MacGyver 4x08 – Father + Son + Father + Matriarch



“This is the TED Talk from hell”
AI QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO! Estou amando, amando, essa temporada de “MacGyver”. Tivemos um atraso na estreia do quarto ano, mas a espera valeu muito a pena com o roteiro que estão nos apresentando agora, e eu adoro o fato de, além de “casos semanais”, estarmos lidando com uma história maior, que envolve a Codex, o Arquivo 47 e, conforme descobrimos agora, o passado da família de MacGyver – mais especificamente da família de sua mãe. O episódio é interessantíssimo, as descobertas nos impulsionam para um futuro intrigante, e ninguém está acreditando na morte de James MacGyver, né? Porque eu não estou… o episódio traz de novo Elliot Mason, uma figura do passado dos MacGyver que une Mac Pai e Mac Filho: ele está na cidade, e ele é “um problema dos MacGyver”, então eles vão tentar “resolvê-lo” juntos.
Mas as coisas não são como parecem…
Enquanto James e Angus interagem bastante, descobrimos a respeito de um câncer que voltou para o Mac Pai, o que quer dizer que ele só tem alguns meses de vida (“Can we start over? Right here, right now. Day 1”), embora Angus diga que foi o pior momento para contar isso – por que ele não falou sobre isso antes? Agora, no entanto, eles estão empenhados em encontrar Mason, e é interessante como percebemos, rapidamente, que tudo foi armado para gerar esse encontro. Não era o Mason de verdade na cidade, naquele vídeo que vimos na Phoenix, tampouco foi ele quem desligou as comunicações dos MacGyver: é alguém plantando isso, como fizeram com a Matty, para acusá-la de ser a Titan. Codex. E, agora, MacGyvers e Mason estão ameaçados pelos mesmos tiros. “The same people who are shooting you are shooting me and I wanna find out why. Go!”
Interessantíssimo vê-los “trabalhando juntos”. Não é uma parceria de verdade nem nada, mas ao saber que o encontro foi armado e que alguém está tentando matar todos eles, eles precisam se “ajudar”. Enquanto isso, a CIA invade a Phoenix, e Burke faz de tudo para parar a operação em andamento, e para obrigar a Matty a falar o que quer que ela saiba a respeito do “Arquivo 47”. As cenas são ÓTIMAS, até porque a Matty é muito badass, e eu gosto de como ela desafia o Burke, de como ela fala que nem ele mesmo sabe nada a respeito do Arquivo 47, e como ela consegue virar o jogo a seu favor de maneira inteligente, enquanto Bozer, Desi e Riley lidam com os seguranças que ficaram para impedi-los de continuar ajudando os MacGyver remotamente. ESSA EQUIPE É MESMO MARAVILHOSA. E a Matty traz uma informação importante…
A identidade da Titan.
Ao mesmo tempo, acompanhamos o “sequestro” de Mac (“Angus, finally. Welcome to Codex”), que está prestes a descobrir várias coisas: o que é a Codex, o que é o Arquivo 47, e que sua tia está viva. Uma tia que ele achou ter morrido há muito temo: Gwen Hayes. Gwen, naturalmente, é Titan, a cabeça da Codex, e ela foi uma das pessoas que participou originalmente na ideia do Arquivo 47, algo planejado para “salvar o mundo” ou qualquer coisa assim. É assustador, e o mais perturbador de tudo é pensarmos que podia muito bem ser real, e que, de uma maneira totalmente distorcida, faria sentido. Mac é contra a morte de tantas pessoas, como ele tem certeza que a mãe também seria, mas essas pessoas sabem ser convincentes. O planeta está caminhando para sua destruição, e o Arquivo 47, projeto agora da Codex, planeja “salvá-lo”.
Matando uma série de pessoas e salvando o resto…
E como? Com desastres naturais e afins.

“47... is a hypothetical plan to initiate a series of natural disasters that would plunge the world into chaos. Destroy the fabric of modern society”
“No. Destroy the shackles of modern society. This is a reset switch. Get the world off oil, reverse the greenhouse effect... build a real future. Energy consumption. Population growth. Food shortages. Refugee migration. Political upheaval. You're an engineer. Does this look sound to you? Or does this look like a structure on the verge of collapse? Does this look like a world that is rising to the challenge?”

Basicamente, então, o plano do Arquivo 47 é destruir o mundo, reduzir a população mundial, deixar que o caos se instale, para que eles recomecem, do zero – que eles resetem o mundo. E Gwen conta a Mac que isso foi ideia da mãe dele, mas ele tem certeza que, ainda que tenha sido, eles a distorceram, porque a mãe não idealizaria a morte de tantas pessoas. De todo modo, agora cabe a Mac lidar com a Codex e o Arquivo 47 – se James não pôde, é a vez de Angus tentar: ele é o único que conseguiria. Nos “despedimos” de James em uma cena bonita em que, com lágrimas nos olhos, Angus diz que o ama (“I, uh, I love you too, dad”), e ele fica para trás para explodir uma bomba que destrói todo o prédio, mas eu não acredito realmente que o James tenha morrido… não de forma tão simples, tão rápida e sem um corpo para contar história… a pergunta é: Angus sabe disso?

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários