The Good Place 4x03 – Chillaxing



“He's like Superman with nervous diarrhea”
O JASON E A TAHANI ESTAVAM PERFEITOS DEMAIS NESSE EPISÓDIO! A temporada ainda está em um ritmo diferente do que “The Good Place” nos ensinou a esperar dela – mas é a última temporada, e eu não espero menos do que um plot twist genial a qualquer momento. Como estamos refazendo o experimento, temos muitas referências à primeira temporada (o que é fofo), e às vezes parece que o ritmo também retrocedeu, com a diferença de que agora não é apenas o Michael observando, manipulando e torturando todo mundo, mas eu confio na série para um encerramento maravilhoso… e o próximo episódio deve dar uma movimentada na história, porque alguém está vindo de muito longe para o “Good” Place, seja lá quem for. Eu gostei muito do episódio, que tem um ótimo efeito sobre Chidi (!), mas cujas estrelas foram mesmo Jason (sendo ele mesmo) e Tahani (e suas menções a famosos).
Tudo começa quando Eleanor e Michael conversam sobre Chidi (“What a dork! I love him so much”), e eles parecem confiantes demais que Chidi vai resolver todos os problemas e salvar a humanidade, mas a verdade é que talvez nem mesmo o Chidi consiga salvar o Brent. Ou o problema talvez seja que Chidi está relaxado demais, e isso não o impulsiona. A falta de desafios (ou de “tortura”) o deixa tranquilo e sem ganas de melhorar, porque ele não percebe essa necessidade. Nesse momento, Chidi acredita que fez tudo certo no seu tempo na Terra, e agora pode curtir o pós-vida… por isso, Eleanor e Michael terão que confrontá-lo com algumas decisões difíceis, porque foi assim que ele melhorou da primeira vez, e é só assim que ele pode melhorar novamente… e, mais do que isso, ajudar as outras pessoas a melhorarem também, com suas aulas!
A ideia da Eleanor é maravilhosa: ELA COLOCA O JASON NAS AULAS DELE. Eleanor leva o “Monge Jianyu” para Chidi, explica a Chidi que ele não está se adaptando muito bem, e faz o Chidi prometer (!) ajudá-lo. Depois, assim que Eleanor fecha a porta, o Jason interpreta ele mesmo lá da primeira temporada, E ESSA É UMA DAS MELHORES COISAS DO EPISÓDIO! Quando ele conta tudo, como fez com Eleanor lá no começo da primeira temporada, dizendo que seu nome é Jason Mendoza, que ele não é um monge e tudo o mais… e, assim, Chidi ganha sua primeira dor de estômago no Good Place. Uma semana depois, ele está sendo torturado, Jason está sendo ele mesmo na casa de Chidi, para seu desespero, Eleanor e Michael aparecem à sua porta e quase “descobrem” tudo, quando pedem que ele acompanhe “Jianyu” ao luau daquela noite…
Tudo parece estar indo bem.
Enquanto isso, Tahani também tem CENAS EXCELENTES. Primeiro com Janet, que ainda está tentando superar o término com Jason, e que está recorrendo a umas dicas de como superar um término… como o número 7 da lista, que fala sobre fazer algo louco no cabelo (as mechas são um máximo!), ou o número 42, que fala sobre assistir “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo” (adoro o filme, mas o comentário sobre “ser as mesmas músicas do primeiro” é SENSACIONAL!), e então Tahani tem uma ideia: um dia de spa com John, e talvez ela consiga se aproximar dele, fazê-lo perceber que ele não foi uma pessoa assim tão boa na Terra, e convencê-lo a se juntar às aulas de Chidi também. “You should tell him about how eight different characters from ‘Game of Thrones’ are based on you”. E eles têm um dia de spa MARAVILHOSO e cheio de fofocas!
Como sempre, Tahani ARRASA nas suas citações a pessoas famosas, e uma galera entra em sua lista hoje… adorei a história de “Game of Thrones”, naturalmente, e também amei a maneira como ela fala sobre a resistência de John a se juntar às aulas de Chidi: “I haven't encountered this much resistance since I tried to get Timothée Chalamet to go out into the sun”. Tahani, então, tenta uma abordagem mais direta. Diz a John sobre como os comentários dele em seu blog magoavam as pessoas, e tenta fazê-lo reconhecer isso, lhe dando a chance de ser alguém melhor, ali no Good Place, mas ele não consegue olhar para si mesmo, e a humilha novamente… parece que nenhum avanço será realmente feito. Mas a esperança vem, afinal, quando Tahani percebe O QUANTO ELES SÃO PARECIDOS. E qual é o problema dos dois: a obsessão pela fama que os deixa sozinhos, no fim.
A história que ela contou foi lindinha, sincera, bonita. Orgulho da Tahani! <3
E eles saem para andar juntos, quase amigos… talvez seja evolução de verdade!
Durante o luau, temos outra cena excelente do episódio, quando Michael e Eleanor apresentam a possibilidade dos moradores do bairro conseguirem seus maiores desejos, e enquanto Jason tenta jogar uma pedra no vulcão (!), Chidi tenta impedi-lo a qualquer custo, porque quem sabe o que apareceria ali? E então ele seria descoberto. AS CENAS SÃO MUITO MUITO BOAS! No fim, Jason consegue jogar a pedra, ganha uma moto ousada, e Chidi tem que mentir que a pedra e, portanto, o desejo eram dele, para que não sejam ambos descobertos… então, ele mente para todo mundo, o que deve ser dificílimo para ele. Eleanor quer continuar pressionando, Michael, por outro lado, acha que isso já foi o suficiente por um dia… afinal de contas, Chidi não pode estar tão destruído a ponto de não ser mais capaz de ajudar ninguém a melhorar.
O experimento deles depende disso!
Talvez, já seja tarde demais… Chidi vem DESTRUÍDO falar com Eleanor e Michael. Conta tudo o que está acontecendo, conta sobre as suas dores de estômago, diz que, embora saiba que não faz sentido, sente como se estivesse sendo punido, como se “tivesse feito algo errado e agora o universo se voltasse contra ele”. E quando ele diz isso, Eleanor também cai no choro“I made God cry?” Afinal de contas, ela prometera cuidar dele, e agora ele está assim… Michael consegue enrolar Chidi, dizer que, como Arquiteta, Eleanor é a responsável por todos ali, e que um morador esteja sofrendo a machuca muito, e funciona, por ora… Chidi decide ensinar ética para Jason, e esse deve ser um avanço de verdade também. Eleanor? OUTRO MOMENTO FOFO. Ela é tão humana, tão sincera e se converteu em uma pessoa tão admirável. A amamos, em todas suas imperfeições.
Mas a profundidade e verdade de seus sentimentos quando explica a Michael por que chorou.
WOW *-*

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários