The Letter for the King 1x02 – Isn’t She a Sweetheart?



“O Cavalo e Seu Menino”, de C.S. Lewis
GENTE, ESSE CAVALO É MARAVILHOSO DEMAIS. Tiuri começa, pra valer, a sua jornada para entregar a carta ao rei, mas isso não deve ser fácil. A série continua interessante, e apresentando um visual impecável que fez com que eu me apaixonasse por “The Letter for the King”. Depois de Tiuri ser envolvido contra sua vontade em uma trama muito maior que ele – embora ele seja o garoto da profecia e provavelmente tenha sangue de xamã –, ele até tenta voltar para sua casa em Dagonaut, mas ele vê que não vai poder ficar parado. Assim, o seu caminho o leva até Mistrinaut, e ele está sendo caçado por Fantumar, pelos Cavaleiros Vermelhos, e pelos “Novatos”, os aspirantes a Cavaleiros de Dagonaut que foram eliminados da competição quando Tiuri “os traiu” e não guardou a vigília no Sepulcro dos Perdidos no fim do primeiro episódio.
O episódio começa quando o cavalo desperta Tiuri, depois de tê-lo derrubado na água, e o tira da mira dos Cavaleiros Vermelhos, embora eles ainda estejam tendo dificuldade para se entenderem. Por enquanto, no entanto, a parceria vem dado certo. Tiuri retorna a Dagonaut e tem uma cena IMPORTANTÍSSIMA com o pai, e se o pai fora um personagem que nos dividiu na estreia da série, agora ele nos encanta. Quando Tiuri conta tudo o que aconteceu – que os Cavaleiros Vermelhos mataram o Cavaleiro Negro, e ele está com a carta que tem que ser entregue para o Rei de Unauwen –, o pai manda ele se esconder, o coloca dentro do armário, lhe dá um beijo na testa e pede que ele não saia de lá por nada. Então, ele defende o filho lindamente. Infelizmente, não é o suficiente, e ele acaba se entregando, e Fantumar percebe que Tiuri esteve ali.
Então, Fantumar mata o Sr. Tiuri (!), mas o jovem Tiuri consegue resgatar a carta, que o pai, antes de morrer, garante a Fantumar que ele não roubou, porque nunca roubou nada na vida. A cena é triste, e eu ainda tive esperanças de que algo aconteceria quando o Tiuri Pai foi atingido pela espada. Antes de morrer, ele tem a chance de dizer uma última coisa para o filho: “You must not get involved in this. Leave the letter. Save yourself. I want you to live, Tiuri. That’s all I’ve ever wanted”. Foi um momento tristíssimo, e é claro que foi uma atitude bonita do pai, mas é tarde demais para “não se envolver”. Tiuri escapa, e não tarda muito para ser capturado pelos Cavaleiros Vermelhos, e então eu me perguntei como ele escaparia daquilo, mas eu não tinha que ter me preocupado… afinal de contas, esse menino tem O MELHOR CAVALO DO MUNDO ao seu lado.
“I hate this bloody horse”
Fantumar, enquanto isso, coloca seu filho e os outros “Novatos” em busca de Tiuri, o acusando de ser um traidor. E assim acompanhamos os demais protagonistas de “The Letter for the King”, enquanto os conhecemos aos poucos: Fantumar promete que, se trouxerem Tiuri, vivo ou morto, eles serão nomeados Cavaleiros. O grupo é formado pelo idiota do Arman, que se acha o líder do grupo, mas é um idiota; por Iona, que é que é realmente f*da entre todos eles, e a única com capacidade para liderar e pensar, aparentemente; Foldo, que é meio inseguro e talvez nunca tenha terminado uma frase em sua vida; e Jussipo, que carrega consigo um alaúde e adora cantar – isso te lembra alguma outra série? Além deles, também se junta ao grupo, eventualmente, o pestinha do Piak, o irmão de 10 anos de Jussipo que os segue na mata e pode ser bem útil.
Seguindo a jornada, o episódio nos leva a Mistrinaut. Lá, conhecemos Lavinia, uma moça que está querendo sair daquele lugar a qualquer custo para “encontrar a estrada que atravessa as montanhas”, mas o pai precisa de dinheiro e quer que ela se case de todo modo. Quando Tiuri acaba em sua taberna e ela descobre da recompensa que está sendo oferecida por sua cabeça, ela o entrega ao pai para que eles peguem o dinheiro e, assim, ela não precisará se casar contra a sua vontade. Tiuri acaba preso, pela 54289ª vez nesse episódio, sem a carta, e nos perguntamos como ele vai escapar disso. Felizmente, Ristridin, um conhecido dele, acaba chegando a tempo de salvá-lo, mas ele quer levá-lo de volta a Dagonaut, e inicialmente não acredita na história toda de “carta ao rei”, mas Tiuri está decidido: ele não vai voltar, ele vai cumprir sua missão.
Até Unauwen.
No fim, temos uma parceria interessante. Lavinia, a mesma garota que entregou Tiuri e tentou roubar seu cavalo para escapar de Mistrinaut, acaba o soltando porque precisa dele para que o cavalo obedeça – e ela quer sair de lá de qualquer maneira. Assim, os dois trabalharão juntos, mesmo que por interesses próprios: Lavinia quer a ajuda de Tiuri para escapar e encontrar a estrada, e Tiuri precisa dela para escapar, sem contar que ela está com a carta, que roubou do próprio pai. É uma parceria de negócios. A cena final do episódio os leva até as montanhas cinzentas, enquanto são perseguidos por Cavaleiros Vermelhos, e é lindo como Ristridin faz duas coisas antes de morrer: ajuda Tiuri a se afastar dos perigosos cavaleiros, e dá um recado para os novatos: “Tiuri… you have to help him”. Para isso, no entanto, eles têm que encontrá-lo primeiro.
E os Novatos acabaram de ser capturados por Cavaleiros Vermelhos!

Para mais postagens de The Letter for the King, clique aqui.


Comentários