A Mediadora


Vou ter de explicar. É que eu não sou exatamente como qualquer garota de 16 anos. […] No final das contas, sou uma adolescente americana perfeitamente normal e comum.
Só que eu falo com os mortos.
Talvez não devesse dizer assim. Talvez devesse dizer que os mortos é que falam comigo. Quer dizer, eu não ando por aí procurando esse tipo de conversa. Na realidade, tento evitar essa coisa toda o mais que posso.
Mas o negócio é que às vezes eles não me largam.
Estou me referindo aos fantasmas.
Não acho que eu seja maluca. Pelo menos não mais maluca que qualquer outra adolescente de 16 anos. Suponho que posso parecer maluca para certas pessoas. A maioria do pessoal no bairro onde eu morava certamente achava isto. Que eu era biruta. Mais de uma vez puseram os conselheiros da escola para cuidar de mim. Às vezes chego a pensar que talvez até fosse mais fácil simplesmente deixar que me trancafiassem.
Mas mesmo no nono andar de Bellevue – que é onde eles trancafiam os loucos em Nova York – eu provavelmente ainda não estaria a salvo dos fantasmas. Eles me achariam.
Eles sempre me acham.

A Terra das Sombras, Meg Cabot

Perco a razão totalmente falando sobre A Mediadora. A Terra das Sombras foi o primeiro livro que li de Meg Cabot, muitos anos atrás, e ainda acho e defendo que essa série é a melhor que a autora já escreveu. Os livros apresentam tudo o que Meg sabe fazer de melhor: as cenas atrevidas, as piadas irônicas, as referências pops incríveis, o humor afiado, o mistério, o romance e, nesse caso, o sobrenatural. A MEDIADORA é uma das melhores séries de livros que eu já li, mesmo que seu ápice tenha ocorrido em Reunião.
A Mediadora conta a história de Suzannah (ou simplesmente Suze) Simon, uma mediadora adolescente, capaz de ver, tocar e conversar com fantasmas. Sua principal função na terra é ajudá-los a ir adiante, ou seja, passar para a próxima vida, seja ela qual for (você pode imaginar a quantidade de problemas que ninguém mais entende esse tipo de dom pode lhe causar). Mas aos poucos também descobre alguns poderes extras, como poder viajar à Terra das Sombras ou aquele incrível poder do último livro que não conto por prevenção de spoilers. Muitos desses são descobertos com o surgimento de Paul na série, um outro mediador que se torna seu principal antagonista.
Uma das coisas mais interessantes na série é ver como ocorre sua relação com outros mediadores, como o Padre Dominic, diretor da escola para onde ela é mandada quando se muda para a nova cidade. Interessante ver um padre mediador, e a relação dos dois é bem divertida. Mas melhor ainda é ver Jesse, o jovem e lindo fantasma do século XIX (e latino!) que mora no seu quarto. Ele chegou primeiro, já estava lá quando ela se mudou… e Jesse é o melhor par romântico que Meg Cabot já escreveu para uma de suas protagonistas. Ele é divertido (ciumento, embora não assuma isso de maneira nenhuma), educado e protagoniza várias das melhores cenas dos livros. Os dois me fizeram suspirar de verdade, em vários e vários momentos, apresentando um romance bonito, divertido e verdadeiro. Dava gosto torcer pelos dois!
Com o decorrer dos livros, Suzannah ajuda mais e mais fantasmas a encontrarem seus caminhos (vários deles em Reunião, o melhor livro da série), enquanto tenta enrolar fazer isso por Jesse. Mexendo bastante com o sobrenatural, Meg nunca perde seu humor afiado e sua narrativa atual e adolescente, mesmo nas cenas mais sombrias. Que são abundantes na série. Algumas cenas de exorcismo já no primeiro livro são admiráveis, e acho que a maneira como Cabot conduz a narrativa merece aplausos. Tudo funciona de uma maneira tão perfeita, que mesmo os momentos mais sombrios se mesclam com os mais engraçados ou românticos, nos presenteando com um livro completo… ação, mistério, suspense sobrenatural, problemas adolescentes.
AAAAAHHHHH!
Sou apaixonado por A Mediadora, irremediavelmente. Amo as histórias apresentadas, as cenas creepy, as piadas e o romance de Suze e Jesse. Eles são o casal mais fofo que Meg já fez, e não tem como não suspirar, toda vez que se lembra deles. Impossível não se apaixonar. Porque Meg (diferente de outras autoras) consegue dividir muito bem os livros e focar na história, colocando o romance como um alívio e um pano de fundo, não como a história principal. Em nenhum momento ela suplanta os fantasmas e/ou os problemas pessoais de Suze para falar apenas sobre seu “romance” com Jesse…
Meg Cabot RULES!
Se você nunca leu nada de Meg Cabot, você realmente precisa fazer isso! Mas minha dica é A Mediadora. Não fique pensando “por qual livro dela eu começo?”, simplesmente pegue A Terra das Sombras e seja feliz! Certamente você não vai se arrepender… e depois venha aqui comentar o que você achou! É uma série de seis livros, todos muito bons e envolventes. Você vai ler os seis tão depressa que vai ficar eternamente desejando mais. Até acho que vou pegar o meu livro para ler novamente! Não é de hoje que estou com vontade disso kkk. Já no primeiro volume, Suze descobre que a escola está sendo atormentada pelo fantasma de uma garota que se matou ao ser desprezada pelo namorado, e agora quer vingança (só para comentar: a morte dela, quando a vemos, é chocante!); e então vamos ler? Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários