Merlin



Merlin é um dos maiores magos de todos os tempos, reconhecido como tal em inúmeros livros, séries, filmes e até musicais. Sua história normalmente está ligada à do Rei Arthur, do qual é conhecido como mentor. O mais interessante é ver como Arthur é um grande homem, mas que se curva aos ensinamentos de Merlin, ao qual normalmente dá ouvidos. No entanto, a mais clássica imagem de Merlin que se tem é daquela pessoa velha de barbas longas…
Obrigado, Disney!
Merlin já participou de histórias arturianas, já foi protagonista ao lado do rei, e já teve seus momentos solo. Como é o caso da famosa série da BBC, Merlin, que embora apresenta o Rei Arthur, traz o mago Merlin como o protagonista. Uma de minhas séries preferidas (sobre a qual sempre comento no blog, e que em a quinta temporada estreando em pouquíssimos dias), nela o mago Merlin é um adolescente e chega à Camelot para morar com Gaius, um médico que poderá lhe ajudar com seus poderes…
O que mais se espera na série é que os poderes de Merlin sejam enfim tornados públicos, afinal Arthur nada sabe sobre isso, mas apenas na temporada passada ele ascendeu ao trono, e agora com anos transcorridos e Mordred de volta, talvez seja a hora de finalmente revelar o segredo do mago! Na série, embora a antipatia inicial e as constantes provocações, Arthur e Merlin possuem uma bonita amizade que é mais emocionante do que muita coisa que se assiste hoje em dia… os momentos da dupla são sempre os melhores do programa!
Mas não só de Merlin vive o mago. J.K. Rowling citou o mago Merlin constantemente em seus livros, sem nunca falar do Rei Arthur. Na série de livros, ele é descrito como um dos magos mais poderosos de todos os tempos, tendo estudado em Hogwarts e sido selecionado pelo Chapéu Seletor para a Slytherin. Tendo em vista o tempo que se passou desde a vida de Merlin, é possível que ele tenha sido ensinado pelo próprio Salazar Slytherin… informações novas que apenas o Pottermore nos proporcionam!
Mas sigamos…
Atualmente, uma das versões mais famosas do mago Merlin está na série de livros de T.H. White, O Único e Eterno Rei, na qual o mago figura ao lado de Arthur como um dos personagens principais. Inclusive, o nome do último volume da série é O Livro de Merlin. Divulga-se que foram essas obras a darem origem a The Sword in the Stone de 1963 (a visão clássica de Merlin) e ao musical da Broadway Camelot. Outro musical que estreou na Broadway em 1983 se chamava Merlin, mas não ficou tanto tempo em cartaz e nunca ganhou nenhuma outra produção, portanto não se tem muita notícia…
O importante é que Merlin é, e sempre foi, um mago poderoso que serve de espelho para muitas pessoas e muitas histórias. Constantemente quando aparece, ou mesmo citado, é visto como amplamente poderoso e como mentor ou professor de alguém… portanto, ele é provavelmente o mais importante mago sobre o qual estou comentando nesse Mês Temático… não desvalorizando os demais, mas Merlin merece nosso respeito! E você: qual sua versão favorita de Merlin? Qual a imagem que você tem dele quando escuta o nome? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

Postar um comentário