Elite 3x03 – Cayetana e Valerio



“Claro que eu matei a Marina. Ainda duvidam?”
Para mim, esse foi o episódio MENOS focado nos personagens que foram para o título… no meio de tanta coisa acontecendo, Cayetana e Valério pareceram personagens secundários de uma trama muito maior, apenas puxados para perto do protagonismo por estarem ao lado de Polo. Nesse episódio, a tensão na escola fica ainda mais insuportável quando tweets começam a circular, como se fossem postados pelo próprio Polo, de uma conta fake, que diz coisas como “Claro que eu matei a Marina. Ainda duvidam?” Uma série de postagens são feitas, e a diretora da escola chama Guzmán e Samuel para “conversar”, como os principais suspeitos, dizendo que isso caracteriza assédio e precisa parar, e o Guzmán, furioso, responde de uma forma excelente: “E se peço pros meus pais pagarem uma bolsa de estudos pra escola? Daí parece menos assédio, né?”
Wow.
Isso afeta Polo, ele diz às mães que não quer mais ir à escola, e Guzmán parece se divertir com isso tudo. Enquanto isso, Samuel continua sonhando com Carla, que está cada vez mais próxima de Yeray por manipulação do pai, enquanto ilude Rebeca, então eu retiro tudo o que disse no episódio passado, porque A REBECA NÃO MERECE SOFRER. Ela é preciosa demais. Mas sabemos que as coisas vão dar errado porque a polícia quer a ajuda de Samuel para pegar a mãe de Rebeca e, para isso, plantar uma escuta na sua casa, e eu acho que a mãe da Rebeca realmente merecia isso, mas não através do Manuel, porque é uma traição muito grande para a Rebeca. Mas essa é uma história que está apenas começando e o restante da temporada ainda deve nos apresentar as consequências dos atos impensados de Samuel… não é a primeira vez, né?
Nadia, por sua vez, está cada vez mais próxima de Malick, e não sabemos bem o que pensar, porque parece meio aleatório. Ele está próximo demais, mas se intrometendo demais, provavelmente, como quando impõe a apresentação à família dela, embora ele a ajude com aquela história de “Universidade em Nova York”, mesmo que diga a Nadia que só dissera aquelas coisas para que os pais a deixem ir, mas isso não significa que ela tem que vê-lo em Nova York no próximo ano se não quiser. Sei lá, eu ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre essa história, e continuo dizendo que a aproximação deles parece meio abrupta… Nadia está se soltando toda, como na festa de Yeray, e ela já até o beija, para o desespero de Guzmán, e não tem nada de errado no fato de Nadia estar beijando outro garoto. Só não me pareceu bem construído o caminho que levou a isso.
Também temos um pouquinho de Guzmán e Ander. Guzmán e Samuel pressionam Ander para que ele diga a verdade e ajude a mandar o Polo para a cadeia, mas Ander não quer fazer isso: e conta para eles que Ander quase se matou depois que ele o pressionou. Guzmán, em um acesso impulsivo de raiva, diz que Polo merece tudo o que está acontecendo com ele, e que espera que “um dia Ander também tenha o que merece”. Ander, por sua vez, está sofrendo com a doença e o tratamento, e eu entendo isso, MAS ISSO NÃO LHE DÁ O DIREITO DE SER UM BABACA COM O OMAR. E o Ander sempre foi assim, né? Não tem como defendê-lo… o Omar faz de TUDO por ele, para vê-lo bem, e o Ander sempre o trata da pior maneira possível. É Omar quem conta a Guzmán sobre a doença dele, não para invadir limites, mas porque sabe que o Guzmán pode ajudar.
Aquela cena do Guzmán chegando na reabilitação é linda!
Mas o Ander não merece o Omar.
Falei.
Por fim, temos um pouco de Cayetana e Valerio, tanto no presente quanto na Festa de Formatura. Valerio é quem se aproxima dos dois no presente. No futuro, no entanto, as coisas não parecem muito bem, e temos algumas cenas importantes lá: temos o Valerio visivelmente bravo com Polo, comentando como “ele teve coragem de vir”, e temos a Cayetana mandando ele “deixar o Polo para lá, e não deixar que isso os separe”, ou qualquer coisa assim; também temos o Valerio pedindo uma bebida, e a garrafa que ele recebe é a mesma garrafa que vimos Carla retirar da cena do crime no primeiro episódio, depois da morte de Polo. O QUE ISSO QUER DIZER? Também vemos Valerio pedindo que “Caye não conte a ninguém o que aconteceu”, e o Valerio comentando que o Polo provocou isso, “ele queria morrer”. Por fim, temos a Caye chorando, com sangue na mão, quando chega sua hora de depor.
Um quebra-cabeças lentamente se montando.
No presente, temos a importante festa de Yeray, que é onde Valerio se aproxima de Polo e Cayetana de uma vez por todas. Polo nem queria estar ali, porque sabia que todo mundo ia ficar olhando para ele daquela maneira, mas Caye o convenceu a ir, e Valerio se aproxima dos dois, mostrando empatia, dizendo que não gosta de como as outras pessoas olham para eles, e dizendo que eles são o casal mais interessante dali – ao menos surgirão cenas QUENTES dessa aproximação, ao que tudo indica. E Polo curtiu a ideia. Pela primeira vez em muito tempo, vemos o Polo muito mais leve, dançando com Valerio e Cayetana, sorrindo, e é difícil ter empatia por ele, depois de tudo o que ele fez, mas sentimos alguma coisa quando vemos sua transformação. Até que um novo tweet chegue à internet, e então todo o clima se esvai. Nesse último tweet, “Polo” pede que parem de olhar para ele, porque já é difícil ser um assassino, e “ele já até tentou se matar”.
Ouch.
E, ao que tudo indica, ERA A PRÓPRIA CAYETANA POSTANDO ISSO.
Essa menina não presta mesmo…

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários