus poderes estejam a obrigando a olhar para si. Uma pena que não tenhamos tido nada da Mo nesse episódio.
Fez falta.
Era um momento importante para a Zoey!
Zoey tem um dos momentos mais BIZARROS (e hilários) da série quando Joan e Leif a empurram para uma reunião com o CEO da empresa sobre um novo produto que ela não tem tempo hábil para finalizar, e ela começa a cantar “Pressure”. O mais legal da cena é a performance como Zoey a vê, com direito a instrumentos e coreografia com bailarinos, contrastada com a performance como qualquer outra pessoa a vê, que vemos do ponto de vista do Max: só a Zoey cantando e dançando, feito louca, e fazendo com a boca o som dos instrumentos. É A COISA MAIS DIVERTIDA DO EPISÓDIO! E Max, absolutamente fofo, entra na sala com ela e transforma aquilo num dueto, ainda a ajudando a “explicar” o motivo de toda a performance, e embora tenha sido bem pirado e a explicação não faça muito sentido, ELE FOI UM FOFO.
PORQUE O MAX É SEMPRE UM FOFO!
E então Zoey precisa reconhecer isso… ela vai negar e fingir que não quis dizer o que a música disse, mas ela não pode negar: o seu poder funciona para expor os pensamentos e verdades profundas das pessoas, e depois de toda a fofura do Max, ela canta “I’m Yours”, do Jason Mraz, para o Max, E É A MELHOR COISA DO EPISÓDIO. Porque é fofo, é terno, é sincero e é merecido… qualquer um devia cantar “I’m Yours” pro Max, porque ele é perfeito. E isso deve querer dizer que ela está apaixonada, falando sobre “não hesitar”, sobre “não ter motivos para complicar”, e eu queria que ELES SE BEIJASSEM LOGO, mas Zoey diz que “não sabe por que isso aconteceu”, e finge que não é nada. MAS A MÚSICA É MUITO CLARA, E MAX A OUVIU! E é tão bom vê-lo todo sorridente, com um bom-humor empolgado, falando que, independente de qualquer coisa, “valeu a pena”.
<3
Mas Zoey é mais complicada que isso e eu diria que ela estraga tudo quando canta para Simon… ESQUEÇAM ESSA “HISTÓRIA” DE ZOEY E SIMON! Para Simon, ela canta “I Want You to Want Me”, que é outra música bem clara, e o Max infelizmente ouve – e é de partir o coração. Ele estava tão bem, tão animado, e agora tem que lidar com isso… e os dois brigam, mesmo que Zoey tente se esquivar, tente falar que “ele não pode brigar com ela por ter cantado uma música que nem queria cantar, mas é apenas a Zoey tentando, mais uma vez, escapar do que sente e dessa confusão de ter sentimentos por dois caras ao mesmo tempo. Mas Max entendeu muito bem: uma das músicas que ela cantou era de amor, a outra era sobre atração. E ele, em seu lugar, certamente escolheria o amor. Mas isso ainda vai ficar MAIS CONFUSO, porque o Simon a beija.
É a única parte de “Zoey’s Extraordinary Playlist” que eu NÃO gosto.
Eventualmente, Zoey acaba s abrindo com Max, acaba contando para ele sobre a consulta do pai naquela manhã, e sobre como não conseguiu enfrentar isso e fugiu – e agora, supostamente, ela precisa ir para casa para conversar com a família sobre isso e sobre o que vão fazer, mas ela não sabe como, ela não tem coragem, ela não quer. É uma cena LINDA de Zoey e Max, e então ela vai embora e conversa com o pai… e canta para ele, sua última música do episódio: “How do I Live?”, e é um momento EMOCIONANTE de partir o coração. Eu quase achei que a música se transformaria em um dueto, porque o pai chega a reagir e a tocar o seu rosto, mas aquele é um momento só da Zoey, como todo o episódio, em que ela está expressando o que sente, expressando a sua dor… é uma finalização LINDA, mas os próximos episódios devem ficar bem tristes.
Provavelmente, teremos um fim de temporada melancólico.


Para mais postagens de Zoey’s Extraordinary Playlist, clique aqui.


Comentários