[Season Finale] Chilling Adventures of Sabrina 3x08 – Chapter Twenty-Eight: Sabrina is Legend



Não é “De Volta Para o Futuro” com mágica!
Olha, nem a viagem no tempo salvou esse Season Finale… quem me conhece sabe que eu AMO uma boa história de viagem no tempo, mas isso também faz com que eu seja muito exigente quando o recurso é usado, e “Chilling Adventures of Sabrina” a usou de forma irresponsável e desleixada. Acontece que eu detesto quando a viagem no tempo é usada como um mero recurso para anular o que veio antes, porque isso é preguiçoso e vergonhoso e, além disso, se isso for mesmo necessário, eu acho que o roteiro tem que, no mínimo, ser maravilhosamente bem escrito… e não foi. Sabrina Spellman/Morningstar foi, mais uma vez, tola e irresponsável, e acabou causando um paradoxo temporal sem tamanho, cuja consequência ainda não conhecemos, se é que vai ter alguma – e me parece que não, não vai ter.
Acho que o problema virá das “duas Sabrinas”, mas não necessariamente do paradoxo temporal, o Doc Brown estaria desapontado… sem contar que eles citaram “De Volta Para o Futuro”. No episódio passado, tudo que podia dar errado deu errado. Caliban se tornou o mais novo Rei do Inferno, Sabrina foi sepultada em uma pedra ao lado de Lilith e Lucifer, e vários personagens importantes morreram, dentre eles as tias Zelda e Hilda, além de Harvey (embora ninguém se importe muito com ele). Os pagãos, por sua vez, venceram, ressuscitaram o Homem Verde, e dominaram a Terra. Durante décadas, as coisas mudaram em Greendale… Caliban tentou transformar a terra no Décimo Círculo do Inferno, mas foi derrotado pelos pagãos do parque, com a ajuda de Faustus Blackwood, e agora tudo está vazio, deserto, tomado por plantas…
Já vimos que os problemas viriam quando Sabrina foi acordada da pedra por ela mesma (!), e então ela é enviada para Greendale, e ela encontra a cidade devastada depois de décadas desde a última vez que ela esteve ali. Todos que conheceu estão mortos e transformados em esqueletos, sem nem resquícios de suas vidas, até que ela encontra um único sobrevivente: Ambrose. Ambrose tem se escondido nas Minas dos Kinkle há anos, ainda guardando aquele ovo com propriedades do tempo, e Sabrina vê ali a oportunidade retornar no tempo, salvar Greendale, deter Caliban e impedir o fim do mundo. Para isso, ela retorna à Academia, agora tomada pelo Blackwood, e o coloca para dormir com a ajuda de Batibat, e então faz um ritual que a joga de volta no tempo… longe o suficiente no passado para anular tudo de ruim que aconteceu.
Ela começa salvando todos. Ela vai até a casa e tira Mambo Marie, Zelda, Prudence e Ambrose de lá, antes que Blackwood apareça para matá-los. Depois, ela vai em busca dos amigos mortais, além de Nick e Robin, e aglomera todos na Academia. Ali, Zelda acorda, dizendo que “tinha a resposta”, como acordara no último episódio, mas dessa vez sem morrer pelo Blackwood, e então ela faz aquilo que descobrira no Limbo: como conseguir o poder de volta. Então, ela pede a ajuda de Hécate, e consegue trazer Hilda de volta. E assim tudo vai se resolvendo. Eles conseguem impedir a ressureição do Homem Verde colocando Pesta, a bruxa da doença, no lugar da virgem em sacrifício; Roz mata Circe, porque Harvey é completamente inútil, até para isso; e Hilda se vinga da mulher que a transformou em uma aranha numa cena forte.
Por fim, eles matam o dono do parque.
Com tudo resolvido, Sabrina desce ao Inferno, mas não fecha o ciclo (que já era problemático) como deveria. Ao invés disso, ela impede a outra Sabrina, do passado, antes de ela chegar a “Judas” e entregar as moedas nas mãos de Caliban, e então ela muda a história e cria um paradoxo ainda maior. Agora, temos DUAS SABRINAS LIVRES. Sabrina Spellman subirá à Terra e será uma adolescente, como sempre quis ser. Sabrina Morningstar, por sua vez, empedra Caliban no lugar d Judas, e então se prepara para a sua nova coroação, uma cena bem macabra… e agora vamos ver como essas duas se conectam e se distanciam, e quais serão as consequências das decisões imprudentes de Sabrina. Duas coisas que eu gostei no finzinho: o Ambrose inconformado por Sabrina ter criado um paradoxo temporal (!), e a Tia Zelda beijando a Mambo Marie.
<3

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários