Sítio do Picapau Amarelo (2003) – Zumpilion: Parte 2



“Mas quem é esse tal de Zumpilion?”
CONTINUA A CAÇA PELO ZUMPILION, MAS AGORA EMÍLIA VAI PROTEGÊ-LO! Emília é uma bonequinha inteligente, ocasionalmente cruel, mas sempre egoísta – quando ela é a primeira a encontrar o Zumpilion, ela já o acolhe como “seu”, embora ele seja uma criatura alienígena raríssima (existem apenas 7 Zumpilions em todo o universo!) e não possa ficar escondido ali no Sítio, como parece ser o desejo da bonequinha de pano. Estamos em uma fase do “Sítio do Picapau Amarelo” em que notamos a distância entre o programa e a obra original de Monteiro Lobato, encerrada, nessa nova versão, ainda na primeira temporada, mas não podemos negar que a Emília sempre foi assim… ela não quis ficar com o Flor das Alturas, o anjinho da asa quebrada, ali no Sítio também, como se ele pertencesse a ela? Se pudesse, ela o colocaria na sua canastrinha!
Pedrinho e Badalo, seu novo amigo extraterrestre, pulam da nave pirata quando têm a oportunidade, mas Emília fica para trás, porque acaba de se dar conta de que eles esqueceram o Visconde e o Saci! Enquanto isso, no Sítio, Narizinho acaba contando para a Dona Benta o que está acontecendo de fato, e a boa senhora passa mal ao descobrir que seu neto foi pego por piratas espaciais, e que a Emília foi atrás dele. Para salvar o Visconde e o Saci, que estão congelados em câmeras criogênicas, Emília aumenta a temperatura da sala, e os dois são rapidamente descongelados… agora, eles precisam escapar, mas o Visconde é novamente DEIXADO PARA TRÁS. Saci e Emília escapam no redemoinho do Saci, mas o sabugo de milho inteligente acaba ficando para trás, e agora os piratas também se interessam pela Tia Nastácia e seu poder de “dar vida a seres inanimados”.
Como bonecas de pano e sabugos de milho…
Depois de escapar da nave pirata, Pedrinho leva Badalo com ele para o Sítio, para o assombro de Zé Carijó (“Mas Pedrinho, ave Maria, se um vento bate nesse menino, esse menino sai voando”) e a fascinação de Dona Benta, que adora ouvir uma história interessante – assim, Badalo fala sobre como veio à Terra atrás do Zumpilion, mas, se soubesse que ia causar tanta confusão, tinha ficado em casa… Badalo explica, então, que os piratas espaciais estão caçando o Zumpilion para entregá-lo a um colecionador, e agora que estão aqui, eles também vão aproveitar para pegar outras espécies – Dona Benta e Pedrinho acham isso um absurdo (!), e dizem que isso não vai ficar assim. Enquanto isso, os agentes da polícia intergaláctica tentam extrair de Pesadelo a informação sobre o paradeiro de Zumpilion, mas ele nem sabe quem é Zumpilion.
Zumpilion, por sua vez, faz um novo estrago no Sítio do Picapau Amarelo, comendo sem parar, e então ele acaba caindo em uma das armadilhas do Coronel Teodorico do lado de fora, o que é uma crueldade com o pobrezinho – para ajudá-lo, Emília o liberta da armadilha e, agradecido, o E.T. a abraça, e é extremamente fofo. Assim, nasce a amizade de Emília e “Zunzum”, e a boneca decide fazer de tudo para proteger o “seu” extraterrestre. Ela o leva para o quarto de Narizinho, então, onde cuida de sua perna machucada, e ele é fofo e carente, porque é apenas um bebê ainda… Emília, com um sentido maternal que já demonstrou anteriormente com o Flor das Alturas, cuida do E.T., o abraça e o beija, demonstrando o carinho que faz com que ela não seja assim tão ou tão sem coração como às vezes ela parece e Narizinho a acusa de ser.
Emília não tinha, no entanto, motivos para esconder o “Zunzum” inclusive das crianças, mas ela o faz, em um baú no quarto… mas ele não fica escondido por muito tempo. Badalo sente “cheio de Zumpilion” e, ao ouvir isso, Zunzum sai de dentro do baú – agora, eles precisam fazer a boneca entender que o Zumpilion não é um bichinho de estimação, mas uma espécie rara que precisa ser preservada. Quando é descoberto, então, o Zumpilion ataca a cozinha da Tia Nastácia, porque ele precisa de muita comida para saciar seu modo agitado de viver, e depois de devorar toda a comida da casa, ele acaba caindo no sono… as crianças escondem novamente o Zumpilion bem a tempo de salvá-lo dos piratas e de Maldoror, um perigoso vilão que está na Terra para sequestrar o extraterrestre. Então, eles causam uma confusão na cozinha da Tia Nastácia.
Que os expulsa de lá a vassouradas!
A confusão toma conta do Sítio do Picapau Amarelo, enquanto os piratas e Maldoror são expulsos pelas vassouradas da Tia Nastácia e pelas crianças e animais que ajudam… segundo Badalo, os únicos que “podem com eles” é a polícia intergaláctica, mas eu, particularmente, coloco mais fé na Emília do que em Alista e Aníbal. Enquanto isso, o Visconde só consegue escapar da nave pirata muito tempo depois, com a inusitada “ajuda” de Pesadelo, que também acaba subindo a bordo, quando ambos entram em órbita e, com a despressurização da cabine, acabam caindo lá de cima, bem em cima dos piratas que acabaram de escapar do Sítio do Picapau Amarelo… então, Pesadelo é novamente interrogado sobre o paradeiro de Zumpilion… dessa vez, no entanto, pelos piratas, e não pela polícia intergaláctica, mas a sua resposta não mudou…
Ele nem sabe quem é Zumpilion!


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários