Glee 4x04 – The Break Up


NOSSA!
Esse episódio deveria passar nos cinemas e concorrer ao Oscar… nem sei direito como comentar algumas das minhas impressões (a maioria delas não será possível expressar em palavras), quase nem fiz anotações devido à qualidade do episódio (não conseguia nem piscar). Depois que terminei de assistir dei uma voltinha para processar as informações antes que pudesse escrever esse texto…
E da mesma maneira como Glee NUNCA fez um episódio tão bom quanto esse em sua história, eu duvido muito que o fará no futuro. O balanço entre cada um dos casais/histórias, a presença de personagens novos que meio que aliviaram e o tom de realidade que a série tentou assumir. Glee tentou tornar esses romances todos em coisas realísticas, e pela primeira vez conseguiu de verdade… uma das melhores falas fica para Santana: “Namoros à distância não dão certo. Eventualmente alguma coisa acontece que faz com que terminemos. Ainda mais na nossa idade”.
Aplaudi.
Brittana foi o casal mais deixado de lado, embora a justificativa para o fim do namoro tenha sido plausível. Não o flashback de Santana (o qual eu achei bem forçado e desnecessário), mas todo o discurso que continha o que eu escrevi acima. Foi um término emocionante, bonito e verdadeiro… e agora seja o que for que vá acontecer com Brittany no futuro, não tem porque fãs de Brittana ficarem bravos…
Wemma foi comprovado anteriormente como o casal que sobreviveria ao episódio, o que ficou mais explícito na música final. Mas afora isso, os dois praticamente não tiveram tempo de episódio – a história de Will ir embora foi retomada, e o fato de ele presumir que Emma abandonaria sua vida simplesmente para acompanhá-lo não deu muito certo para ela, e os dois tiveram um desentendimento. Que não deve durar.
Klaine e Finchel tiveram as melhores histórias do episódio.
Kurt estava sendo um namorado deplorável desde muito tempo. Como eu comentei nas duas últimas postagens, ele estava me irritando, e queria ver Blaine sozinho. Só a traição que pode ter sido meio precipitada do roteiro, afinal não tivemos nada nos episódios passados que nos levassem a isso [e quem é ELI?], mas tudo bem. Isso proporcionou aquela emocionante versão acústica de Teenage Dream que quase me fez chorar! Mas, como Kurt mesmo disse, faria mais sentido se fosse Sebastian…
E eu não ficaria triste se tivesse sido o Sebastian.
Nessa cena do bar é onde Rachel canta Give Your Heart a Break com Brody, em uma cena totalmente diferente da imaginada por mim, mas tudo bem. Foi bonito ver a química dos dois, mesmo sem nenhuma proximidade, e ver as reações de Finn… e as brigas no meio das ruas de Nova York foram praticamente épicas. Corações partidos (especialmente Finn e Kurt) e muitas lágrimas, seguidas por Don’t Speak, que tem que ter sido a música mais deprimente do episódio! AMEI a performance, as interpretações de todos, as cenas nas camas, o clima pesado e as lágrimas, mas alguma coisa naquela música me deixava triste desde antes de ver a cena… o ritmo dela, ou alguma coisa (além da letra, claro) realmente me dá a sensação de tristeza, de fim.
Como se eu já a conhecesse.
E Rachel volta rapidamente a ser a simples garotinha da High School nesse episódio, vulnerável e fraca, e tem um momento com um Finn distante e já sabendo que não daria certo. E não deu, como era de se esperar. FINALMENTE Finn e Rachel terminaram, mas as cenas foram tão emotivas que mesmo eu, que não suporto o casal, fiquei meio triste. Mas a discussão dos dois no palco foi ÉPICO! Rachel disse tanta coisa tão bem dita, Finn também teve seu momento, e os dois emocionaram demais na atuação. PERFEITO!
E em meio a tudo isso, tantas lágrimas e tudo o mais, as esperanças para o futuro continuam existindo com Jake e Marley… os dois compartilharam várias cenas lindas, e o namoro com Kitty chegou ao fim, e embora Marley continue com seu coração partido, acho os dois o casal mais fofo do momento… AMO o Blake, mas espero mesmo que ele não entre no meio disso, porque já sou um shipper de Jarley. Ela vai mesmo ser Sandy? I NEED IT!
Falando em Sandy, oficialmente Grease foi escolhido como o musical desse ano, e embora eu concorde com tudo o que foi dito [e eu AMO O MUSICAL], não me pareceu convincente vindo da boca de Finn. Mas como eu não gosto dele, nada do que ele diz me parece correto. Mas Grease realmente dá certo com esse grupo, e vai ser lindo vê-los interpretando essas músicas. Só eu ri com o clube de Kitty?
E por fim, as músicas pareceram combinar tão bem que nem sei como explicar. Essas fazem parte das melhores músicas já interpretadas na série toda, todas emocionantes, comoventes, e que se encaixavam ao episódio e à história. As músicas por si só já pareciam obras perfeitas para contar a história desejada, para emocionar da maneira certa, e os atores as interpretaram de maneira linda. Vide Barely Breathing que me surpreendeu no início do episódio (em qualquer sentido).
E o episódio termina com a emotiva e perfeita interpretação de The Scientist (e não, Ryan Murphy, essa não foi a melhor apresentação de Glee. Pode até ter sido uma das mais emocionantes, mas não a melhor de todas), que mostrou os quatro casais em destaque cantando como Nobody said it was easy… o tom melancólico, a letra pesada, as roupas pretas, a escassez de iluminação, os pedantes flashbacks com momentos marcantes… simplesmente perfeito para finalizar esse episódio.
Já sei que podemos esperar um Blaine bem deprimido nos próximos episódios. A culpa foi dele, mas ela pode ser compartilhada com Kurt. E espero que eles não voltem, pelo menos não tão cedo. E um Kurt também. Rachel deve crescer aos poucos, Finn poderia morrer. Santana deve sumir novamente por tempo indeterminado, e Brittany deve começar a se recompor com a ajuda de Sam e Ryder… e vamos esperar um mês inteiro pelo próximo episódio, que deve ser ótimo também! Só eu acho que a quarta temporada está se superando? Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: Vou assistir de novo para ver se consigo processar melhor todas as informações. O texto ficou confuso demais? kkk

Comentários