MacGyver 2x10 – War Room + Ship


Um episódio bastante emotivo.
Gostei muito de “War Room + Ship”, mas cheguei ao fim com um nó na garganta por causa de Zoe. O episódio se divide entre várias narrativas, e foi uma das vezes em que elas mais puderam ser desenvolvidas, mesmo com um “caso da semana” acontecendo. Primeiramente, Jack vai atrás de Elwood para saber quem quer matá-lo e porquê, e começa a treiná-lo (e se divertir), com exercícios como “prendê-lo no porta-malas”. Por outro lado, acompanhamos a prova final de Bozer em seu intenso treinamento. E, por fim, depois que o Mac precisa desencanar da história de Matty estar mentindo sobre o seu pai para voltar ao trabalho, ele se envolve em um caso remoto em que se sai muito bem… o Mac estava mais lindo que nunca nesse episódio, eu preciso dizer isso… aquela camisa linda, o pescoço perfeito, o cabelo arrumadinho…
E um bumbum empinado, preciso dizer.
O caso de Elwood e Jack é muito bem desenvolvido, e é evidente que ele não está fazendo isso por Elwood, mas por Riley, a quem ele ama como uma filha. E foi MUITO BOA a cena em que Riley os encontra juntos no apartamento de Jack, descobre o que está acontecendo (Elwood está sendo ameaçado de morte por causa de uma bola de beisebol autografada, que vale muito, que ele roubou há um ano) e, curiosamente, mesmo sem entender direito suas próprias ações, resolve ajudar. Gostei das cenas dos três juntos, gostei de como ela agradeceu a Jack por estar ajudando o Elwood, e gostei da cena final, que foi angustiante, mas que contou com o Elwood fazendo o que precisava ser feito, ainda que não fosse o caminho mais fácil… Jack ficou orgulhoso dele. E quem sabe pode estar surgindo uma improvável amizade entre esses dois.
A prova de Bozer, por outro lado, começa intensa. Ele acorda algemado na cama com a mulher que gosta, mas que foi brutal com ele na última fase do treinamento, e agora eles precisam escapar de todo um cenário que parece bastante real. As cenas são ótimas e repletas de ação, e culminam em uma bacana cena no carro em que eles conversam sobre o que aconteceu na última vez, sobre como aquilo mexeu com ele, e parece que tudo fica bem. ELES ATÉ SE BEIJAM. Mas eu acho que, quando ela o beijou, ela sabia que era uma das últimas oportunidades que tinha para fazê-lo. “You’re just passed your final training exercise. Congratulations!” Não entendo o espanto, ainda que seja muito triste, pelo fato de eles não poderem mais se encontrar quando saírem dali… era de se esperar que isso acontecesse. Pelo menos, eles têm uma noite juntos antes de se separarem.
E eu não sei se ela realmente se despediu da série.
Mas vamos falar de MACGYVER! Eu realmente amei a missão, e tudo o que eu conseguia pensar era: “Que homem!” Sim, eu tenho uma quedinha por Lucas Till há anos, e eu adoro como o Mac consegue tornar tudo possível, e ainda é muito humano. Quando ele conversa com Zoe, por exemplo, perguntando tudo o que ela tem disponível para ajudá-la no barco, fazendo com que a Phoenix Foundation consiga as mesmas coisas para ele: WOW. Ele estava empenhado e incrível. E embora eles não tivessem muito tempo, quando ela estava nervosa demais para agir, ele conversou com ela, calmo, tranquilizando-a, contando histórias… aquele sorriso dele. Mas o sorriso desaparece depressa quando, como era de se esperar, mais problemas surgem. Eles conseguem religar a energia do navio, mas isso causa FOGO. A próxima missão, então, é apagar o fogo antes que o navio todo queime…
É ELETRIZANTE.
Gostei do formato do episódio, embora bem diferente do convencional. Quer dizer, estamos em uma missão de vida ou morte, e o Mac está criando coisas para salvar as pessoas, mas ele não está em campo. Ele ajuda por vídeo, construindo coisas para que Zoe possa imitá-lo. Instruindo-a. E a verdade é que ele nunca sai da segurança da Phoenix Foundation. Isso muda toda a perspectiva do episódio. A tensão do episódio cresce conforme eles percebem que apagar o fogo não é o suficiente, eles também precisam limpar o ar, e Mac trabalha com a ajuda da gravidade, e embora tudo pareça dar certo, e Zoe e Mac conversam com sorrisos, ela diz que “não esperava um cientista fofo” quando o indicaram a ela, e os problemas se intensificam. A água começa a invadir o navio, e estamos em uma paisagem meio “Titanic”. Eles têm 45 minutos, 1 hora no máximo.
Foi um NERVOSISMO e tanto! A água invadindo por todo lado, o Mac frustrado, gritando, e então Zoe o corrige e diz que “eles não usaram tudo”. Eles ainda têm ela. Foi doloroso, eu confesso, mas foi o que Mac teria tentado fazer, também, se estivesse lá. Zoe ficou para trás para selar a porta do lado de dentro e salvar as outras 31 vidas que dependiam dela. Foi corajosa e admirável. MAS QUE FINAL TRISTE! A última conversa de Mac e Zoe, a maneira como eles falam sobre sorvete ou como ele diz a ela que foi ELA quem fez tudo, ele só estava ali conversando com ela… me arrepiou. Que cena FORTE. Fiquei muito mal em ver as comunicações se desligando, em saber que Zoe estava morta… só porque eu achei que talvez pudéssemos vê-la mais vezes na série. E o rostinho triste do Mac chorando na War Room foi de partir o coração. Ou depois, com Matty…
Triste e belo.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários