DC’s Legends of Tomorrow 3x08 – Crisis on Earth-X, Part 4


“For the Professor! Now let’s go kick some ass!”
O GRANDE FINAL DO CROSSOVER. Que emoção tão grande ver essa quantidade imensa de heróis juntos, lutando lado a lado, e eu continuo elogiando a qualidade do roteiro, que contou belamente uma história que perpassa todas as séries, sem precisar focar em uma ou outra série dependendo do episódio em que se encontrava. São quatro episódios que, juntos, compõem uma só história que poderia bem ser um filme e ter passado no cinema. O tom é ÉPICO DEMAIS. E esse último episódio tem aquilo que amamos, como a emoção e a tristeza, e cenas de ação impressionantes… um episódio e tanto! Logo no começo do episódio, Stein ainda consegue abrir a ponte da Terra-X para a Terra-1, permitindo que todos retornem para o lado de cá, e deixamos a Terra-X para trás, não sem antes ver os poderes do Flash e The Ray trabalhando em conjunto… e foi demais.
Enquanto isso, com Kara ainda na STAR Labs quase morrendo, quem a salva é nosso amado RAY PALMER! Não vejo mais “DC’s Legends of Tomorrow”, mas eu sempre gostei muito do Ray, e foi bom vê-lo novamente… e me fez perceber que eu sinto sua falta. Ele salva a vida de Kara como Atom, e então seus companheiros “lendas” também se juntam a ele: “Who needs an army when you got Legends?” As cenas são ótimas, e incluem, por exemplo, Dark Arrow contra uma Felicity durona, que é salva por um “Low your weapon! Or I’ll kill her!” impetuoso do Green Arrow, ameaçando Overgirl… ambas as versões de Oliver Queen ameaçando a mulher que o outro ama. Os reencontros são bonitos, como de Oliver e Felicity, ou de Barry e Iris, e ainda de Kara e Alex… também foi interessante ver o “reencontro” (É reencontro se essa versão de Snart ainda não o conhecia?) de Mick e Snart.
O episódio foi belissimamente regado a emoção pela morte tristíssima do Professor Stein, e sua prolongada despedida com Jefferson. “You’re asking me to kill you, Grey!” “I’m asking you to let me die so you can live”. É um momento complicado, tenso e triste, e eu queria muito que ambos sobrevivessem. Foi triste ver o Jax chorando, pedindo que ele não fizesse isso com ele, e Stein implora que ele o deixe morrer, porque é o que um pai faria por um filho. A relação dos dois é tão forte e tão bonita! Então Stein o convence, chora, agradece a Jax pelas “aventuras”, e morre… e eu chorei. Mas chorei ainda mais com as expressões de Caitlin e de Ray Palmer, e de quando Jax foi até a família do Professor Stein para dar a notícia, e tudo o que disse foi um “I’m sorry”, antes de cair em lágrimas abraçado à esposa do Grey. Aquilo me arrepiou. Bonito e triste.
A situação se constrói para a grande ação final dos quatro episódios. Overgirl, prestes a morrer, não apenas morrerá, mas explodirá como uma supernova, levando tudo ao seu redor. A equipe se reunindo na Waverider ME ARREPIOU. QUE CENA! Era MUITA GENTE, uma quantidade imensa de heróis das quatro séries da CW se reunindo para uma mesma batalha épica. E quando eles chegam, imponentes, e Supergirl, The Ray e Killer Frost entram “voando”. WOW. É uma variedade de ótimas cenas e bons detalhes, como o Cisco todo contente em pilotar a Waverider, ou o Atom lutando lindamente, ou Flash versus Flash Reverso. Dentro de pouco tempo, estamos de volta às duplas, como Dark Arrow versus Green Arrow e Supergirl versus Overgirl, mas eu gostei dos demais detalhes, como a Killer Frost e seu poder de “surfista prateado”, ou o Cisco e as suas pontes.
E eles destroem a Nazi Waverider.
O final da batalha é intenso, e pode ser revoltante. Eu não gostei do fato de Barry Allen deixar Eobard Thawne, o Flash Reverso, escapar… tudo bem que ele tem toda aquela coisa de que “não mata”, mas ELE DEIXOU O CARA ESCAPAR! Como assim?! Os demais morrem. Overgirl está a ponto de explodir, e Supergirl a leva para o espaço para que não cause dano a ninguém (“You have to fly her up. Up and away”), caindo ela mesma de volta à Terra para ser salva por Nate Heywood. E, quando Overgirl explode do lado de fora da Terra, Dark Arrow tem um momento de fraqueza que o Oliver Queen usa para matar o Führer… bem, Oliver Queen nunca teve o problema que Barry tem com “matar”. Talvez as coisas comecem a mudar na Terra-X a partir de agora, mas The Ray ainda retorna para lá, para salvar o seu mundo atual, enquanto Leonard Snart fica para trás…
Esperei que ambos ficassem.
O final do episódio é emocionante. Tem o funeral oficial do Professor Stein, com lágrimas e emoção, com destaque para o “Thank you for believin in me” da Sara e o “Tell Ronnie I miss him” da Caitlin. Então, quando o pessoal da Waverider vai embora para outro tempo, e Kara e Alex vão embora para a sua própria Terra, John Diggle é trazido para celebrar o casamento de Barry Allen e Iris West naquele momento, naquele parque. É uma cerimônia bonita, com votos inspirados, mas eu realmente não consigo me emocionar com as falas de Barry e Iris, e ainda acho que é um tanto bizarro que eles estejam se casando e tudo o mais… as lágrimas de “emoção” de Iris West NÃO ME CONVENCEM EM NADA. Para finalizar, ainda temos UM CASAMENTO DUPLO. Felicity interrompe Diggle antes que ele finalize a cerimônia: “Would you marry us too? Will you marry me?” Então, além de Barry e Iris, Felicity e Oliver também se casam, e eu adorei o sorriso de Felicity…
Foi um final bonito para quatro episódios EXCELENTES!

Para as outras partes de Crisis on Earth-X, clique aqui.


Comentários