Elite 3x05 – Ander



“That’s my bitch!”
AS REVELAÇÕES DA TINTA FLUORESCENTE. Eu adoro o roteiro de “Elite”, e a maneira detalhada como tudo está conectado. Nesse episódio, acompanhamos um pouquinho mais de Ander e que motivos ele teria para ter matado Polo, enquanto a sua amizade com Guzmán é novamente colocada em prova. Em paralelo, Omar está tomando decisões questionáveis, especialmente pela traição que isso representa a Nadia (!), mas para compensar, parece que essa é a oportunidade que todos esperávamos para que Lu e Nadia pudessem se aproximar, E JÁ ESTAMOS ANSIOSOS POR MAIS CENAS DESSA DUPLA. E a festa do apagão na boate (com a tinta fluorescente de Rebeca) traz duas revelações importantíssimas que devem movimentar os episódios finais da temporada, além de explicar um dos elementos que levam, eventualmente, à morte de Polo.
O episódio começa mostrando Rebeca e Valerio tocando o seu novo “negócio” na Las Encinas. Samuel não está nada feliz com a sua casa sendo usada para toda aquela história da droga, afinal de contas foi por isso que a mãe de Rebeca foi presa, e ela responde com um verdadeiro golpe, dizendo que a mãe está presa porque algum filho da puta a denunciou, mas ali é diferente: eles estão em família. É arriscada toda essa coisa de vender drogas na escola e tudo o mais, mas eu não vou negar que eu AMEI A REBECA PAGANDO A MENSALIDADE! Em paralelo, Valerio se envolve cada vez mais com Polo e com Cayetana, e Polo está muito feliz em dizer que “estão os 3 juntos”, e que os ama… aquela cena dos 3 na piscina, à noite, foi bem intensa e bem excitante, até as mães de Polo chegarem de surpresa e acharem aquilo tudo um escândalo.
Mas Polo as enfrenta.
Enquanto isso, Malick vai conversar com Omar e pergunta se ele “é feliz”, e quando ele diz que sim, ele diz que “Nadia não é a única que vive uma mentira”. Porque Omar e Ander já não são mais felizes, e provavelmente há muito mais tempo do que a doença de Ander. A doença, no entanto, avança, com o cabelo de Ander começando a cair, e então ele o raspa, e quando chega à escola e é provocado pelo novo “corte de cabelo”, ele explica: “É pela químio. Tenho câncer”, e cala a boca de todo mundo! E, aos poucos, as pessoas vão falar com ele… Carla… Polo… quando Polo vai falar com ele, e eles acabam parecendo amigos novamente por uns minutos, rindo, fumando, tomando cerveja e conversando sobre o trisal de Polo, Guzmán aparece com cerveja para fazer companhia a Ander e vê a cena, e então vai embora, furioso, e talvez com razão.
Mas Ander lhe diz que não tem tempo para se dar ao luxo de ter rancor.
Ouch.
Lu, por sua vez, vai falar com Omar, e no meio da conversa, ela acaba dizendo que sabe dele e Malick, e pergunta quando ele vai contar a Nadia, mas Omar diz que não pode, porque Nadia precisa de Malick para ir para Nova York, e se ela ficar sabendo disso, ela vai abandonar tudo: é a oportunidade perfeita para Lu fazer Nadia abandonar a competição e ficar com a bolsa, mas ela não tem coragem. Ela vai falar com a Nadia, disposta a jogar essa bomba sobre ela, mas a Nadia é muito legal com ela, pede desculpas por tudo o que aconteceu entre elas, e demonstra sinceridade. E, naquele momento, Lu não tem coragem de fazer nada, e nunca terá. Ela simplesmente deixa Nadia e vai embora. Mas o fato de Lu não contar nada a Nadia não quer dizer que ela não vai descobrir, porque quando ela desconfia de Malick, Rebeca a aconselha a “pegá-lo com a mão na massa”.
Mais ou menos o que a Rebeca também está planejando!
Naquela noite, Malick diz a Nadia que não pode ir à casa dela porque “vai à discoteca com uns amigos”, mas a verdade é que ele está indo lá para se encontrar com Omar… e as coisas acabam acontecendo. Ander, que não está em clima de festa, diz a Omar que “está tudo bem se ele quiser ficar com outras pessoas”, porque ele sabe que Omar não está bem e é por sua culpa, e ele quer que “ele seja feliz”. Lu, de longe, assiste a tudo, acompanha tudo. Depois que Ander vai embora, Omar age por impulso e pisa na bolsa, com Ander, sim, mas principalmente com Nadia. Ele pergunta a Malick se ele o deseja, se ele quer transar, e então os dois se metem no banheiro, PARA TRANSAREM. Lu vê tudo se desenrolar, e logo vê Nadia chegar: “Fuck! Siempre tan oportuna”. E, assim como poupou Ander na sua festa, dessa vez ela poupa Nadia e a coloca em outra direção.
EU AMO A LU! <3
Enquanto isso, Rebeca dá um jeito de descobrir se foi Samuel quem a traiu ou não… acontece que isso nem lhe passara pela cabeça, até a sua mãe lhe dizer que só pode ter sido “o com carinha de anjo”, na cadeia, e então Rebeca começou a observar… ela pede sua ajuda para descobrir “quem é o traidor”, mas no fim era tudo um jogo de Rebeca. Um teste. Um teste no qual Samuel se entrega vergonhosamente. Rebeca o deixa responsável por sua bolsa com droga antes de ir ao banheiro, e ele a pega e pede para Omar (!) se livrar dela, e então, quando chega a hora do “apagão”, a luz especial revela as mãos de Samuel sujas… porque a bolsa de Rebeca estava cheia de tinta fluorescente. Ela sabia que era ele, mas não queria acreditar. Agora, no entanto, não há mais nada a ser dito, e a cena foi forte – E AQUELE SOCO FOI MUITO BEM DADO!!!
Quando Samuel, golpeado, acerta o vidro, ele o compromete…
O vidro através do qual Polo vai cair no dia da sua morte.
Mas a tinta fluorescente de Rebeca revela outros segredos… Nadia confronta Malick depois de ele ter transado com Omar (“Malick, ¿hay algo que debía saber? ¿Hay otra chica?”), e ele não conta nada, claro, mas quando as luzes se apagam, todo o segredo se revela. Acontece que a bolsa de Rebeca passou pelas mãos de Omar quando Samuel pediu que ele se livrasse dela, e agora Omar está todo sujo de tinta, que brilha no escuro, assim como Malick… assim como as calças de Malick. A cena é PERFEITA, embora um pouco angustiante, porque conseguimos ver a percepção tomando conta do rosto de Nadia, e então ela dá UM TAPA NA CARA DE MALICK. E a expressão de Lu é IMPAGÁVEL. E, como eu disse lá na introdução do texto, talvez esse seja o pontapé inicial para que se comece uma amizade entre essas duas, e é tudo o que eu quero.
Os flash forwards da temporada nos levou a crer que Nadia e Lu seriam amigas na ocasião da morte de Polo, ou que ao menos elas se dariam melhor do que se dão agora, e isso está nascendo. No outro dia, na escola, Lu toma a iniciativa de ir falar com Nadia e dizer que “sente muito”, e Nadia percebe que ela já sabia, mas não sabe por que ela não contou, e Lu é FOFA dizendo que não queria lhe dar uma desculpa estúpida para ela deixar a competição, especialmente agora, que Lu estava quase ganhando dela. A cena é bem introdutória, mas o clima é bom e verdadeiro, e é Lu quem, de certa forma, dá força para que Nadia enfrente e use Malick: ele a usou, mas ela também pode usá-lo; e, afinal de contas, ambas sabem que não era por ele que Nadia estava apaixonada mesmo… então, Nadia fala com Malick friamente, e é lindo…
E a Lu, toda orgulhosa:
“That’s my bitch”
AH, COMO EU AMO ESSAS DUAS!
Nos flash forwards desse episódio, vemos um pouco da morte de Polo através da perspectiva de Ander. Conversando com Omar, ele ensaia o que planeja dizer em seu depoimento: que o odiava, que o culpava por sua doença, e que a garrafa de champanhe estava no chão, o gargalo perto do banheiro, e quando ele foi pegá-lo e viu o Polo lá, ele não pôde se conter e enfiou um vidro no seu coração. Ander parece desacreditado, diz que nada disso importa, “porque ele já está quase morrendo mesmo”, mas Omar diz que ele não pode destruir a sua vida para proteger alguém. Isso quer dizer que, quem quer que tenha matado o Polo, O ANDER SABE QUEM FOI?! Parece que vai ser uma morte mais descarada, porque muita gente tem muita informação sobre o que aconteceu… mas, também, o cenário é muito mais lotado que da morte de Marina.
No fim, ele muda o seu depoimento.
E diz que “alguém chegou antes dele”: Guzmán.
WHAT?!

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário