Elite 3x01 – Carla



A dúvida de Carla…
QUE RETORNO MARAVILHOSO! Toda vez que eu retorno para “Elite” eu me lembro do quanto eu AMO essa série, esse elenco, e todo o clima de mistério e crime que a envolve… dessa vez, a temporada começa de forma sombria, num suspense bacana, na FESTA DE FORMATURA da Las Encinas, e um corpo é jogado do alto, através de um vidro, e cai lá na pista de dança, atraindo a atenção de todos… uma nova morte, sim, mas tudo ainda é conectado pela mesma história – um ciclo sem fim. Dessa vez, teremos um bom tempo a cobrir até chegarmos ao momento do crime, porque o episódio retorna CINCO MESES no passado, exatamente para a cena final da segunda temporada, depois que Polo foi preso e solto, e retornou para a escola, para o choque de todo mundo, especialmente Samuel e Guzmán… todos comentam, todos olham, o clima é TENSO.
Polo, no entanto, acaba sendo retirado da escola até o dia seguinte, quando haverá uma audiência em que ele será confrontado pessoalmente com a pessoa que o acusou, e então a justiça decidirá se segue com a investigação do crime o tendo como culpado ou não. E ficamos apreensivos, nos perguntando se Carla vai falar ou vai voltar atrás… Polo liga para ela, a atormentando, a mandando dizer que “ela inventou tudo”, mas ela diz que vai dizer a verdade, embora lhe dará a opção de dizer a verdade antes… ela estava realmente decidida a isso, mas nós sabíamos que, pelo bem da temporada, isso não aconteceria, e é tudo graças ao filho da p*ta do pai de Carla, que não quer a polícia investigando a família, porque sabe que existem muitos outros crimes que eles podem descobrir. E ele ainda diz que quem vai pagar é a mãe, já que as assinaturas são dela…
A temporada traz nomes de personagens no título, e essa estreia foi realmente brilhantemente centrada em Carla. Outras tramas ocuparam uma parte bem menor do episódio. Tivemos o retorno de Valerio, por exemplo, e a ajuda de Lucrecia, que acaba se ferrando por completo ao levá-lo para casa e defendê-lo: agora, o pai está cortando todos seus benefícios e a quer fora de casa assim que ela completar 18 anos. Ander, por sua vez, descobre uma espécie de caroço na sua virilha, quando Omar está tentando “distraí-lo”, e então ele vai para o médico… e embora inicialmente ele diga que não é nada, nós percebemos que é, sim, porque quando as faculdades estão na escola para entrevistá-los para bolsas de estudo, ele deixa a sala quando lhe perguntam sobre onde ele se imagina dentro de 5 ou 10 anos, e ele fica do lado de fora, chorando.
É uma cena forte e triste.
Também temos Nadia, com quem conhecemos o primeiro novo personagem da temporada: Malick. Ele aparece na sua loja e, em uma cena quase vergonhosa, ela pede para ver sua mochila, porque “desconfiou” dele. No dia seguinte, ela o encontra novamente na escola, então ele será alguém importante… a história de Nadia nessa temporada trará novas consequências do vídeo divulgado na temporada passada, porque uma faculdade importantíssima se admira com o seu currículo perfeito, mas o responsável é sincero e diz que provavelmente ela não ganhará a bolsa, porque eles sabem do vídeo que está circulando por aí… tudo o que a Nadia estudou e se esforçou por essa bolsa, e agora ela vai perdê-la por causa do vídeo em que ela aparece transando com Guzmán! Vamos ver como Malick a ajuda nisso tudo.
SE a ajuda…
Voltemos a Polo e Carla… Polo sabe que ele está ferrado. Afinal de contas, ele MATOU Marina! Ele tenta falar com Ander, para impedi-lo de falar com a justiça, e Samuel manda Guzmán ir falar com Ander ele mesmo, para convencê-lo a falar a verdade, enquanto ele vai falar com Carla… e é um desastre. Ele diz que a ama e leva um tapa na cara. Gostei do diálogo dos dois, em que Carla diz que ele só vai usá-la enquanto precisar dela, e Samuel diz que, se ela disser a verdade, ele vai saber que aquela é a Carla por quem ele se apaixonou. E ela queria dizer a verdade, ela expressa esse sentimento mais de uma vez, e a mãe dela é incrível, a apoiando antes do depoimento, dizendo que ela não fez nada de errado, porque só disse a verdade, e que sempre estará ao seu lado… mas quando os dois são colocados frente a frente no tribunal, na presença de um juiz…
É TENSÃO PURA!
Polo até pensara em dizer a verdade. Ele não quer “escapar” agora e depois ficar pensando o que acontecerá se Ander procurar a polícia, não quer viver todo dia apreensivo, pensando que vai ser descoberto. O juiz, antes de tudo, pergunta aos dois se eles confirmam suas versões dos fatos e se têm algo a declarar, e por longos segundos, ambos ficam em silêncio, pensativos. Polo começa a falar, e eu realmente acredito que ele ia se entregar naquele momento, mas Carla o interrompe, e então mente, como o pai queria que ela mentisse, e diz que ELA INVENTOU TUDO. É tão angustiante assistir àquilo, porque eu realmente não consegui ficar com raiva da Carla. Ela errou, sim, mas por motivos plausíveis… mas é triste ver as suas lágrimas, as suas desculpas, as reações de todos no tribunal, especialmente Samuel e Guzmán. Porque ficamos com a sensação de E AGORA?
As cenas do futuro nos trazem CARLA SENDO INTERROGADA pelo novo crime: a morte na Festa de Formatura. Inicialmente, ela diz que não empurrou a pessoa lá de cima, e então descobrimos que a pessoa não foi, necessariamente, empurrada: ela levou uma facada no peito, e então caiu através do vidro. Mas realmente não foi Carla… quando ela chegou na cena do crime, já havia sangue por todo lado, mas, por algum motivo, ela pegou os restos de uma garrafa e a escondeu em sua bolsa… não sabemos para quê ela fez isso, nem onde a garrafa foi parar até o momento em que a investigadora pede para ver a sua bolsa e não há sinais da garrafa lá dentro. A última cena do episódio, seguindo os moldes das estreias da primeira e segunda temporadas, nos revela a vítima: o momento em que Carla foi ver o corpo que despencara, e o reconhece:
Polo.
Agora, fica o mistério: QUEM MATOU POLO?

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários