[Season Finale] Altered Carbon 2x08 – Broken Angels



A “humanidade” continua…
Eu achei o final fraco, mas a verdade é que eu também senti toda a temporada mais fraca que a primeira. O foco foi mudado, o estilo da série também, e eu não estou dizendo que a primeira é necessariamente melhor que a segunda, apenas que eu gostava mais daquela série do que dessa. E o final me pareceu extremamente simples, previsível, e sem explorar potenciais que estavam ali. Não vimos o suficiente dos Antigos, por exemplo, nem mesmo quando o Antigo que Quell continha conseguiu escapar usando o corpo de Jaeger/Coronel Carrera, e eu também tive dificuldade para ter empatia com os humanos, porque os humanos sempre foram os vilões, e eu cheguei a desejar que o Antigo não fosse morto no final. Acho pouco provável que a série retorne para uma terceira temporada, mas, se for o caso, eu queria que ela fosse bem diferente dessa.
Quell tem um plano para deter o Antigo que Kovacs imprudentemente deixou escapar, e ela não está nada feliz com o que ele fez, tendo isso salvado a sua vida ou não, porque ela sabe que a relação deles é um problema – se aproximar de Kovacs foi um erro, e ela não vai voltar a cometê-lo. Acontece que, como o próprio Kovacs diz, ele “seria capaz de fazer qualquer coisa para salvá-la”, e isso é perigoso demais… não é a primeira vez que essa atitude causa a morte de outras pessoas. O grupo se reúne, agora também com o Clone de Kovacs, e é ele quem precisa ir atrás de Trepp e convencê-la a retornar, quando ela decide que não vai mais ajudar ninguém, porque o seu pai for morto e o seu cartucho despedaçado – por ela, que a cidade queime com o Fogo de Anjo, que todos morram, ela não se importa… mas Kovacs300 consegue trazê-la de volta.
Mas se não for para todos os humanos sofrerem uma morte brutal (!), então que pelo menos Danica Harlan se despeça desse mundo… ela é a única que sabe onde está Konrad Harlan, então Kovacs decide ir conversar pessoalmente com ela, e ele tenta argumentar. Ele conta tudo o que está acontecendo, como só Antigos conseguem controlar os Orbitais, e isso quer dizer que existe um Antigo no cartucho do Coronel Carrera, e ele está vindo atrás do pai dela. Quell, então, faz uma oferta PERIGOSÍSSIMA ao tentar conseguir a ajuda de Danica, dizendo que ela poderá controlar o Fogo de Anjo, mas isso é algo que ela não planeja levar adiante, naturalmente. Não tem como dar tal poder para alguém como Danica Harlan. Ou qualquer Harlan. Mas Quell tem outro plano: matar Jaeger, forçar o Antigo a voltar para ela, e então controlar os Orbitais e matar o Antigo e ela com o Fogo de Anjo.
Ela vai se sacrificar.
As coisas, naturalmente, não saem como o previsto… eles levam Konrad, com a ajuda de Danica, até Jaeger/Antigo, mas ele diz que já é tarde demais… e, de qualquer maneira, a filha da p*ta da Danica se volta contra o plano e pega uma arma para atirar em todos, gritando que “esse mundo é dela”, e foi MARAVILHOSO quando o Jaeger foi para cima dela e a matou. Uma cena rápida, na verdade, mas importante. Danica não vai mais incomodar… Kovacs, então, segue o plano de Quell, mas toma o seu lugar: ele mata Jaeger, forçando o Antigo a entrar em seu corpo, e então ele é capaz de controlar os Orbitais, e os usa para jogar Fogo de Anjo sobre ele mesmo, matando o Antigo, e ele mesmo no processo… a cena é FODA, e Kovacs morre gritando, iluminado pela luz azul do Orbital, queimando vivo, e eu fiquei realmente em dúvida… o Antigo merecia isso?
De todo modo, parece que o “Mundo de Harlan” vai começar uma nova era, provavelmente bem melhor que a anterior… o céu se limpa, e parece um novo planeta, sem os Harlans, e sem o Takeshi Kovacs original. O Clone do Kovacs, por sua vez, fala sobre segundas chances, e ajuda Quell a escapar, ainda viva, para recomeçar a verdadeira Resistência em algum lugar. E, dessa vez, é ela quem tem visões de Kovacs que só estão dentro da sua cabeça. Por fim, o episódio traz o retorno mais esperado: POE. Ele retorna para Dig em uma cena MARAVILHOSA, e os dois se abraçam em um momento emocionante, e embora Poe não tenha memórias do que aconteceu, é bom tê-lo de volta, e é bom saber que ele está à salvo, e acompanhado de Dig, que agora também escolheu seu próprio nome: Annabel. E Poe é o segredo, também, para trazer de volta o Kovacs.
É difícil alguém morrer pra valer aqui.

Para mais postagens de Altered Carbon, clique aqui.


Comentários