[Season Finale] Elite 3x08 – Polo



“I got feelings, bitch”
C*RALHO, QUE FINAL FODA!!! Eu não sei o que será de “Elite” na quarta temporada, com a saída de alguns personagens, e eu espero que possamos ter uma nova história tão boa quanto essa, mas, nesse momento, eu tenho que elogiar o quanto foi BOM o final da terceira temporada. Eu gostei do desfecho da trama, e de como tinha muita coisa para acontecer depois da morte de Polo, e como aqueles jovens se uniram de uma forma que nunca pensamos que eles fariam – foi lindo e emocionante de se assistir e, como muita gente comentou, o episódio teve gostinho de Fim de Série, e teria sido bom encerrar aqui, com “Elite” em seu ápice, para deixar eternas saudades… o episódio nos entrega as cenas que vimos em flash forwards, todas agora com contexto, enquanto acompanhamos a construção da morte de Polo – e as consequências dela.
Primeiro, uma resposta que muitos ansiavam: o que Polo estava fazendo na festa, depois de tudo. Ele queria fazer algumas coisas, e eu gostei de ver o personagem tomando algumas decisões acertadas antes de sua morte. Ele já tinha terminado tudo com Cayetana, já tinha confessado às mães que fora ele mesmo que matara Marina, e agora ele queria contar a Lu e Nadia, pessoalmente, que convencera as mães a não cancelarem a bolsa delas em Nova York, e queria contar a Guzmán que ia se entregar naquela mesma noite, e queria pedir perdão. Para isso, no entanto, ele precisava falar com Cayetana e descobrir onde ela tinha escondido o troféu: ele quer que a polícia o encontre, e que todos saibam que foi ele quem matou Marina, para que possam “acabar com aquilo de uma vez”. E então começamos a ver as cenas que vimos ao longo da temporada.
Temos a Lu, por exemplo, já bastante alterada pela bebida, dizendo que ele é “um filho da puta que acabou com a vida de todo mundo”, e quando Polo pede para falar com ela, e ela joga a bebida nele diz que “ele acabou com a sua vida”. Depois, Polo vai ao bar, pedir uma bebida, e é o momento em que Omar o trata com hostilidade e quer que ele se retire, e Ander interfere, pedindo que ele sirva logo o Polo, mas quando ele tem que fazer outra coisa, ele acaba deixando para trás a faca que usava para cortar limão… também já alterado pela bebida, Samuel pega a faca e quase faz uma loucura, mas Guzmán o impede, naquela cena em que Samuel pergunta se “agora ele vai defendê-lo”, mas Guzmán tem razão: se ele faz isso agora, o que vem depois? Quando esse pesadelo vai acabar? Então, Samuel pensa nisso e acaba deixando a faca para trás.
Mas quer que a mãe de Rebeca “dê um susto” em Polo.
E ela diz que ela não fará isso.
Guzmán, então, fala com Polo, e diz que acabou de impedir alguém que vinha ali para matá-lo, mas também diz que não poderá impedir todos naquela discoteca que querem matá-lo, e então pergunta o que ele veio fazer ali, e Polo diz: diz que está ali porque quer se entregar, porque vai fazer isso, mas antes quer dizer a Nadia e a Lu que elas ainda têm a bolsa em Nova York, e quer contar para ele que “acabou”. A cena é FORTE. Guzmán é frio, como ele seria, não tinha como agir diferente com o cara que matou a sua irmã. Não naquele momento, ao menos. “Muy bien. Fuera de aqui”. Polo pergunta se quando ele sair da cadeia, algum dia, Guzmán vai perdoá-lo, e Guzmán diz que “jamais”. É uma cena muito forte, e nós começamos a nos compadecer de Polo, um pouquinho, mas ninguém pode julgar Guzmán, porque é o que 98% das pessoas fariam e diriam.
Então, vemos o momento em que Valerio pede a bebida cuja garrafa sabemos que vai ser a arma do crime. Cayetana diz que não vai permitir que “Polo os separe”, e então Lu aparece do nada, pega a bebida e sai bebendo no gargalo, enquanto observa o Polo de longe, e quando Nadia a repreende, ela diz que “sabe que ela quer arrebentar aquela garrafa na cabeça dele tanto quanto ela, então não se faça”. Então, Lu esbarra em alguém, a garrafa cai no chão e se quebra toda, Nadia e Guzmán se abaixam para juntar os pedaços, mas o gargalo voa longe… e é a própria Lu quem o pega, e então segue Polo até o banheiro, onde ele está secando a camisa. DALI EM DIANTE, TUDO É EXTREMAMENTE TENSO. Lu manda Polo ir embora, e Polo responde dizendo que sabe que não é bem-vindo, mas pergunta o que fez para ela, porque, segundo ele, não fez nada para ela.
Mas e Carla?
E Ander?
E Guzmán?
Lu diz que sempre vai proteger os seus, e naquele momento parece que Lu seria capaz de matá-lo. Não porque ela ansiara por isso, não porque ela planejara nada, mas porque ela estava alterada, porque ela estava bêbada, com uma arma na mão (o gargalo do champanhe), e ela não respondia por seus atos… e eu acho que foi justamente o que o Polo percebeu. Porque ele a provocou. Ele diz que “Guzmán nunca a amou” e manda ela “parar de se rastejar atrás dele”, e então ele pega cada vez mais pesado, perguntando se “alguém já a amou”, e nós já não sabemos se ele está realmente sendo maldoso, se ele está sendo burro, ou se ele está provocando ela porque sente que ela seria capaz de matá-lo e no fundo talvez seja isso que ele queira. E, então, naquele momento, A LU ACABA MATANDO O POLO, DA FORMA MAIS TOLA POSSÍVEL.
Foi um acidente, mas foi um acidente muito mais inocente que o acidente da primeira temporada. Polo matou Marina em um acesso de raiva, algo o possuiu naquele momento. Não foi o que aconteceu com Lu. Como eu disse, ela estava bêbada e estava com o gargalo da garrafa na mão, e só isso… então, quando ele fala e fala e fala, coisas humilhantes, isso sobe à cabeça dela e ela pede que ele cale a boca e, naquele momento, ela vai em direção a ele contra a parede. Ela não pensa, ela nem percebe o que fez, até que seja tarde demais. Até que o vidro da garrafa esteja enviado em seu peito, e percebemos imediatamente o choque tomando conta dela. O desespero ao perceber o que aconteceu, repetindo que “não queria”, e ele diz que sabe. Porque eu REALMENTE acho que ele sabe. As lágrimas escorrem dos olhos de Lu, e nós estamos como ela.
“Polo, perdóname”
Polo ainda não morre. Ele consegue sair, debilitado, do banheiro, e Carla encontra Lu lá, sabendo que foi ela, e sabendo que foi acidente. Enquanto isso, alguém esbarra em Polo, ele se desequilibra, e então ele bate no vidro que foi fragilizado há alguns episódios quando Rebeca deu um soco (merecido) em Samuel, e cai lá de cima… nós sabíamos o que ia acontecer, nós sabíamos mais ou menos como e, mesmo assim, é ANGUSTIANTE de se assistir. Mas a sequência toda é uma obra de arte! E o desespero de Guzmán é real, o que eu não achei que fosse, quando vi a cena em flash forward. Todo veem o corpo e se amontoam ao redor dele, e quando Guzmán chega, Polo ainda está vivo, e Guzmán tem tempo de dizer “Te perdono”, UM MOMENTO FORTÍSSIMO E IMPORTANTÍSSIMO! Polo não consegue responder, mas segura sua mão e então morre.
Mais em paz do que antes.
Ele precisava daquele perdão.
Dali em diante, eles precisam lidar com a polícia, e uma grande surpresa é que TODO MUNDO SABE QUE FOI A LU QUE MATOU POLO – e todo mundo também sabe que FOI UM ACIDENTE. Estão todos JUNTOS, ao redor de Lu, pensando no que fazer. Carla diz que foi um acidente, mas Lu ainda está em choque, ainda está mal, ainda está dizendo que a culpa é sua, mas todos se unem para protegê-la. Nadia diz que eles dirão que não foi intencional, mas tanto Valerio quanto Samuel interferem, dizendo que a polícia não vai acreditar. Eles a viram jogar bebida em Polo naquela mesma noite, e à polícia não importa a verdade… a única coisa que lhes importa é encerrar o caso o mais rápido possível. Então, Samuel diz que todos eles já sofreram demais com essa história, e agora é hora de “acabar com essa merda para sempre”. Vão sair dali todos juntos e livres.
Mas como?
A começar pelas digitais na garrafa… a garrafa tem as digitais de Lu, é uma prova contra ela, e eles não podem quebrar a garrafa, porque faria barulho e chamaria a atenção para eles, e eles seriam pegos. Então, Valerio sugere: “E se as digitais dela não forem as únicas? E se encontram as digitais de todos nós na porra dessa garrafa?” Carla complementa: “Seria como se não encontrassem nenhuma”. Cayetana está inconformada ainda, mas eu devo dizer que EU AMEI O QUE TODOS FIZERAM PELA LU. Amei mesmo! E a cena é brilhante, um verdadeiro ritual, enquanto a garrafa passa de mão em mão, e todos propositalmente deixam suas digitais. Antes que Nadia toque a garrafa, Guzmán diz que “ela estaria colocando em risco sua bolsa em Nova York”, e então explica que Polo fez as mães voltarem atrás (para o desespero e culpa maior ainda de Lu), mas Nadia não volta atrás:
“Se vamos a Nova York, vamos juntas”
E PEGA A GARRAFA.
Todos estavam maravilhosos, com destaque para Nadia e para Carla, inicialmente… para Valerio e Samuel, no planejamento. Para Ander, Guzmán, nas ideias. Tudo foi se encaixando. Rebeca até pensa que eles podem tentar fazer com que pareça um suicídio, mas eu acho que essa história ainda pode voltar a aparecer na nova temporada, porque eles precisam das digitais do próprio Polo para que seja um suicídio, e quando Cayetana, como a “viúva”, vai até o corpo dele, ela acaba se cortando, e então o sangue dela se mistura com o dele na cena do crime, e eu já aprendi com “You” que isso não é bom… mas quando a polícia chega, Cayetana e Rebeca saem depressa de lá, a garrafa jogada… por ora, parece que a polícia vai acreditar na história do suicídio, porque assim “eles têm um culpado que não pode contestar”, mas isso até novas informações virem à tona…
Né?
Quando a polícia chega e eles sabem que vão ser interrogados, a primeira ideia é “que ninguém viu nada”, mas Lu diz que alguém a viu, quando ela pegou o gargalo e entrou no banheiro, mas ela não consegue se lembrar quem foi. Então, temos aquela cena que vimos no episódio de Ander, quando ele diz a Omar que vai se entregar, vai dizer que o odiava, e “ele já está quase morto de qualquer maneira”, mas Omar diz que “não vai deixar que ele sacrifique para proteger alguém”. Ander protesta, diz que “eles precisam de um bode expiatório para despistar a polícia”, e Guzmán tem uma ideia parecida com o conceito das digitais na garrafa: “Um não. Precisamos de muitos mais”. Então, eles decidem que eles vão se acusar mutuamente. Cada um vai dizer que viu uma pessoa diferente entrar no banheiro atrás de Polo, e vão confundir a polícia…
Afinal de contas, se a polícia tiver uma testemunha de que Lu entrou no banheiro com o gargalo atrás de Polo, ela está acabada, mas se houver uma testemunha que diz ter visto Lu, uma que diz ter visto Guzmán, uma que diz ter visto o Samuel, o Valério e assim por diante, então esses depoimentos não vão valer nada. E é o que eles fazem, E EU ACHEI ISSO UM MÁXIMO. Rebeca acusa Samuel, Samuel diz que se soubesse quem foi não diria, mas dá a entender que pode ter sido Valerio, Valerio diz que foi Cayetana, Cayetana diz que foi Ander, Ander diz que foi Guzmán, Guzmán diz que foi Omar, Omar diz que foi Carla, Carla diz que foi Rebeca, e Malick diz que não viu nada. A cena foi tão icônica e tão irônica que eu me diverti, enquanto as “testemunhas” mudavam e mudavam, e a investigadora parecia cada vez mais inconformada.
Então, ela chama Lucrecia: é a hora que ela diz a Nadia que não consegue, e Nadia diz que “ela tem que mentir”, tem que dizer que viu outra pessoa entrar, seja quem for. E Valerio pede uma história a mais, que ela minta mais uma vez, mas dessa vez não por ele, mas por ela mesma. Então ela vai. Lu, como vimos em seu episódio, está muito nervosa, e a investigadora é direta, perguntando se foi ela e dizendo que “acha que ela está mentindo”, e Lu está mesmo muito nervosa, com a voz falhando, com medo, e parece mesmo que ela está mentindo… mas então ela consegue se recompor o suficiente para ser a Lu que conhecemos e que amamos, e então ela faz um discurso que é sensacional, contrariando a investigadora e dizendo que não, ela não a conhece… e que eles eram sim amigos, que todos ali são amigos, que eles são uma família.

“¿Y qué va a saber usted? Polo sí era mi amigo. A pesar de todo... todos somos amigos. Una familia, más bien. Y puede que no nos digamos ‘te quiero’ todos los días... pero usted no tiene ni puta idea de todo lo que he pasado con esta gente. Año tras año. ¡Y lo que nos queda de vida! Si estoy así es porque me arde el alma de saber que los seres humanos más increíbles que he conocido… vuelvan a pasar por toda esta mierda. Como fue con Marina. Porque no se lo merecen. Así que... si estoy llorando, se me quiebra la voz... y no sé qué hacer es porque I got feelings, bitch. Pero yo no lo hice”

E, por ora, isso é o suficiente. A saída é melancólica, embora bonita. O abraço de Valerio e Lu. O beijo de Guzmán e Nadia. A despedida de Carla e Samuel, porque ela está indo embora (“¿Aceptarás visitas?” “Depende. ¿Traerás macarrones?”). Rebeca abraçando Cayetana. Omar e Ander se olhando de longe (depois de Ander ter dito que precisava dele e ter confessado que inventou a traição). Aquilo mudou a vida de todos. Rebeca está cansada de cadáveres, de polícia, de ameaças. Carla está indo embora, e deixa Valerio como sua representante nos negócios de família, que agora estão no seu nome. E a caixa com o troféu usado para matar Marina vem à tona, e quando a polícia chama as mães de Polo, embora seja um momento delicado, elas confessam que foi ele, e dizem que ele tinha confessado para elas naquela mesma noite. E a história se encerra.
É todo um ciclo que chega ao fim.
Vemos, ainda, Omar, Nadia e Lu indo embora, e temos momentos importantíssimos. Temos o Yusef dizendo a Omar que “sente muito por aquele menino”, e se esforça para chamar o Ander de “seu namorado” pela primeira vez. A Lu está LINDA, mas ninguém foi ali se despedir dela, e ela tem a coragem de dizer a verdade pela primeira vez, e a mãe de Nadia é uma fofa e diz que ela sempre terá uma família ali, em um momento emocionante. E ela pede que “Lu cuide de sua pequena”, e Lu diz que o fará, “como ela cuidou dela”. É TÃO LINDO. Também temos “a mensagem mais brega” que Guzmán deixa para Nadia, e “a mensagem mais brega” que Nadia, “competitiva”, deixa para ele, e é lindinho. E temos o Omar desistindo de ir para Nova York, e é lindo o momento em que ele olha para Nadia e nenhum dos dois precisa dizer nada. Os dois entendem, ela o apoia, e então ele volta correndo para o hospital, para estar com Ander nesse momento tão importante.
E o sorriso de Guzmán enquanto Ander e Omar se beijam?
COMO EU AMO ESSES PERSONAGENS, E COMO VOU SENTIR FALTA DELES.
Como será uma quarta temporada sem Lu?!
Mas essa temporada vem… a Neftlix já renovou a série para a 4ª e a 5ª temporada, e eu não sei qual será a trama, e não sei se será bem-vinda uma nova história de assassinato na Las Encinas, com um novo elenco. Talvez seja hora de fazer algo diferente. Talvez gostássemos mais de acompanhar alguns personagens em suas vidas pós-colégio? De todo modo, vamos aguardar e ver que história “Elite” pretende nos contar nos próximos dois anos. No fim do episódio, temos uma cena intrigante, dois meses depois de todos os acontecimentos, quando um novo ano letivo está começando na escola. Vemos Guzmán e Samuel de volta aos seus uniformes, amigos agora. Vemos Ander e Rebeca chegando. E um aluno novo, lindo em seu uniforme de Las Encinas: Omar. E eles não parecem conhecer ninguém naqueles corredores. Ainda. E ainda temos Cayetana, limpando o chão.
Como sua mãe fazia. Carma, né?
UM FINAL ESPETACULAR. Que série, que temporada! <3

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários