Merlin 5x02 – Arthur’s Bane, Part 2


-If Mordred is not Arthur’s Bane, then who is?
-Himself.

A série só evolui a cada um de seus episódios. Depois de uma Season Premiere fantástica, a segunda parte do episódio consegue ser ainda maior. Já introduzidos ao tema da temporada, conhecendo um pouco mais desse novo Mordred, e querendo mais e mais respostas, acompanhar esse 5x02 foi espetacular! E o episódio tirou bastante de seu humor e investiu no lado sério e sombrio… que sempre me encantou e não foi diferente nesse episódio. Entre os melhores episódios da série, estou muito entusiasmado com esse quinto ano!
Morgana está cada vez mais descontrolada em seu poder, e encontrar e matar Arthur é tudo o que ela quer. E mesmo de conseguir escapar de Mordred e os demais, Arthur e Merlin partem exatamente para onde ela está. Mas Mordred é a grande chave de tudo, ver o reencontro dele com Morgana foi fantástico. Meus olhos brilhavam, achei todas as cenas simplesmente perfeitas… e é bom ver como ele parece muito mais sensato e centrado, mas sério, mais inteligente, pondera mais as coisas… o que o torna muito mais perigoso.
Esse perigo todo que Mordred significa para qualquer um parece ser o grande guia para a quinta temporada, uma vez que o personagem assume posição de destaque e já conquista o público. Não consigo deixar de vê-lo como um personagem distinto daquele Mordred que vimos nas primeiras temporadas de Merlin, mas ainda assim é um personagem ótimo, que merece cada destaque que está recebendo… acho que Merlin está perdendo um pouco do controle (finalmente, afinal ele sempre foi meio paspalho mas bastante centrado) com esse pavor de o quê Mordred significa para o futuro de Arthur.
E eu quero ver o Merlin perdendo a razão.
Enquanto esse tipo de coisa começa a acontecer, e Mordred assume como Cavaleiro de Camelot (agora Sir Mordred – só eu achei a cena chocante? Eu estava de olhos arregalados, abismado, emocionado e querendo aplaudir… que grande acontecimento para a série, algo que mudará tudo!), o poder de Merlin continua em segredo. As oportunidades não faltaram, e eu me permiti um pouco de esperança quando Merlin foi falar com Aithusa e Arthur o seguiu, mas nada aconteceu…
Não sei por que ainda me dou essas esperanças. E quando achei que a batalha Arthur x Morgana poderia ser interrompida por uma revelação dos poderes de Merlin, o que aconteceu foi quase ainda melhor, porque Mordred me surpreendeu. A cena teria tido muito mais efeito se o acontecimento desmentido nos últimos 10 segundos de episódio tivesse mesmo acontecido… eu já estava imaginando todo um novo roteiro para a série, totalmente mudado de qualquer coisa que eu tinha imaginado. Mas vamos manter os pés no chão que nada tão surpreendente assim aconteceu no final das contas.
Mas a cena toda foi espetacular!
E com o término desse episódio duplo, Gwaine e Percival conseguem voltar para casa, e o ET de Steven Spielberg ganha uma identidade (estou o chamando de Diamair agora) e eu espero vê-lo mais vezes na série. Bem antes de a verdade ser revelada eu já tinha matado a charada, mas ainda assim foi bom vê-lo conversando com Merlin… que não fez o zilhão de perguntas que qualquer um dos fãs do programa tinham em mente… mas, de qualquer maneira, espero ter o ET de volta…
E um outro “mistério” que eu acho que ficou, mas que muita gente pode ter deixado passar despercebido, foi o de Sefa. Depois de escapar do plano idiota de Gwen, ela presencia a morte do pai e não sei o que isso significa… que ela não precisa mais ser “vilã” ou que isso desperte nela um sentimento de vingança, transformando-a em uma espécie de justiceira. Espero, sinceramente, que a segunda alternativa esteja correta… quem sabe vê-la se aproximando de Mordred, agora que ele estará tão presente em Camelot… imagino boas tramas para a quinta temporada!
E Mordred e Merlin ainda tem um relacionamento legal levando em conta que um conhece o segredo do outro. As conversas dos dois, embora breves, fazem parte das melhores cenas da série. E espero ver muito mais interação deles nessa temporada, incluindo a revelação do segredo de Merlin e quero desvendar os planos de Mordred… afinal não sabemos exatamente o que ele quer ou pensa, e a cena final em que ele fala com Merlin foi praticamente convincente. No que acreditar? Só sei que eu AMO Mordred mais a cada episódio! kkk
O episódio beira à perfeição. Não digo que é perfeito ainda porque quero só ver o que o resto da temporada está guardando para os fãs, mas a série evoluiu tanto que eu estou me apaixonando mais a cada episódio, a cada temporada. Só desejo que continue com sucesso e que possamos acompanhar Merlin por vários anos, com a mesma qualidade. E quem mais acha que a quinta temporada promete ser grandiosa, com uma introdução como essas? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários