Carinha de Anjo (2017) – A morte de Nicole


Sério, que sequência repleta de DECEPÇÃO!
Eu acho que em algum momento “Carinha de Anjo” se perdeu, e muito me entristece. Era uma novela tão bonita e que me fazia tão bem na sua estreia, mas ganhou um roteiro enrolado e sem novidades durante a maior parte dos capítulos, culminando agora em uma “fase final” (ainda se diz “fase final” quando faltam MESES de novela? Quer dizer, daria para desenvolver toda a trama ágil e incrível de “Maria do Bairro” só no período que nos resta de novela!) em que eles abarrotam de informações. O retorno de Nicole, e depois ainda teremos a entrada de Cassandra e o pai da Teresa… sinceramente, me angustia pensar em como escreverão essas fases. A verdade é que eu sinto que estou vindo comentar muito pouco sobre “Carinha de Anjo”, por falta de vontade mesmo, e na maioria das vezes estou vindo repleto de críticas… um roteiro mal escrito e atuações péssimas.
Onde estava a Irmã Fabiana nisso tudo? Karin Hils sim arrasa. SEMPRE!
Confesso que, há algum tempo, quando o retorno de Nicole se anunciou, eu fiquei animado. Achei que o retorno da Nicobra, ou do Dragão, movimentaria a trama de uma maneira legal… no fim, acontece que foi só um retorno DESPERDIÇADO em um roteiro fraquíssimo que não nos levou a nada. Além de tirar o Flávio do Rey Café, Nicole não fez praticamente mais nada, e foi decepcionante. Eu esperava mais, eu esperava maldade, eu esperava a boa interpretação de Dani Gondim, uma das poucas na novela. A personagem de Nicole foi pessimamente aproveitada, e terminou em um sequestro fajuto e sem sucesso, e um acidente de avião vergonhoso… eu sei que o SBT não tem recursos para acidentes, e eles são mesmo muito caros de se filmar, mas foi terrível assistir ao capítulo. Tudo abrupto e feito de qualquer jeito, e assim Nicole desaparece.
Pelo menos ela morreu achando que levou consigo a Dulce Maria.
Aqui, vou dizer: o roteiro não colaborou. Foi mal escrito e mal adaptado. A versão brasileira de “Carinha de Anjo” une dois momentos marcantes e fortes de “Carita de Ángel”, e transforma em um fraco evento de um capítulo. Em um deles, na versão mexicana, Dulce era sequestrada com a Irmã Fabiana, e o casebre pegava fogo, e todo mundo achava mesmo que Dulce Maria tinha morrido no incêndio. O segundo, que acontece só no último capítulo da novela, é um eletrizante momento de Dulce sequestrada por Cassandra e seu namorado, e a cena do helicóptero tem momentos FOFÍSSIMOS de boa atuação de Daniela Aedo (“¡Santa Cachucha!”), e uma morte muito mais impactante (embora não gráfica, por ser uma novela infantil) de um personagem. Triste despedir-nos de alguém como a Nicole em uma cena desperdiçada assim.
Mas vamos falar de atuações… PÉSSIMO. Infelizmente, PÉSSIMO. Não me comovi com a família acreditando na morte de Dulce Maria. Só me incomodei mesmo. Nós temos algumas belíssimas atuações em “Carinha de Anjo”, como a já mencionada Karin Hils, mas aqueles que precisavam garantir a emoção da cena eram fraquíssimos. Lembro-me da força da interpretação de Miguel de León, como Luciano, à porta daquele casebre em chamas, e de como aquilo me atingiu em cheio. O choro de Carlo Porto é frustrante. Realmente ruim. Bia Arantes, embora eu até goste dela, não sabe atuar triste. Sua voz de choro não me convence, tudo é muito falso e forçado. E Lorena Queiroz não tem a profundidade interpretativa que Daniela Aedo tinha. Portanto, o trio que deveria fazer a cena ser impactante não consegue passar toda a emoção do momento.
Novamente, no entanto, eu reforço: o roteiro não colabora. Não estou falando de uma longa pausa como aconteceu no México, mas a versão brasileira pecou no suspense. Tudo foi abrupto e jogado na novela de qualquer jeito e, como eu disse, acabou em um capítulo. Na versão original, a novela entra em recesso natalino para a mini-novela de 20 capítulos “Rayito de Luz”, com o suspense da possível morte de Dulce Maria. Nós SABÍAMOS que a Dulce não podia ter morrido, mas é bom intensificar o suspense. Não precisávamos disso, mas acho que precisávamos de pelo menos uma pausa de um dia. Era o momento ideal para terminar um capítulo e deixar a tensão no ar até o dia seguinte… ou quem sabe como acabar uma sexta-feira, para deixar o fim de semana em suspenso. Mas não. O fim do sequestro, a “explosão” do avião e o retorno de Dulce.
Tudo em menos de 40 minutos.
Ridículo. Nenhum planejamento de roteiro!
Pelo menos tivemos algumas interpretações marcantes. Se Lorena Queiroz, Bia Arantes e Carlo Porto falharam em entregar um bom momento (ah, e Priscila Sol também!), eu me emocionei, como sempre, com Blota Filho, como Silvestre, e Carol Loback como Franciely. Os dois transmitem muito mais emoção do que os familiares de Dulce. Senti mais falta de Karin Hils como a Irmã Fabiana, porque ela tem uma participação muito diminuta nessa sequência toda, e a emoção dela é transmitida pelo olhar, ela não precisa nem falar nada nem forçar um choro como o Carlo Porto… sério, o que foi aquilo? O Padre Gabriel também esteve de parabéns, e os garotos, que como verdadeiros super-heróis salvaram a vida de Dulce Maria. Ah, e o Flávio e a Haydee também nos presentearam com uma cena curta, que começa divertida e termina comovente!
Agora vamos ver o que nos aguarda nesse final “Frankenstein” que parece nos esperar para “Carinha de Anjo”. Não adianta enrolar por um ano de novela, e então querer colocar tudo de qualquer jeito de uma vez. A personagem de Cassandra precisava ser bem desenvolvida. A relação de Dulce Maria com o avô, mudando a sua forma de pensar e tornando-o uma pessoa melhor precisava ser bem trabalhada para ser convincente… na versão mexicana, ele já estava na novela nessa época, e tem participações angustiantes e revoltantes nessa possível morte da neta. Dulce Maria já está de volta, e a família já está feliz de volta. Assim, abrupto. Eu espero que a novela possa fazer um bom caminho final, para me deixar uma boa impressão, e não essa sensação de que tudo foi mal aproveitado ou mal interpretado. Será que Nicole morreu mesmo, hein?
Acredito que sim. Infelizmente.
Não foi digno dela.
Deixo um link (CLIQUE AQUI PARA LER) de um texto que escrevi em Abril de 2016, sobre o Capítulo 126 de “Carita de Ángel”, dedicado a Libertad Lamarque, e que contém mais ou menos os acontecimentos desse capítulo da “Carinha de Anjo” brasileira, embora o responsável pelo sequestro não fosse a Nicole: aqui vocês notarão a discrepância do que sentimos ao assistir aquele capítulo e esse: lá, o sofrimento real, bem interpretado; a dor e as lágrimas; a saudade de Dulce; a doçura e fofura de falas tão marcantes da garota, em sua vozinha adorável e infantil; e a pequena participação do avô nisso tudo, com o seu coração cruel e perturbado. A emoção e a alegria, naquele capítulo, foram outras… acho que aquele capítulo ficará guardado em meu coração para sempre, diferente desse, que foi apenas “mais um capítulo” da novela, e não nos marca em nada.

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Sinto dizer, mas minha opinião é completamente diferente da sua. Eu já sabia que a volta da Nicole seria algo rápido. A Dani e o Dudu Pelizzari (Flávio) terminaram de gravar em Julho, enquanto o resto do elenco gravou por mais 2 meses. A Nicole conseguiu fazer uma (pequena) confusão na novela. O avô da Dulce e a Cassandra: só em 2018 mesmo. O SBT tem que nos presentear com um belo final da novela. O Blota Filho disse que ele é de arrepiar. O núcleo dos Oliveira e dos Almeida já estão praticamente concluidos. Muito previsível, Zeca e Miguel farão uma dupla (Zeca será segunda voz. Sim, SEGUNDA VOZ) e Emilio e Juju tem um pai novo (mesmo que eu ache que o pai da Juju ainda aparece). O elenco gravou as cenas finais da novela na Argentina, o que me faz pensar que o sequestro de Dulce Maria a levará para lá. Sobre Cassandra: vazou um vídeo há alguns meses. Ele mostrava Cassandra parando um carro em frente à casa de Vitor dizendo que "a madrasta dela está desmaiada e grávida". Provavelmente a cena em que Estefânia é empurrada da escada. A burrice do SBT foi dividir a novela em três fases. A primeira onde Cecilia é noviça, a segunda após ela deixar de ser noviça e a terceira com a chegada de Adolfo e a morte de Nicole. O que acha? Espero obter uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer, mas eu fiquei bem decepcionado mesmo com o retorno da Nicole, porque ela era uma ótima personagem, e pareceu bem parca a sua participação nesses poucos capítulos de retorno... talvez para incentivar o Leonardo a se vingar? Mas a "vilã principal" vira só um mártir para um vilão secundário assumir? Me parece estranho... esperando, como eu disse na postagem... tenho esperança de um bom final para a novela, e acredito que eles têm material para fazer um ótimo fim, espero que eles não o desperdicem, porque o roteiro veio apresentando VÁRIAS falhas nos últimos tempos. Acho que o pior de tudo é que a novela está bem mal estruturada, e o roteiro não está bem escrito. Era uma trama adorável, e se tornou arrastada ou abrupta (dois extremos nada balanceados). Curioso para ver a passagem de Cassandra pela novela, gostava dela na versão mexicana... mas não gosto muito do Victor, então estou temeroso também. Vamos ver o que nos aguarda! Curioso saber desse fim de novela gravado na Argentina, estou ansioso para ver como ficou! :D Ah, sobre Zeca e Miguel uma dupla? Eu acho que o Miguel canta bem melhor que o Zeca mesmo, então tudo bem ele fazer segunda voz haha

      Excluir
    2. O Vitor não tem cara de quem tem uma filha de 16 anos. Tudo bem que na novela ele tem 36, mas o ator não tem cara de quem tem essa idade...

      Excluir
    3. Sim! Já pensei nisso também! Mas enfim... esse pode ser o menor dos problemas, na verdade. Tenho medo de como será o roteiro, como em tudo. Não é implicância com o ator, porque o Thiago Mendonça fez EXCELENTES trabalhos, vide sua interpretação como Renato Russo em "Somos Tão Jovens"! Sempre me leva às lágrimas... mas o personagem do Vitor não me parece nada convincente. Caricaturado, exagerado, não soa natural. Falha de escrita, também. Infelizmente. Vamos ver como vai ser quando surgir Cassandra!

      Excluir
    4. Olá sempre leio suas postagens com relação a Carinha de Anjo e hoje resolvi comentar. Com relação as gravações na Argentina, sim elas ocorreram, mas apenas estiveram lá os atores Carlo Porto e Bia Arantes, e foram gravadas as sequências de cenas para a lua de mel dos personagens. Com relação a cenas finais, nos últimos dias de gravações o Carlo Porto deixou escapar que estava gravando uma cena com a Lorena Queiroz em que ela estava saindo de um sequestro, portanto a Dulce ainda será sequestrada pelo menos mais uma vez na novela, espero que essa sequencia seja melhor do que a última apresentada. Com relação a cena comentada na postagem senti também falta de uma maior força de Dulce, como na cena mexicana em que ela e uma amiguinha(que se não me engano se chamava Mariana) fogem de dois homens que faziam dinheiro de mentirinha como dizia Dulce(nessa cena ela conhece o pai de Joaninha). Acho por exemplo que as crianças poderiam ter feito mais confusão, como por exemplo ter escondido Dulce por mais tempo(usando o argumento de se esconder de Nicole), ou até mesmo levado Dulce para casa sem nenhum adulto, não sei senti falta das crianças aprontando um pouco mais com toda essa historia. Com relação a chegada do Adolfo, estou muito ansiosa, se bem trabalhada a relação do Adolfo com a Dulce, pode trazer de volta uma característica muito forte da Dulce que o Sbt quase abandonou, que é a de conquistar a todos e seu coração doce, pouco trabalhado na minha opinião. Já em relação a Cassandra, não gosto dela desde a versão original, talvez por achar que é um personagem muito exagerada, no sentido de por ela ter apenas 16 anos e empurrar a Estefânia grávida da escada, tentar asfixiar a madrasta, sequestrar a Dulce e mentir descaradamente, espero que o Vitor não seja tão cego pela filha como o Noel era. Adoro seus comentários.

      Excluir
    5. Muito obrigado pelo seu comentário! Adoro saber que há pessoas lendo, e eu acho que é muito bacana podermos trocar informações e opiniões! *-* Quando você diz que "o SBT quase abandonou a característica de Dulce de conquistar a todos com seu coração doce", sabe o que eu fiquei pensando? Quando comentei sobre "Carinha de Anjo" mexicana, eu associei à personagem à Pollyanna (de Eleanor H. Porter), ainda antes de o SBT anunciar essa como a próxima novela... acho que a Dulce Maria original tem umas características BEM Pollyanna (não sei se você já leu o livro!), inclusive nessa passagem toda com o avô... talvez o SBT tenha propositalmente diminuído isso para não ficar parecida demais com sua próxima novela? De todo modo, eu acho que "diminui" um pouco o personagem da Dulce, sua doçura e a marca dela... talvez ela se torne uma personagem menos marcante assim. De todo modo, vamos ver como a novela vai fazer essas próximas cenas, e espero mais comentários seus! :D

      Excluir
  2. A Nicole quase não fez nada nessa versão, ela só foi um plot device e no final tivemos esse sequestro rídiculo que foi pior que o sequestro da Manuela.

    ResponderExcluir
  3. Bom no começo a novela até então era cativante mais chegando no meio já dava pra perceber a falta de profissionalismo principalmente o roteiro a enrolação de Gustavo e Cecília e blá blá blá e aquela Verônica já estava me dando ranço o mulherzinha viu o que me alegrou mais Foi descobrir sobre a volta da Nicola que resultou em decepção total principalmente pela morte dela que achei totalmente desnecessário mais tiveram q fazer isso só para entrar a inutii da Cassandra uma pré-adolescentizinha chata mimada só fazia birra nao fez porra nenhuma so tomar o lugar da Nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, eu também esperava muito mais do retorno da Nicole, e ela não fez praticamente nada, e teve uma morte patética. Muito triste! Agora sobre a Cassandra, eu discordo veementemente. Além de adorar a atuação da Bárbara Maia, acho que a personagem tinha muita força, muito mais do que na versão original. Seus dramas eram, às vezes, irritantes, mas sempre bem-fundamentados, ela era uma personagem consistente. Pouco escrevi sobre ela (mas tenho pelo menos 3 textos sobre a personagem, que me lembro agora), mas ela foi a única coisa boa na reta final de "Carinha de Anjo", a meu ver! :P

      Excluir

Postar um comentário