13 Reasons Why 1x11 – Fita 6, Lado A


“There is one more story to tell... one more bad decision... and this one's all on me. No... it wasn't the decision to go to the party. Because how could I have known? But it was the same night. That same awful night. Remember that story I was saving for later? Well, this is it. And it's all about you... Clay”

Chegamos à fita de Clay Jensen. E Clay tinha todo o motivo para estar em dor quando perguntou a Tony que motivo ele poderia ter para estar nessas fitas – porque dói. Uma das fitas mais angustiantes de se escutar, e mais tristes. O episódio é forte, e me levou às lágrimas, pela primeira vez. Porque diferente da dor e dos horrores pelos quais passamos anteriormente, essa fita fala sobre SENTIMENTO. Ela é profundamente triste, melancólica. E POR ISSO ela é tão dolorosa. Estamos de volta à festa de Jessica, pela última vez, onde temos uma última peça para encaixar no grande quebra-cabeça, e essa última peça é Clay Jensen. Alguma parte de Hannah Baker lhe dizia para não ir àquela festa, nem por Clay, mas ela foi… ela acabou indo. Porque ela não tinha noção do quão decisiva (para ruim) seria aquela noite em particular.
A festa começa até bem. Os momentos de Hannah com Clay são LINDÍSSIMOS. Eles são absolutamente fofos, e estão ambos tão felizes de estarem ali e de estarem juntos… o Jeff também é uma graça, e foi lindo vê-lo durante a festa, um verdadeiro amorzinho, incentivando Clay quando ele estava sendo um pamonha – mas Hannah e Clay tiveram ÓTIMOS momentos juntos. Eles conversaram, eles riram, eles beberam refrigerante, eles se sentaram próximos… ele deixou claro que Jeff o ajudava com UMA garota, uma só, no singular, e essa garota tinha que ser Hannah Baker… eles subiram aquelas escadas juntos e pararam na porta do quarto de Jessica, onde Hannah o convidou para entrar. Clay Jensen teve dificuldade em escutar a sua fita. Porque as memórias eram fortes, e eles realmente tiveram momentos muito bons naquela festa.
Mas ele sabia que tudo desandaria.
As cenas de Clay com Tony também foram excelentes. Tony não o abandonou em momento nenhum enquanto o garoto escutava a sua fita, porque sabia que ele precisava de algum tipo de apoio. Por isso ele estava com ele, no parque, no carro ou onde fosse… “I'm just like everyone else”. As cenas com Skye no Monet’s também foram interessantes – ela se propôs a ler as cartas do tarô para ele, e ela disse coisas muito fortes que os levaram a discutir sua própria relação, a maneira como Clay a abandonou, e a dor dela ficou evidente, talvez pela primeira vez na série. Eles falaram fortemente sobre problemas e sobre superação, e então sobre Hannah Baker, e Clay Jensen encontrou os pulsos cortados de Skye… um grito por ajuda, talvez. Mas Clay estava no limite demais, IRRITADO demais para conseguir fazer alguma coisa que seja.
Enquanto isso, o processo se intensifica, tudo será mais rápido daqui em diante, a escola está sentindo o cerco se apertar, vai haver um julgamento, e a mãe de Hannah acaba de encontrar o planejamento das fitas e dos “13 porquês”. Também vemos um pouco do background de Justin Foley, que está destruído, e que sai de casa e procura um lugar para ficar ligando para Jess, mandando mensagem para Zach, chegando à casa de Alex, por fim. Enquanto isso, inconsequente, Jessica vai até a casa de Bryce, e são cenas desesperadoramente TRISTES. E quando Justin descobre onde sua namorada está, ele pede que Alex o leve até lá, e as coisas explodem… ele surta por Jess estar “se divertindo” com Bryce, e solta um doloroso “Because he fucking raped you!”, com a verdade FINALMENTE dita claramente, mas os nervos ali estavam perigosos. Justin poderia ter matado Bryce, se não o segurassem.
Ele está destruído. Completamente destruído.
E a cena final de Jess chorando em casa também foi FORTE.
Mas voltemos à festa. Voltemos a Hannah Baker. Voltemos a Clay Jensen. Porque Clay, eventualmente, volta à sua fita. Clay e Hannah conversam, riem, e então finalmente SE BEIJAM. E o clima entre eles começa a esquentar… eles caem na cama de Jess, a camisa de Clay se vai… “At that moment, everything was perfect”. Como DOEU ver a Hannah imaginando um futuro perfeito, FELIZ, junto com Clay. Eles andando pelos corredores de mãos dadas, e coisas assim… aquilo foi TÃO TRISTE. Tão triste porque nunca aconteceu. E então tudo se desfaz. Enquanto eles estão se beijando e se conhecendo, Hannah começou a pensar em tudo o que lhe aconteceu. Com Justin. Com Bryce. Com Marcus. E com o próprio Clay. E então tudo ruiu. E foi doloroso ao extremo. Os DOIS sofreram. Ela tem problemas sérios, e para ela foi doloroso. Ele, coitado, mal entendeu o que estava acontecendo… doeu também.
Então ela pediu que ele saísse. Gritou com ele. E ele foi embora.
Foi então que ela viu Jessica ser estuprada.
Tudo começou ali, talvez… quando a noite da festa de Jessica desandou, tudo começou porque ela expulsou Clay e ele, infelizmente, não insistiu para saber o motivo, e simplesmente obedeceu. O depoimento de Hannah Baker nesse momento da fita foi uma das coisas que mais partiram meu coração. Chorei enquanto ela dizia:

“Clay... Helmet... your name does not belong on this list. But you need to be here if I'm going to tell my story. If I'm going to explain why I did what I did. Because you aren't every other guy. You're different. You're good and kind... and decent. And I didn't deserve to be with someone like you. I never would. I would have ruined you. It wasn't you. It was me... and everything that's happened to me”

Porque a calma com que ela diz isso nos toca mais que tudo, e nos mostra o quão DOLOROSO isso tudo é. Quando ela o elogia, quando ela diz que ele não é como todos os outros garotos, que ele é diferente, ele é bom e decente – teria doído muito menos se ela o tivesse acusado, se ela tivesse dito horrores dele. Muito mais. Porque parece que o problema era que “ele era bom demais”. É TÃO TRISTE ouvir a Hannah achar que “não merecia estar com alguém como ele”, que “ela teria arruinado ele”. Aquilo doeu de verdade, assim como tudo caindo sobre a cabeça de Clay. Quando ele diz que TUDO COMEÇOU COM ELE naquela noite. Que se ele não tivesse ido embora, então ela não teria estado lá para ver Jessica sendo estuprada por Bryce, e não teria causado o acidente que matou Jeff… então TUDO começou com ele.

“I-I just left Hannah. I left her there. She needed me, and I walked away”

O choque dele, e as lágrimas dele me doeram e me fizeram chorar com ele. À beira de se jogar para a própria morte, com o Tony atrás dele, chamando-o de volta, Clay Jensen pensa em tudo o que ele PODERIA ter dito… como as coisas poderiam ter sido. A conversa que nunca aconteceu. Na qual ele pediu que ela lhe contasse o motivo de pedir que ele fosse embora. A conversa que acaba com ele dizendo que não ia deixá-la, nem agora nem nunca, porque ele a AMAVA. Aquilo me destruiu. Porque foi LINDO demais, mas são coisas lindas que nunca foram ditas e que TALVEZ (mas é só talvez, porque Hannah TINHA problemas psicológicos que a levaram a fazer o que fez) pudessem ter ajudado para que o resultado da vida de Hannah fosse diferente. Aquela conversa que acabou com um “Why didn’t you say this to me when I was alive?”
Bah.
Aquilo FOI UM TAPA NA CARA.

“I couldn't... I couldn't tell her. I couldn't hold her. I killed Hannah Baker. Like you said. How am I supposed to live with that?”

Isso realmente pesa na vida de uma pessoa. Ninguém tem a garantia de que o Clay realmente poderia ter “salvado” Hannah Baker, mas ele vai, para sempre, pensar que talvez ele pudesse ter feito isso diferente, e talvez ela ainda estivesse viva e feliz, naquele futuro que ela imaginou para eles… TALVEZ. Mas foi, para mim, o episódio mais forte até aqui, foi o primeiro que me fez chorar de verdade – o mais triste, o mais deprimente! E é doloroso ver Clay Jensen colocar isso tudo para fora, também. Vê-lo chorar PROFUNDAMENTE, com um desespero real, com lágrimas fluindo, soluços, uma interpretação muito boa… o abraço de Clay e Tony, aquela força que o amigo estava tentando dar a ele… tudo isso foi incrivelmente bem escrito e bem interpretado, e me comoveu profundamente, tornando essa a cena mais bonita e esse o episódio mais triste da série.
Chorei junto. E foi maravilhoso.

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.



Comentários

  1. Meuuu!


    O QUE CHOREI com essa cena....do Clay lembrando da noite na festa com a Hannah, e tudo o que aconteceu, e depois tudo o que poderia ter sido falado... partiu meu coração, de verdade!!!!! ♥ chorei feito neném hahahahahaha ai caramba!


    Acho que esse episódio foi o que eu MAIS gostei de todos! É onde tudo se encaixa, acontece, toma forma! Fora que é repleto de sentimento e emoção! Me doeu profundamente! Porque ali estão as esperanças depositadas, a felicidade de encontrar uma pessoa bacana que gosta, mas num piscar de olhos, tuuuuuudo isso já não existe mais! Tantos planos, sonhos, taaanta coisa pra acontecer, mas que não acontecerá nunca mais! Parte meu coração, de novo, e de verdade!

    e como você disse, TALVEZ, talvez se Clay tivesse dito, talvez se Hannah tivesse contado...SE as coisas tivessem acontecido diferente. Mas não tem como saber, não tinham como saber! Só pensam nessa possibilidade agora, porque passaram por isso. E meu, essas coisas acontecem constantemente com a gente... quantas vezes você não pensou numa situação e o que poderia ter feito de diferente? Ou falado?! é muito foda isso né?!!!

    e gostei de Tony por perto, do lado do Clay nesse momento, dizendo que não o deixaria sozinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o episódio mais EMOTIVO da série mesmo... temos vários episódios fortes, e a série como um todo é mesmo um máximo, mas esse episódio ganha de qualquer outro no quesito "emoção", e é muito bem retratado... ouvir a fita de Clay e saber tudo o que ela acha dele, e ver todo o sofrimento dele... me tocou profundamente! As crenças de que as coisas poderiam ter sido diferentes, mas que é ele clamando para ele uma culpa que não é individual... enfim, um episódio LINDÍSSIMO. E o Tony estava um fofo mesmo! <3

      Excluir
    2. Sim... é o mais cheio de sentimento e emoção.

      Afff, só de lembrar já me enche os olhos de lágrimas ♥ ahahahaha

      Excluir

Postar um comentário