Harry Potter



Dumbledore e a Professora Minerva curavaram-se para o embrulho de cobertores. Dentro, apenas visível, havia um menino, que dormia a sono alto. Sob uma mecha de cabelos muito negros caída sobre a testa eles viram um corte curioso, tinha a forma de um raio.
- Foi aí que? – sussurrou a professora.
- Foi – confirmou Dumbledore. – Ficará com a cicatriz para sempre.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling

Não vim escrever essa postagem com esse trecho na cabeça, mas ele me pareceu apropriado demais. Confesso que uma certa emoção tomou conta de mim ao ler essas palavras e recordar tudo o que elas representam… falando sobre bruxos, Harry Potter e todo seu universo não poderiam ficar de fora de maneira nenhuma! J.K. Rowling já faz parte do imaginário público, uma figura importantíssima na vida de muitas pessoas, inclusive na minha.
Harry Potter representou uma revolução em vários sentidos. Arrastando milhares de fãs que cresceram ao lado do bruxo mais querido de todos os tempos, J.K. Rowling revolucionou o mundo da literatura, escrevendo livros longos e sem ilustrações para crianças que se apaixonaram pelo mundo dos livros por sua causa. Também revolucionou a indústria do cinema em se falando de adaptações de livros, que foram impulsionados pelo sucesso que suas obras fizeram na telona. E mais do que tudo, representou aquela revolução no coração de cada um que lê esse texto e se identifica, porque Harry Potter fez e faz parte de sua vida…
Harry Potter representa a infância, adolescência de muita gente. É aquele garoto que está buscando se conhecer, lutando para fazer a coisa certa, conservando suas amizades, buscando salvar o mundo sem nunca perder a cabeça por lutar contra aquele que foi o responsável pela morte de seus pais. Harry é um garoto sofrido, ele tem uma história e tanto! Quantas vezes não choramos por ver que nosso amado Harry não estava passando por fases boas… procure lembrar quantas vezes você viu o personagem feliz? Se viu alguma, foram pouquíssimas. Afinal, ele sempre está com aquele olhar perdido, aquele peso nas costas…
E a tristeza pela morte dos pais e o peso pela responsabilidade de deter Voldemort só aumentam a partir do quarto livro (que por sinal é o melhor da série!) quando o Lorde das Trevas retorna e gradativamente recupera seu poder. As mortes são constantes na vida de Harry… os pais, Cedrico, Sirius, Dumbledore e depois uma infinidade de personagens tão amados que partem de maneira melancólica em Relíquias da Morte. Harry Potter te emociona, te ensina, te faz crescer! Te faz ser humano…
E J.K. Rowling cria uma das narrativas mais completas/complexas de que se tem notícia. Um mundo todo novo que faz querer estar em Hogwarts. Quem nunca esperou a carta de Hogwarts? Quem nunca tentou conjurar um Patrono? Quem nunca tentou falar a língua das cobras? Quem nunca olhou para um vaso e deu uma risadinha? O mundo é convidativo, a história é contundente, os personagens são apaixonantes. E uma das principais características da narrativa de Rowling é o amor. Como foi o amor de Lílian que protegeu Harry quando ele era um bebê, como foi o amor de Snape que o fez fazer tudo o que fez, e como o amor entre Harry, Rony e Hermione permitiu que eles passassem pelas situações mais difíceis sem nunca desistir.
Blogueiro bobo, já está à beira das lágrimas escrevendo nesse momento. Mas os Potterheads estão todos balançando a cabeça a uma hora dessas, não? Falar sobre Harry Potter para nós nos deixa bobos, nos deixa emotivos, e nostálgicos. Estou bem naquela fase de desejar reler os livros e não ter tempo, mas de ficar com eles aqui do meu lado, olhando para eles, folheando e lendo uns trechos ocasionalmente… e como Rowling prometeu, Hogwarts sempre está lá para nos acolher de volta!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários