Grease LIVE! (2016)



“We go together!”
QUE MUSICAL MARAVILHOSO! Certamente, “Grease” é um dos musicais mais clássicos e mais adorados por várias gerações! Eu sempre fui apaixonado por “Grease”… é um musical divertido, cheio de cor, músicas muito boas, e você sempre o termina sorrindo e/ou dançando. É uma experiência memorável que faz bem… a história de Sandy Young e Danny Zuko, ou das Pink Ladies e os T-Birds, ficou certamente mais conhecida por causa do filme de 1978, mas a história foi encenada nos palcos pela primeira vez em 1971, chegando à Broadway no ano seguinte. Devido à popularidade do filme, então, revivals subsequentes de “Grease” passaram a incorporar cenas e músicas que tinham sido criadas especialmente para o filme, como “Hopelessly Devoted to You”. O musical para a TV ao vivo, produzido pela FOX, é uma mistura de ambos.
E É MARAVILHOSO! <3
Demorei uns anos para conseguir assisti-lo, mas fui afoito, cheio de expectativa, porque “Grease” sempre envolve muita diversão e muita emoção! Eu adoro a ideia dos musicais ao vivo feitos para a TV (recentemente, comentei “Hairspray”), tanto porque ajuda a divulgar a versão dos palcos, a que muitas vezes as pessoas não tem acesso, como também O VISUAL É IMPECÁVEL. É como se fosse um musical do teatro, mas transposto para os grandes estúdios de TV, o que quer dizer que temos mais cenários e locações, e é MUITO BONITO de se ver. Os cenários e os figurinos de “Grease” estavam maravilhosos, transmitindo todo esse espírito do filme, toda a cor, a jovialidade, a vida. Sem contar que o elenco também estava maravilhoso, e eu estava muito ansioso para ver Vanessa Hudgens e Aaron Tveit, que eu amo desde “Next to Normal”.
Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a quantidade de participações especiais e como isso se integrou bem à história. Jessie J foi trazida para “Grease (Is the Word)”, o número de abertura do musical, que já nos coloca no ritmo, no clima, já nos envolve… e destaque para as tomadas externas e o elenco de guarda-chuva, porque eles quase não puderam usar os sets externos pelas previsões de temporais (uma piada recorrente ao longo do musical, inclusive, como aquele “Let’s just hope it doesn’t rain” da diretora quando se fala sobre “uma filmagem ao vivo no Rydell High”). Também tivemos os Boyz II Men como Teen Angels, e o Joe Jonas com sua banda, DNCE, sendo a banda que toca no concurso de dança televisionado no ginásio da escola… e Carly Rae Jepsen interpretando a icônica Frenchy. Por fim, Didi Conn, que interpretou Frenchy no filme de 1978, e Barry Pearl, que interpretou Doody, retornam como Vi e Mr. Stan Weaver.
Foi muito fofinho.
Especialmente a cena da Vi com a Frenchy e o “I miss high school!” <3
“Grease” conta a história do que acontece depois de um amor de verão… Sandy Young e Danny Zuko se conheceram durante as férias, se apaixonaram, e então tiveram que se separar – mas acabaram na mesma escola quando o ano letivo começa. Em uma das cenas mais icônicas de qualquer apresentação desse musical, “Summer Nights”, Sandy conta para as Pink Ladies e Danny para os T-Birds os detalhes e impressões desse romance de verão que infelizmente teve que chegar ao fim… até que eles se reencontrem na Rydell High, e Sandy descubra que o garoto “fofo e romântico” por quem se apaixonou não é o Danny Zuko no dia a dia… não quando ele está com os seus amigos e tem que “manter a pose”, pelo menos. E é uma decepção muito grande. A história traz romances e corações partidos, competição e briga de “gangues”, gravidez na adolescência…
É um musical e tanto!
Aaron Tveit (um dos amores da minha vida, vocês já viram ele cantando “Take Me or Leave Me”, de “Rent”?) dá vida a um maravilhoso Danny Zuko, exatamente como nos lembramos dele. Ocasionalmente insuportável e bobão, no fundo apaixonado e precisando urgentemente amadurecer. Ele estava lindo (não podia ser diferente), e arrebentou em suas cenas musicais… destaco, especificamente, “Grease Lightning”, que é sempre um dos momentos mais esperados do musical, e o sorriso de Aaron, que, acredito, pertencia apenas parcialmente a Danny Zuko – dava para notar como ele estava se divertindo, como ele estava FELIZ em interpretar aquela canção. Mas eu adorei mesmo ouvi-lo cantar “Sandy”, mais próximo do fim do musical… ele estava maravilhoso demais naquela cena. Certamente, foi uma atuação e tanto…
Sandy, por sua vez, é vivida por Julianne Hough, e embora a caracterização também tenha a ver com a sensação que ela nos passa, eu olhei para Julianne e vi a Sandy Young, sem dúvida – ela tem um quê muito próximo do que a Olivia Newton-John imortalizou para a personagem no filme de 1978. E ela estava linda e indubitavelmente talentosa. Notei que eu me impressionei bastante com os seus passos de dança… aquela “audição” para líder de torcida, no início do filme, e os seus passos no baile foram MARAVILHOSOS! E embora “Grease” tenha muitas músicas e muitos momentos musicais, percebemos que não muitos deles pertencem a Sandy… seu grande destaque vem de uma música escrita para o filme, “Hopelessly Devoted to You”, que Julianne interpretou lindamente, com toda a entrega e toda a emoção que a cena exigia.
Amei.
Abramos dois parênteses, para comentar dois momentos musicais também icônicos, de outros personagens. Devo dizer que Jordan Fisher roubou meu coração com aquela sequência de “Those Magic Changes”. Eu sempre AMEI aquela música, uma balada romântica fofa e envolvente, e sua versão da música foi de arrepiar… sem contar que ficou ao lado da cena de Danny tentando vários esportes para impressionar a Sandy, que já é uma das cenas mais divertidas da história, e a junção do divertido e do fofo foi inusitadamente PERFEITA. Jordan Fisher certamente impressionou naquele momento… também amei o final da música, em que Aaron Tveit também participa. E o segundo momento musical que gostaria de comentar é “All I Need is an Angel”, com a Carly Rae Jepsen interpretando a Frenchy, e, naturalmente, ela estava maravilhosa…
Também achei maravilhosa toda a sequência do baile, que é uma cena longa repleta de coreografia, e tudo estava incrível. O que eu mais gosto na cena do baile é que em meio a todo o profissionalismo e todos os passos de dança precisos, também temos o deboche do adolescente, quando eles fazem uns passos de dança inusitados e fora das regras estabelecidas. Mario Lopez foi um perfeito Vince Fontaine, Sandy estava maravilhosa dançando, Rizzo sempre um ícone, a piada do “beautiful blonde pineapple” foi incrível, e o dia seguinte ao baile foi, talvez, ainda mais HILÁRIO. Com o ponche batizado, todo mundo ficou meio descontrolado no fim da noite, e os avisos da Rydell High na manhã seguinte foram DIVERTIDÍSSIMOS! As expressões, as piadas, o lance do sutiã… não podia estar mais perfeito. Mas, para ser justo, todas as cenas daquelas duas foram perfeitas!
Um comentário especial, naturalmente, precisa ir para a incrível Vanessa Hudgens, que foi a Rizzo perfeita, mesmo no dia seguinte à morte de seu pai. Imaginamos o quanto foi doloroso para ela, mas ela estava lá, depois de tanto ensaio, porque era uma apresentação ao vivo e ela se comprometera com aquilo. Ela estava impecável, do início ao fim. Olhávamos para ela e víamos a Rizzo sem dúvida alguma… seu olhar, seu modo de falar e de andar, e suas músicas ficaram ótimas. “Look at Me, I’m Sandra Dee” é e sempre foi um dos momentos mais divertidos do musical, e Vanessa o faz maravilhosamente, mas nada se compara, claro, àquele “There Are Worse Things I Could Do”, que é provavelmente uma das músicas mais intensas de “Grease”, e que Vanessa interpretou entregando a Rizzo toda a EMOÇÃO que o momento precisava… foi de arrepiar.
Por essa apresentação, fiquei ainda mais fã dela!
<3
O fim do musical, depois que Sandy e Danny meio que se acertam, Rizzo descobre que não estava grávida, e os T-Birds vencem os Scorpions em uma corrida, foi o fechamento perfeito para uma apresentação tão incrível. Sandy volta toda mudada e fatal, e “You’re the One that I Want” é PERFEITA, com Julianne e Aaron arrasando – e o Aaron estava ainda mais lindo naquela roupa preta colada, minha nossa. Mas o melhor momento dessa finalização é, como tinha que ser, “We Go Together”. A chegada de Sandy e a primeira música aconteceu internamente, e não sei se isso foi sempre planejado para ser assim, ou se foram as condições climáticas, mas, felizmente, “We Go Together” pôde acontecer do lado de fora, e foi LINDO. O elenco deixa o estúdio em carrinhos e chega ao cenário montado do lado de fora, com um verdadeiro parque de diversões, como do filme, e confesso que aquilo ME EMOCIONOU DEMAIS. O visual era incrível, a energia do elenco ao interpretar essa música tão icônica, todos estavam felizes, entregues, lindos.
Foi de arrepiar.
FINAL PERFEITO! *-*


Para mais postagens de Grease, clique aqui.


Comentários