[Season Finale] Manifest 2x13 – Icing Conditions



“No! He can’t die! Zeke! Zeke! Zeke!”
EU NEM SEI O QUE VEM A SEGUIR… “Manifest” é uma ideia muito bacana, mas eu sempre digo que a série tem que investir mais em seus mistérios, e começar a promover perguntas para eles também, ou pelo menos nos dar material o suficiente para criarmos teorias consistentes, e que não venham apensa de segundos finais de um episódio. O fim desse episódio, por exemplo, nos deixou intrigados com uma possibilidade que precisa ser explorada na terceira temporada. Queremos saber o que, de fato, aconteceu com o avião e com os passageiros. Esse episódio final, no entanto, estava focado em salvar duas vidas: a de Cal e a de Zeke. Cal porque acabara de ser sequestrado pelas “sombras” que ele via desde que retornou, e Zeke porque a data de sua morte é no dia seguinte, e nós ficamos aqui, apreensivos, esperando não perdê-lo de verdade.
Com o sequestro de Cal, Michaela está desesperada, porque ela se sente culpada por não ter seguido um Chamado – por isso, ela vai fazer todo o possível para salvar o sobrinho, inclusive negociar com Jace e seus comparsas e, se necessário, entregar para ele toda a metanfetamina que foi apreendida. Uma “boa samaritana”, no entanto, acaba estragando toda a operação quando a avisa que “ela deixou sua bolsa embaixo do banco”, e quando Michaela tenta dizer que é uma policial e aquilo foi proposital, a mulher envolve a polícia no caso, enquanto os criminosos vão embora com Cal, Ben tenta segui-los, sem sucesso, e Mick leva uma tremenda bronca da capitã, dizendo que ela não pode agir por conta própria… mas a vida do seu sobrinho está em jogo e nada importa mais para Michaela do que isso. As cenas são fortes, todo mundo está no limite.
Para ajudar, ainda temos o Zeke morrendo, e É TÃO TRISTE vê-lo coberto, tremendo, já quase completamente congelado. Aquela lágrima escorrendo dos olhos de Olive… e Zeke tem um sonho/visão de Cal, em algum lugar que talvez ele reconheça. Enquanto isso, Cal consegue mandar uma mensagem para a família, porque um dos criminosos não é assim tão mal, e quando ele fala de “Olive e Doug”, é um código que ele espera que Olive possa entender. Agora, com a pista de Cal e o sonho de Zeke, eles acham que podem chegar até ele, e vão fazer o possível para salvá-lo. AMEI toda a determinação do Zeke seguindo o Chamado, mesmo estando à beira da morte, e a maneira como ele e Mick se despedem e como ele pede que ela diga a Cal que ele o amava partiram meu coração – “I know. When you do [find him], tell him I loved him”. SOFRI muito esse episódio.
Enquanto isso, Saanvi vai pessoalmente atrás de Katherine Fitz, a Major, para tentar conseguir dela alguma informação que possa ajudá-la a salvar a vida de Zeke. É um pouco disso e um pouco do seu próprio desespero para conseguir seu emprego de volta e tudo o mais… não sei se gosto dos rumos que Saanvi tomou nessa segunda temporada, porque eu gostava muito da personagem na primeira. De todo modo, ela joga bem, infectando Katherine e oferecendo o remédio desde que ela conte como salvar o Zeke, mas Katherine diz que não existe cura – segundo ela, qual é a utilidade de se ter uma mutação poderosa se você não pode replicá-la e usá-la como arma? É assustador e ela planeja infectar e matar pessoas a seu gosto, por isso eu não fiquei nada triste quando ela morreu – se é que ela morreu de verdade. Mas isso destruiu a Saanvi!
Cal, por sua vez, consegue escapar quando Jace está prestes a matá-lo, e ali as coisas FICAM MUITO COMPLICADAS. Cal corre pelo gelo, seguido de perto pelos seus captores, enquanto Zeke é quem está mais perto dele. Infelizmente, Jace consegue pegar o Cal, Zeke chega tarde demais, e Michaela e os demais depois ainda, e quando tudo parece perdido, um raio aparece do nada para quebrar o gelo sob os pés dele. Infelizmente, Cal cai na água congelante, e Zeke pula atrás dele para salvá-lo, em um ato heroico e desesperador, porque ele já está quase morrendo de hipotermia, e sabemos que ele não pode sobreviver àquilo… de qualquer maneira, ele escolhe morrer salvando a vida de Cal. E ELE O FAZ. Naquele momento, eu amei o Zeke mais do que nunca, mas a verdade é que eu sou apaixonado por ele desde a primeira temporada, então tudo bem…
Depois, o próprio Zeke fica embaixo da água congelante por muito tempo, até que Ben finalmente consiga tirá-lo de lá, e ele está congelado – É TÃO TRISTE ASSISTIR À MORTE DE ZEKE. Porque ele chega a morrer. Vemos o choque de Michaela e Ben, o desespero de Cal sobre o corpo do amigo (“No! He can’t die! Zeke! Zeke! Zeke!”), e ficamos arrasados por alguns segundos longuíssimos, até que um milagre o traga de volta. Ele descongela e sobrevive, e não apenas isso: ele está de volta ao normal, não está mais congelando até a morte. Como? Por quê? Dúvidas que persistirão até a próxima temporada… mas os Chamados escolheram salvá-lo, e deve ter um motivo. Outras dúvidas que ficam têm a ver com as “sombras” que desapareceram, não estão no fundo do lago, a visão do Ben, da explosão do avião no ar, e aquele barquinho que encontrou um pedaço do avião no fundo do mar.
Isso quer dizer que o 828 realmente explodiu.
O 828 realmente caiu.
Então… como eles estão ali ainda?

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários