Cuca – Sítio do Picapau Amarelo



Falando de bruxas, não tem como deixar de lado uma de minhas bruxas favoritas: a Cuca! Ela na verdade faz parte do folclore nacional, mas foi tão mais popularizada através da obra de Monteiro Lobato e suas adaptações que dá quase para acreditar que foi ele quem criou a personagem. A Cuca é descrita como uma velha com cara de jacaré e longos cabelos loiros. E foi dessa maneira representada na maioria de suas adaptações televisivas…
Eu particularmente não enxergo a Cuca sem ser como um jacaré. A de 1951 (no filme o Saci) ou a de 2007 (interpretada por Solange Couto) não me parecem a mesma personagem. Embora essa última tenha conseguido me dar alguns arrepios. Mas aí é que está, a personagem não é exatamente alguém que eu associo ao medo. A Cuca chega a ser cômica repetidas vezes, e tem toda essa coisa de ter a forma imensa de jacaré, aqueles cabelos loiros… é gostoso assisti-la!
Tanto que nas histórias do Sítio do Picapau Amarelo por muitas vezes ela não foi o vilão. O vilão vinha de fora e ela de uma maneira ou de outra acabava ajudando – às vezes para defender a floresta, ou alguma coisa assim. O que importa é que ela era sempre divertidíssima. Cuca me lembra infância. Todo o Sítio do Picapau Amarelo me lembra infância… mas incrivelmente a de 2001 (que foi a que eu tanto vi quando tinha 8 anos de idade!) não é a minha Cuca preferida…
A Cuca mais marcante para mim foi a de 2003 e 2004, embora goste muito da de 2005 e 2006 e acredite que ela merece seu crédito por ainda ser a Cuca e estar absurdamente parecida com a original de 1977. Essa última, por sinal, que me dá uma sensação de infância e nostalgia, mesmo que eu ainda não tivesse nascido quando o Sítio original saiu do ar… mas o boneco um pouco mais precário tornava a sensação de Cuca mais real… ela era simplesmente encantadora! Meus olhos estão brilhando agora ao lembrar de tudo isso…
A Cuca está muito mais presente nas adaptações da Rede Globo (acho que esteve presente em todas as histórias praticamente – de vez em quando não nas primeiras, do Reino das Águas Claras e a Emília começando a falar, mas depressa) do que nos livros de Monteiro Lobato. A grande maioria dos livros nem ao menos a citam, acho que só em O Saci mesmo… e aqui está a primeira aparição de Cuca no universo de Sítio do Picapau Amarelo:

Súbito, ao dobrarem uma curva, viram lá num canto a rainha. Estava sentada diante duma fogueira, de modo que a claridade das chamas permitia que as “folhagens” lhe vissem a carantonha em toda a sua horrível feiúra. Que bicha! Tinha cara de jacaré e garras nos dedos como os gaviões. Quanto à idade, devia andar para mais de três mil anos. Era velha como o Tempo.

E agora, me bateu aquela vontadizinha de ler Monteiro Lobato novamente. Estou quase correndo para meu armário e pegando A Chave do Tamanho… ou quem sabe pegando os DVDs antigos (tanto do Sítio novo quanto do antigo) e indo assistir… não só da Cuca, mas bateu aquela saudade da galera toda do Sítio do Picapau Amarelo? Isso também é marcante para você? Quem sabe nesse fim de semana não possamos aproveitar para reviver alguns momentos tão gostosos do passado? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários