Carinha de Anjo (2017) – Gustavo pede Cecília em casamento!


Olha aí o julgamento seletivo!
Eu passei a semana inteira dizendo a mim mesmo que “eu não escreveria sobre o que está acontecendo na novela agora”, mas resolvi estar aqui, de todo modo, para não perder o momento. Até porque sei que alguns leitores podem querer ler o que tenho a dizer sobre isso, mas já aviso: vocês possivelmente discordarão de mim. Acontece que eu pensei em não escrever porque continuo com muita raiva do Gustavo e condenando fortemente as suas ações. Ciúme e tristeza são uma coisa, mas hipocrisia e falta de respeito não podem ser encaradas levianamente. E é o que “Carinha de Anjo” vem fazendo, ao romantizar uma relação nada saudável que, sinceramente, me preocupa. A história da novela é antiga, e tudo o mais, mas eles poderiam ter atualizado, e me pareceu tão antiquado, preconceituoso e excessivamente machista.
Muito me preocupo mesmo.
Não acho que Gustavo mereça a Cecília, e há muito eu deixei de conseguir torcer por eles. Na verdade, desde que eles terminaram e o Gustavo julgou a Cecília a torto e a direito. Muito me incomoda que ele “possa” namorar a Veronica logo depois de “ficar solteiro”, mas acha um absurdo que a Cecília esteja com o Doutor André… que ela nem estava, por falar nisso! Quando “tudo veio à tona”, eu tive outra onda de incômodo. Julgaram a Veronica como se ela fosse a própria Adma Guerreiro ou algo assim, minha nossa! E o Gustavo nunca baixou a bola e largou aquela atitude extrema e desrespeitosa, e a prova disso é como foi até o André para perguntar a ele se ele e Cecília tinham algo. André foi sincero e muito mais respeitoso que o Gustavo… por que ele não perguntou diretamente a ela e por que não acreditou no que ela disse, hein?
Eu não sei se o perdoaria. Ele realmente pisou na bola e a humilhou.
[Olha aí porque eu pensei em não escrever esse texto, vem aí mais crítica:] Acho que a grande “transformação” da Cecília foi superestimada. Fez muito mais sentido na nossa versão original de “Carinha de Anjo”. Na nossa versão, Cecília deixou o convento vestindo-se mesmo como uma velhinha, com saias longas e suéteres sérios, e só mudou de verdade com a ajuda da nossa querida Tia Perucas (a mexicana, não a brasileira, que eu não consigo achar “querida”). A Cecília de 2017 já deixou o convento com muito estilo, usando saias mais curtas, mostrando os braços… e não tinha problema, por mim, desde que não viessem nesse negócio de “mudar seu modo de se vestir” agora. Ela já se vestia super bem e super linda, e as grandes “mudanças” eu não enxerguei. Aquela última roupa que ela provou, por exemplo, que era LINDINHA mesmo, mas não destoava muito do que ela já vinha usando…
Então foi muito estardalhaço pra pouca coisa.
E a roupa que ela usou no jantar com o Gustavo? Gostei não. Mas isso é pessoal.
A não ser pelo cabelo… o cabelo mudou de verdade. E eu gostei muito. Bia Arantes é linda, e o cabelo mais curto e ligeiramente mais claro lhe valorizou, porque a deixou um pouco menos pálida. Ela estava realmente LINDA. Mas o Gustavo seguia não merecendo ela… e quando ele a vê, e fala daquele jeito todo meloso e romântico, e diz que não vai passar nem um minuto mais sem ela, eu não acreditei. Eu não consegui sentir nenhuma sinceridade em suas palavras depois do modo como se portou nos últimos tempos. Não consegui sentir emoção tampouco. E a Cecília se prestar a isso é triste. O que mais me emocionou na cena, ao som daquela trilha sonora lindíssima, foi o Silvestre e a Francielle espiando e depois dançando juntos na cozinha… porque esses dois, sim! QUE PERSONAGENS FOFOS! Por eles eu consigo sentir, com eles eu me emociono.
Enfim…
Vou dizer uma coisa, por fim: é interessante como a beleza é um conceito subjetivo que também varia de acordo com o nosso sentimento pela pessoa! Carlo Porto continua sendo um homem lindo (tipo muito, MUITO, lindo!), mas eu não consigo mais sentir nada pelo seu sorriso, como na cena com Cecília… ela se prolonga eternamente pelo o que deve ser um momento romântico, em que eles seguram a mão um do outro sobre a mesa à luz de velas, e depois eles dançam juntos durante uma música toda, com sorrisos, com carinho e juntinhos. E se beijam. O que me incomoda é que o roteiro esteja enfatizando o machismo de Inácio (que é real!), mas ignorando completamente o outro tipo de machismo, que é o do Gustavo (igualmente real), como se não existisse… de todo modo, a semana acaba com um pedido de casamento, um “Sim Piririm” da Cecília e um Gustavo feliz.
E eu não pude nem me emocionar.

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários

  1. Eu não tenho assistido a novela ultimamente, ando vendo apenas as cenas mais "importantes" no YouTube. Ainda não vi o pedido de casamento. Estou ansioso para "Poliana", que vai juntar elenco de várias novelas anteriores, mas enfim...

    Qual pedido de casamento foi mais bonito? Tobias (Chiquititas), Júnior (Chiquititas, o segundo pedido, ao som de Oh Carol), Otávio (C1R), Renê (Carrossel) ou Gustavo (Carinha)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pergunta complicada, mas eu vou tentar responder. Descarto de início o do Gustavo, porque não suporto o personagem nessa fase, e me angustia vê-lo feliz. Descarto também o do Otávio, porque a atuação do Duda Nagle era fraca, e da Juliana Baroni mais ainda. Gostei muito do pedido do Renê, muito do pedido do Tobias, e o do Júnior acho que gostei mais do primeiro, no orfanato, quando a Carol encontra o anel e ele diz que é dela... chorei. Nem sei se responde sua pergunta haha Mas é isso.

      Excluir
    2. Haha, o do Júnior é realmente bonito. O segundo pedido dele é em um momento muito triste da vida da Carol, em que ela está perto da morte (não, ela não morre). Ela canta na sala do orfanato. Nessa fase a Andréia está na novela (é a terceira temporada?). O do Tobias é muito inesperado, muito repentino... Jurol se casa no capitulo 510 somente. Então temos 35 capitulos deles juntos...

      Excluir
    3. Jefferson, parabéns! Você escreve muito bem. Como você consegue escrever tanto? Como você encontra tempo? Gostei da estética do seu blog. Uma coisa que me incomoda nos blogs, aos quais tenho acesso, é a falta da justificação dos textos. Não encontrei esse problema por aqui. Também consigo sentir emoção naquilo que você escreve. Forte abraço!
      Deus o abençoe!

      Excluir
    4. Oi, Luana, tudo bem? Desculpa a demora para responder, mas foi bem essa época de fim de ano, sabe como é, né? Postagens estavam prontas e programadas... MUITO OBRIGADO pela sua visita e pelas suas palavras! Fico muito feliz de saber que gostou, espero que possa visitar sempre :D Um abraço, e amém!

      Excluir

Postar um comentário