Último capítulo de “Meu Coração é Teu” (01 de Março de 2015)



“Un lugar llamado familia”
Depois de 177 capítulos ao lado dos personagens de “Meu Coração é Teu”, chegamos a uma finalização que é emocionante, cômica e um tanto quanto maldosa, tudo misturado. A última grande ação, de último capítulo, envolve um show (em que Axel e Kaay estão presentes para cantar a música-tema da novela), bastante emocionante, e o sequestro de Siete, o cachorrinho de Luz e dos demais Irmãos Lascuráin, por Isabela. A segunda parte do último capítulo nos mostra o que aconteceu com Isabela, os seus castigos por todas as maldades ao longo da novela, e talvez eu quisesse ver mais daquelas cenas de amor e diversão que terminaram a novela, com Ana e Fernando super felizes com todos os seus filhos (10 NO TOTAL!), porque o que, de fato, me levou às lágrimas foram as últimas cenas, as últimas falas, e aquele “FINAL FELIZ”.
Não tem “FIM”. Tem “FINAL FELIZ”.
Todos os irmãos sofrem pelo desaparecimento de Siete, mas Luz, uma das mais novas, é a mais doce e emotiva, e as suas lágrimas são de partir o coração. Pouco antes dos Irmãos Lascuráin saírem pela cidade espalhando cartazes desenhados e procurando o cachorrinho, Isabela, abusada, liga para Fernando para mostrar que está com o cachorro, e está disposta a devolvê-lo com algumas condições: 1) Muito dinheiro; 2) Que Ana o entregue, se humilhando para ela; e 3) Um último beijo de Fernando. Uhm, tricky. Fernando, naturalmente, fica furioso: “¡NO SUPORTO QUE ISABELA SE META CON MIS HIJOS!”, mas a “Tropa Lascuráin” tem um plano, juntos para vencer o mal e derrotar a Bruxa! Eu RI MUITO (e fiquei pensando no quanto eu ficaria com SAUDADE disso tudo) deles no meio do bosque, de uniformes militares, essa coisa de aventura…
O que é a Fanny girando no chão com aquele binóculo? #Amei
No geral, a novela termina muito menos séria do que começou… lembro-me de como o primeiro capítulo foi pesado e TRISTE, e esse último capítulo, pelo menos na primeira parte, parece uma grande BRINCADEIRA. Diversão pura… Yolanda liga para a filha e tenta impedi-la de seguir com o seu plano contra Siete, mas Isabela é cruel e diz à mãe que ela não lhe serve de nada, e deseja a sua morte… mas depois fica chorando, de uma forma cômica e bizarra. Mas ela está certa de que, naquele dia, as coisas seriam diferentes, o mal venceria. Não foi o caso. A negociação conta com uma armadilha que aprisiona Isabela quando ela caminha para um esperado beijo com Fernando, e as crianças ainda jogam uma rede sobre ela… como Diego encontra Siete, eles só precisam da chave de Isabela, e podem ir embora, felizes, e deixá-la ali…
Gostei do discurso de Ana, sobre como tudo o que ela fez para separá-los…
…SÓ UNIU MAIS ESSA FAMÍLIA.
Mas então começamos o eterno sofrimento de Isabela. Uma rápida cena, antes disso, representa a emoção da qual falo, e que gostaria de ver mais prolongada… Don Nicolás agradece Ana, Diego e Fernando por ajudarem-no a concluir a “missão de sua vida”, que era ver essa família unida, e agradece especialmente a Ana, quem se tornou como uma filha para ele, por devolver o amor àquela casa. Mas sobre Isabela, que foi o grande foco dali em diante: ela conversa com a câmera, em uma incrível quebra de 4ª parede, recorrente da personagem, falando sobre o quanto é bela, e o quanto todo homem morreria por aquele corpo, e diz que ela tem beleza o suficiente para enganar qualquer milionário, qualquer um com muito mais dinheiro que Fernando Lascuráin. Mas as coisas não saem exatamente como o esperado por ela…
Afinal, meses depois, ELA ESTÁ POBRE E GORDA.
Bem, é uma coisa cômica, zoada e bastante irônica… até aí tudo bem. Mas acho que não precisavam ter exagerado tanto na humilhação prolongada da personagem porque, em última instância, eu tive um pouco de pena. Ela vai à Mansão Lascuráin, depois de tanto tempo, para ver o filho uma vez mais, e todos ficam chocados ao vê-la. Com Diego Nicolás, o filho, Isabela o pega no colo, o abraça, deseja que ele seja feliz e, chorando, diz um “Até nunca” e vai embora, o que eu achei cruel e triste. Foi bastante melancólico. Depois ela vai até Yolanda, diz que só se arrepende de ter desejado-lhe a morte e mais nada, e então também diz “Adeus” e a adverte de que nunca mais vai vê-la. Então ela sai chorando, o que é, de novo, bem deprimente. Como castigo final, Isabela consegue um emprego no Zoológico Zacango, para catar lixo e cocô dos animais…
E outras coisinhas.
Poderíamos ter abandonado a personagem aí, mas ainda havia mais sofrimento. Ela é atacada por animais, come porcaria, carrega lixo, é quase derrubada por crianças, lixa a unha de um elefante, dá comida para as girafas… e até aí tudo bem. Mas eu achei que quando ela disse que aquilo era uma humilhação muito grande e ela ia pedir demissão, cair num cocô todo daquele de elefante foi maldade. Tudo bem, Isabela foi MÁ e cruel durante toda a novela, e passou dos limites em algumas ocasiões, mas ela já estava sofrendo bastante… mas agora, pensando que Biff Tannen já passou por isso MAIS DE UMA VEZ, okay, até que é um pouquinho aceitável. O que me partiu o coração de verdade foi quando ela está lá, no meio do cocô, se sentindo humilhada, chorando, e então ela vê o seu filho, e estende a mão para ele, chamando-o e chora…
A empregada o leva embora.
Pesado.
Mas vamos falar de coisas BOAS! A mensagem de Ana é extremamente BONITA, sobre como faria tudo de novo, cheia de memórias, de amor, de beijos e abraços em cada um dos filhos, e cada um dos atores pôde falar uma pequena fala, sobre amor, família e tudo o que “Meu Coração é Teu” é sobre… tipo a Luz falando que “El amor es lo único que nos saca de cualquier tristeza”, que eu achei fofíssimo. É uma sequência emocionante, em que os atores dizem essas belas frases, e vemos flashes de cenas bonitas, leves, divertidas, como León, Fanny e Maurício juntos, ou Nando no meio de Edith e Helena, rindo e conversando com elas, como bons amigos, o que me deixou confuso. Algumas mensagens falam de “não importa quantas vezes você caia, mas quantas vocês você levanta”, outras de “não é necessário correr, temos que aproveitar cada etapa, cada olhar, cada sorriso”, cada uma referindo-se a algo.
Todas válidas.

“La verdadera felicidad existe en un lugar que todos necesitamos. Un lugar llamado familia” “Por eso, desfruta hoy a los que amas y te aman. Y diles todos los días: ¡MI CORAZÓN ES TUYO!”

Temos FELICIDADE e AMOR na Mansão, brincadeiras, gente pulando um por cima do outro… e então Ana e Fernando falam de suas mensagens de amor, como são companheiros de VIDA, até que sejam velhinhos, e então temos aquela divertida sequência com Ana e Fernando idosos, meio imaginação meio o futuro, em que eles terão 10 filhos, 28 netos e 7 bisnetos. Atenção para o número: SETE. E com um beijo ainda apaixonado deles, lá no futuro, voltamos para o presente, para isso tudo, e temos aquele LINDO final da FAMÍLIA REUNIDA. Fernando e Anan, mais seus dez filhos: Fanny, Nando, Alicia, Sebástian, Guille e Alex, Luz, Diego Nicolás e as novas gêmeas, o novo “par de dos”. Dez irmãos, unidos no sofá, com todo o amor possível para ser compartilhado… quando a música-tema da novela começou a tocar, eu me emocionei, e já fiquei MORRENDO DE SAUDADE! <3

Para mais postagens de Meu Coração é Teu, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários