HAIRSPRAY – “Without Love”



“And I’m never going back!”
GENTE, EU AMO HAIRSPRAY COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! Esse foi um dos primeiros musicais que eu assisti, tanto no cinema, quanto a versão da Broadway, e foi o primeiro musical que eu assisti ao vivo – Rio de Janeiro, em janeiro de 2010, com Rodrigo Negrini (perfeito) interpretando Link Larkin e Simone Gutierrez como Tracy. Eu já amava musicais, mas eu acho que aquele foi o momento da minha vida que me mostrou, de uma vez por todas, que aquela era minha paixão… que eu pensaria praticamente todas minhas viagens seguintes com base no que assistir. Vi uma série de musicais ao vivo em São Paulo, vi 13 musicais ao vivo na Broadway quando fui à Nova York em 2015, e mais um zilhão dos famosos bootlegs, às vezes com qualidades duvidosas, mas sempre é alguma coisa para matar a nossa curiosidade ou saudade de produções que amamos.
E quando sai um Proshot?
Minha nossa, coração de fã de musical quase não resiste!
“Hairspray” estreou na Broadway em 2002, e foi o primeiro musical que eu comentei no blog para a página On Broadway. O texto, inclusive, é tão antigo que certamente precisaria de alterações, mas não é isso que eu vim fazer aqui hoje… eu abri o YouTube esses dias e ele me recomendou um vídeo MARAVILHOSO de “Without Love” com o elenco original da Broadway, e essa É A MINHA MÚSICA FAVORITA NO MUSICAL – sempre foi. “Hairspray” é um musical maravilhoso. Tem uma produção excelente, colorida e cheia de vida, e uma história despretensiosa que passa uma mensagem bem bacana, além de fazer uma série de piadas e te permitir deixar o teatro sorridente, com as músicas na cabeça, querendo dançar pelas ruas, e dizer “Bom dia, Baltimore”, mesmo que você não more ou alguma vez na sua vida tenha estado em Baltimore.
Whatever.
A cena de “Without Love” é uma das MAIS ICÔNICAS de “Hairspray”, e eu sempre fico ansioso por ela quando estou assistindo qualquer versão do musical… nessa cena, Tracy acabou de ir para a cadeia por causa da manifestação do fim do primeiro ato, e Penny está trancada em seu quarto (literalmente AMARRADA na cama) – então, seus príncipes precisam vir salvá-las. Link precisa tirar a Tracy da prisão, e Seaweed precisa tirar Penny de sua torre de marfim. A música é uma delícia, e a cena é maravilhosa por causa de uma série de coisas. Os diálogos, por si só, são perfeitos, e eu amo como os personagens são divertidos. Amo o Link em seu “Though on the outside, I looked good”, amo a Tracy em cima da privada cantando, amo o lance do isqueiro e o tubo de laquê… a fuga da prisão é hilária. E a Penny BRILHA DEMAIS em seu “And I’m never going back!”
E é legal como cada atriz deu seu toque a esse verso. É uma melhor que a outra!
E a plateia sempre vai ao delírio!
Hoje, então, eu queria compartilhar isso com vocês. Um pouco da minha paixão por “Hairspray”, especialmente a minha paixão por “Without Love”, que é uma das minhas cenas de musical favoritas – sempre assisto quando o YouTube me sugere. E perceba o quanto a plateia SEMPRE ESTÁ MUITO ENVOLVIDA com as performances de “Without Love”. Eles gritam, eles aplaudem, eles riem escandalosamente das piadas, eles esperam ansiosamente pelo momento em que Penny cantará “And I’m never going back!” Assim, separei uma série de vídeos com performances de “Without Love” em várias versões do musical, e está abaixo para vocês… também coloquei a versão do filme, mas embora musicalmente ela seja ótima, eu não gosto muito da cena. A parte da música que era da Tracy foi cortada, Link não está com ela, e não tem a célebre fuga da prisão…
Uma decepção, mas fazer o quê?

Elenco original da Broadway
(“That’s what you missed on Glee!”) Elenco original da Broadway, em 2002, contava com Matthew Morrison como Link Larkin, e ele era apaixonante! Marissa Jaret Winokur era uma Tracy maravilhosa, e Kerry Butler foi a primeira a nos presentear com seu “And I’m never going back” especial… acho que na época não sabíamos como isso seria GRANDE e IMPORTANTE em “Hairspray”. Foi aqui que tudo começou… LINDOS. E olha como é gostoso assistir a esse bootleg, com toda a reação da plateia, aplausos, risos… É TÃO INTENSO, TÃO GOSTOSO! <3 A quantidade de aplausos depois da parte da Penny. ISSO É HAIRSPRAY!


Elenco original num programa de TV da época
Logo depois de todas as nomeações ao Tony Awards (foram 13 nomeações, das quais o musical ganhou 8, incluindo Melhor Musical). A única coisa estranha dessa apresentação é não ser no teatro e não ter a interação com a plateia, então não tem os aplausos, os risos, as risadas depois do “I’m never going back” da Penny!


Reencontro do elenco original da Broadway
AI QUE LINDOS! Um reencontro mais ou menos “recente” (já faz uns 5 anos) do elenco original. Kerry Butler, Matthew Morrison, Donell James Foreman e Marissa Jaret Winokur continuam PERFEITOS, e é tão bom vê-los nos papéis novamente depois de tanto tempo… Matthew Morrison está LINDO DEMAIS. Eles não estão caracterizados nem nada, é um show, mas é perfeitamente EMOCIONANTE – quer dizer, a Marissa está com o vestido listrado, e isso é MARAVILHOSO! E quando ela começa a cantar, com a voz de Tracy… que emoção! Chega a arrepiar. Kerry Butler, claro, arrasando. A Penny ainda vive nela HAHA
Performance para fazer os fãs do musical e desse elenco CHORAREM.
Eu, por exemplo.


Elenco de 2006, com Aaron Tveit como Link Larkin
Essa foi, provavelmente, a versão do musical que eu mais assisti… foi a versão que eu consegui um bootleg logo que eu comecei a assistir musicais, e eu inclusive o legendei, na época, para que meus amigos e família pudessem assistir comigo. AMO ESSA VERSÃO! E, claro, temos o Aaron Tveit como Link Larkin, e eu TENHO UM CRUSH ENORME NO AARON TVEIT! Desde sempre. Seja como Link, como Fiyero, ou como o eterno Gabe, de “Next to Normal”. Para mim, o Gabe perfeito. Ele arrasa na reprise de “I Am the One”. Atualmente, ele está no elenco de “Moulin Rouge”. Já ouviram o Aaron cantar “Take Me or Leave Me” (com o Gavin Creel)? Ou “Popular”? COMO NÃO SE APAIXONAR?! E sobre o “I’m never going back”, aqui temos Diana DeGarmo, e eu sou suspeito para falar, mas É O MEU “I’M NEVER GOING BACK” FAVORITO!!! <3


Elencos da Tour



Hollywood Bowl, 2011
Interessante essa montagem. Foi um evento de 2011 que contou com Marissa Jaret Winokur de volta ao papel de Tracy, diretamente do OBC de 2002. Link Larkin, nessa versão, foi interpretado pelo fofíssimo do Nick Jonas (!), Penny por Diana DeGarmo e Seaweed por Corbin Bleu. Atenção para as REAÇÕES DA PLATEIA. Os gritos, as risadas, o “I’m never going back”, que sempre arranca reações do público.


Filme de 2007
Esse elenco era talentoso, a produção do filme era ótima, mas eles mexeram um pouco com o roteiro, com a ordem das músicas, com o que cada música significava… e eu acho que o filme, infelizmente, diminuiu demais a importância de “Without Love” para os casais, a começar por Tracy e Link, que NEM ESTÃO JUNTOS nessa música no filme. Uma pena, porque Zac Efron é um excelente Link Larkin, e tem tudo a ver com o personagem, sendo nosso crush de infância e de adolescência e da vida adulta… nós fazíamos com ele em “High School Musical” o que a Tracy faz com o Link assistindo ao “Corny Collins Show” na TV! Mas a cena deixa a desejar, infelizmente. Queríamos a fuga da prisão, as piadas todas, os dois dançando juntos.


Hairspray Live!, 2016
Esse vai só o áudio, sem vídeo, porque não achei no YouTube. Se alguém achar, ME AVISA. Só achei a parte da Penny, mas é uma qualidade bem ruim, e eu queria a performance completa. De todo modo, a Ariana Grande fez um ÓTIMO “And I’m never going back”, do jeitinho dela. Eu amei, até comentei isso no meu texto quando escrevi sobre esse “Hairspray”.


Elenco da versão brasileira, 2009 e 2010
Como eu comentei no texto, meu primeiro musical ao vivo. E ESSA VERSÃO É MARAVILHOSA. Minhas únicas críticas são à tradução de “Though on the outside, I looked good” para “O mundo inteiro, me sorri”, porque a piada ficou menos evidente, mas foi o que deu para fazer na tradução. E uma coisa que sempre me incomodou foi O FATO DE O LINK NÃO ESTAR USANDO A JAQUETA AZUL. CADÊ A JAQUETA AZUL DESSA CENA, PRODUÇÃO?! Fica meio sem cor ele estar de preto se a Tracy já está de preto e branco… enfim. Agora a tradução de “But now I’ve tasted chocolate / And I’m never going back” para “Provei seu chocolate / E não mudo nem a pau” é A MELHOR TRADUÇÃO PARA ESSES VERSOS POSSÍVEL! E Heloísa de Palma brincou com o verso como as atrizes da Broadway fazem. Foi MARAVILHOSO!!!


Ainda sobre a versão brasileira, quando eu assisti, em Janeiro/2010, eu não vi com o Jonatas Faro, mas com o Rodrigo Negrini (que homem!), e nesse vídeo tem sua parte de “Sem Amor” a partir dos 5:56.

  
Por fim, extra: COMPETIÇÃO DE “I’M NEVER GOING BACK”!!! <3


Para outras postagens de Hairspray, clique aqui.


Comentários