Último capítulo de “Maria do Bairro” (26 de Abril de 1996)


“Mi amor… ahora el único que existe entre tú y yo es nuestro amor”
WOW! QUE ÓTIMA JORNADA! Maria do Bairro chega ao fim no dia 26 de Abril de 1996, terminando a jornada da garota pobre que foi morar na Mansão dos De la Vega, e o fechamento da “Trilogia das Marias” de Thalía. O último capítulo, eletrizante, conta principalmente com as cenas de Maria do Bairro e Soraya Montenegro na cabana onde Soraya pensa em matar Maria do Bairro de uma vez por todas, além das resoluções de outras histórias, como de Tita e Aldo, de Alicia e Nandinho e de Agripina. Depois que as cenas mais tensas chegam ao fim, 2 MESES se passam para nos mostrar uma festa de aniversário de casamento de Maria e Luis Fernando, para sabermos que, enfim, eles estão felizes e, ao que tudo indica, poderão continuar assim… eles não têm mais ninguém para incomodá-los como antes.
O capítulo traz toda a jornada de Maria presa com Soraya naquela cabana, porque Soraya se fez passar por enfermeira e, depois, de amiga de Maria (“Tu mejor e más querida amiga”), que ainda acreditava ser “Marta Laura”, para poder fugir com ela e prendê-la em uma cabana, onde revela que não é sua amiga, mas sua PIOR INIMIGA, Soraya Montenegro, aquela que lhe roubou o marido e que agora vai acabar com a sua vida. Acho que no último capítulo nós temos OS MELHORES MOMENTOS de Soraya, porque ela FINALMENTE surtou de vez, e Itatí Cantoral interpreta brilhantemente bem toda a LOUCURA de Soraya nos seus momentos finais… é surpreendente e vai deixar saudade. Enquanto ela grita, as duas brigam, e Soraya a empurra, Maria bate a cabeça na lareira e desmaia… então você sabe o que vai acontecer: MARIA VAI RECOBRAR A MEMÓRIA!
Dito e feito.
Maria acorda com a memória de volta, e começa a falar de todas as coisas de que se lembra, e eu ri muito de Soraya interrompendo com algo como “Ah! Não precisa me contar todas suas últimas aventuras”, porque TUDO em Soraya estava perfeitamente hilário nesse final… mas também forte. Ambas conversam sobre loucura, Soraya está louca, balançando a cabeça, entrando em surto, Maria está chorando de puro desespero, mas insiste com Soraya que ela pode se tratar e se curar, e então lhe cobra, dizendo que nunca fez nada contra ela, que ela a odeia gratuitamente desde o momento que Don Fernando a levou para dentro de casa, e Soraya esclarece: É POR LUIS FERNANDO. Porque Luis Fernando se apaixonou por ela e a escolheu… Maria tenta lhe dizer que ela pode se apaixonar por outro, começar uma nova vida… as verdades começam a vir à tona, sobre Nana Calixta, por exemplo…
“Todo tu culpa, María la del Barrio. ¡Tu maldita culpa!”
Outra verdade que vem à tona, e é outro momento FANTÁSTICO de Soraya Montenegro, é quando ela conta das fotos. Maria diz que não quer pensar nas fotos, mas Soraya diz, com uma voz infantil, que agora que ela está nos seus últimos instantes de vida, mesmo, vai ser boazinha e vai dizer a verdade. Então ela diz, chorando, que Luis Fernando nunca a quis de volta, e depois ela ri loucamente que todas as fotos eram fruto de uma armação… a risada dela é GENIAL! Gosto muito de como Soraya está confusa e de como ela oscila sem um padrão de um sentimento a outro… é assim que a verdade sobre Luis Fernando vem à tona, e Maria FINALMENTE descobre que tudo era mesmo uma mentira e ele estava dizendo a verdade quando dizia que não tinha nada mais com Soraya. O divórcio era infundado.
Enquanto isso, vemos outras cenas bacanas, como as de Tita. O Sr. Armenteros vai até a mansão para dizer que Aldo está destruído e que a ama, e que se ela não o ama também, ele está indo embora… então, PRECISAMOS ter uma cena de aeroporto para o último capítulo da novela. Tita e Carlota correm até o aeroporto, mas Aldo já está entrando no avião, e mesmo que Tita corra e chame por ele… ele entra, sem ouvir. Depois, Carlota invade o avião para tirar Aldo de lá, uma FOFA, e com a Tita chorando, do lado de fora, ele desce, chama seu nome e corre até ela, em uma cena em câmera lenta, clichê, mas igualmente EMOCIONANTE. Aquele abraço dos dois, aquele beijo dos dois… e a Carlota chorando foi um AMOR! Achei as cenas muito lindas. Em outra parte da história, no hospital, Agripina se recupera milagrosamente, Nandinho fica todo feliz, e Veracruz a pede em casamento!
Mas voltemos à cabana… O DIA SEGUINTE.
Soraya volta no dia seguinte com um galão de gasolina, para queimar a cabana com Maria do Bairro lá dentro, porque ela teve a sorte de escapar de um incêndio, mas não aocntecerá de novo. Enquanto isso, Luis Fernando, Dr. Daniel e Gonzalo esperam notícias de Maria, e um bom tempo se passa antes que uma das empregadas de Soraya fale sobre a chave que ela ligou pedindo… mas na cabana… ah, na cabana… sim, AS MELHORES CENAS DE SORAYA. Chega a ser triste estar se despedindo da personagem! Enquanto Maria grita (“Escúchame, Soraya. ¡ESCÚCHAME, POR DIOS!”), Soraya grita de volta dizendo que está louca mesma, e insistindo: “Se acabó. ¡Se acabó, marginal!”, e enquanto Maria tenta argumentar, Soraya acende fósforo atrás de fósforo, e a risada dela com cada nova chama que brilha em frente aos seus olhos…
MARAVILHOSO!
“Estoy loca. Loca de odio. ¡Odio de usted!”
Tudo é uma grande brincadeira para Soraya Montenegro. Ela está no limite e fora de sua sanidade mental – e é a sua melhor versão. Suas expressões, seu modo de falar, como se fosse uma criança brincando, enquanto Maria chora e Soraya acende fósforos. Quando ela gritou “¡Otro! ¡Otro!”, eu não resisti: SENSACIONAL. Ri muito! Cada fósforo que acende ela se pergunta se “será esse?”, e a próxima versão do “¡Otro! ¡Otro!” é acompanhada de pulinhos – DEFINITIVAMENTE A MELHOR PARTE. Soraya está louca, e loucamente feliz… de alguma maneira. E então Luis Fernando chega para salvar Maria, e Maria tenta dizer para Soraya que se ela incendiar a cabana, ela morrerá também, mas ela diz que prefere morrer do que ir para a cadeia… e então você não duvida, nem um pouco, que Soraya vai mesmo fazer o que prometeu.

“¡Perfecto! Ahora sí estamos completos. Ahora vamos morir. Os tres juntos. Juntos. ¡Perfecto!”, clama Soraya Montenegro quando Luis Fernando De la Vega entra na cabana prestes a pegar fogo.

E solta o fósforo final.
O fogo consome tudo com rapidez. Como Soraya estava encharcada de gasolina, o fogo toma conta de suas roupas rapidamente, e logo dela mesma. A cabana é envolta em chamas e fumaça. Luis Fernando abraça Maria e consegue tirá-la lá de dentro, enquanto esta grita por Soraya… é um HORROR. Digo que é um horror porque os gritos são APAVORANTES. É doloroso ouvir Soraya gritar em uma angústia e dor tão profundas, e é terrível ver o desespero e as lágrimas da Maria, dizendo que Soraya já lhes fez muito mal, mas não merecia morrer dessa maneira… lá dentro, Soraya pega fogo até que seus gritos cessem, porque enfim o fogo a consumiu de fato. Dessa vez, Soraya Montenegro está morta de verdade e não há como voltar dos mortos.

2 MESES DEPOIS

Então, temos a incrível conclusão do capítulo com as últimas informações necessárias. Aldo e Tita estão felizes juntos, pensando em se casar depois de terminarem seus estudos. Alicia dá seus primeiros passos, e o sorriso de Nandinho ao ver isso é lindo, mas o dela… é a expressão PURA de felicidade e isso me emociona! O grande evento que termina Maria do Bairro é um aniversário de casamento de Maria e Luis Fernando, FELIZES ENFIM. Juntos, mais um ano – “Mi amor… ahora el único que existe entre tú y yo es nuestro amor”. Gosto dos convidados chegando à festa. Alicia com Nandinho, caminhando (a felicidade de Maria é genuína). Veronica e Clemente, que pedem a Aldo que faça Tita feliz. Daniel e os filhos… “Una de las cosas más especiales que me ha pasado fue conocerte”. É bonito ver a diferença que Maria faz na vida das pessoas…
…mesmo daquelas pelas quais passou tão depressa.
Foi corajoso de Daniel dizer a Maria, na frente de Luis Fernando, que se a conhecesse em outra ocasião, se apaixonaria facilmente por ela – mas foi bonito, também. O pessoal da vila chega todo animado, feliz. A festa é linda, leve. Há muitos sorrisos e abraços, e AMOR. E então temos o último momento da novela, quando Maria e Luis Fernando vão para a varanda da casa, para conversarem e trocarem bonitas e sinceras juras de amor – sobre como se amam e sempre se amaram, e de como esse amor será eterno… por fim, Maria informa que Lupe logo terá mais um bebê de quem cuidar, enquanto passa a mão na barriga: “¡Estoy esperando otro Nandito!”, ela anuncia. O filho que Maria MAIS poderá curtir de verdade. Diferente de Nando, que esteve desaparecido. Diferente de Tita, que não recebeu toda a atenção da mãe. Um novo filho, de Maria do Bairro e Luis Fernando De la Vega.

“María. Mi María la del Barrio”, diz ele.
“¡Y a mucha honra!”, ela responde.
FIM.

Se eu chorei? Claro.

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. O último capítulo de Maria do Bairro é de longe o melhor da trilogia das Marias... Há muita tensão em grande parte do capítulo, o que o deixa eletrizante quase que o tempo todo. Eu amo Soraya tentando matar Maria queimada. Como descrito no texto, momentos como Soraya acendendo fósforos, fazendo voz infantil e dando pulinhos, enquanto pretende atear fogo na cabana são realmente maravilhosos. De fato, toda vez que você se envolve com as tramas de Maria do Bairro, elas te deixam com muita saudade da novela. Não há como evitar isso. São atuações maravilhosas! Histórias envolventes, que te prendem para querer saber o final... E quando esse final chega definitivamente... Ah, que gostinho de quero mais fica em nós. Não é à toa que essa é a minha melhor Maria. Sempre foi. Eu gosto muito de todo o desfecho da novela, bem fiel ao que tem que ser um último capítulo de uma novela mexicana (ao menos as de antigamente), com direito a morte exagerada da vilã - Soraya morreu como Angelica de Marimar, queimada - e muita felicidade envolvendo todos os personagens do bem. Sabemos que os problemas não acabam ali, como foi o caso de "Além da Usurpadora", que nos trouxe em dois capítulos uma continuação da vida de Carlos Daniel e Paulina, e nós vimos que outros problemas surgiram... mas o fato é que nós queremos ver felicidade em um último capítulo de uma novela com Maria do Bairro, porque a personagem merece isso... ela realmente merece ser feliz, e merece que acreditemos que nada mais de ruim acontecerá com ela. E como é isso de estar esperando um outro "Nandito"? Já dá pra saber com dois meses se é menino e menina? Ou seja, menos de dois, né? Já que a Maria não deve ter engravidado no dia da morte de Soraya kkkkkkk... Fica a incógnita: Será que foi um Nandito ou uma Nandita?

    ResponderExcluir

Postar um comentário