American Horror Story: 1984 9x04 – True Killers



“Fuck you, Margaret. I am the monster you made me”
EU JÁ POSSO DIZER QUE ESTOU AMANDO ESSA TEMPORADA?! Como eu venho comentando, “American Horror Story” mudou muito, mas existe uma coisa a respeito de séries antológicas: comparar uma temporada com outra nem sempre é justo. Por isso, “1984” é uma coisa diferente, e temos que cuidar para avaliá-la não em comparação ao ano anterior, ou a quando a série começou, mas à proposta única dessa temporada em questão: e a proposta de “1984”, com os filmes slasher, está sendo maravilhosamente bem atendida… sem contar que o roteiro já vem se demonstrando não ser tão simplório quanto poderia ter sido. Há possível profundidade e futuro desenvolvimento anunciado, e estamos em uma parte interessante da temporada em que começamos a nos perguntar: o que vem a seguir? Gosto da dúvida, gosto de saber que algo vai mudar.
Vai ter que mudar, porque ainda falta muitos episódios temporadas…
Quais surpresas o Episódio 100 nos reserva?
No fim do episódio passado, vimos Montana beijando Richard Ramirez, o “Night Stalker”, e esse episódio já começa nos explicando qual é a relação dos dois… e eu adorei os flashbacks do início do episódio. Voltamos pouco no tempo, para quando Montana conheceu Richard numa aula de aeróbica masculina à meia-noite, e ele matou um cara para ela, porque Rod tinha sido grosseiro com ela. Com o corpo pendurado no interior da academia, Montana e Richard “se conectam”, com direito a beijo e uma inusitada cena de sexo em um cenário macabro… e ela pergunta se “ele mataria por ela”, mas nem precisava ter perguntado. Montana, então, pede a Richard que ele mate Brooke para ela – e eu gostei de como esse episódio foi se conectando a coisas que vimos em episódios anteriores, e toda a trajetória de “1984” começa a se construir.
Há alguns episódios, vimos o quase casamento de Brooke, quando o seu noivo, em um acesso de ciúmes ao acreditar que ela o estava traindo, matou um dos amigos de Brooke dentro da igreja, antes de se matar… esse cara que o seu noivo matou, Sam, era o irmão de Montana, “o único homem que a amou de verdade na vida”, e agora ela quer se vingar. Não é nada assim tão grandioso e tão surpreendente, mas é um roteiro bem-escritinho que muito me agrada. Gosto de ver por que o Night Stalker estava atrás de Brooke desde o começo da temporada, por exemplo, e gosto de entender o motivo claro de Montana ter se aproximado dela, ter ajudado a convencê-la a ir para o Acampamento Redwood com os demais… tudo tem um motivo, não fica tão aleatório. Certamente, foi um bom background para Montana, estou ansioso por mais detalhes.
Enquanto isso, Trevor e Xavier tentam salvar a vida de Chet, que está muito perto de morrer, mas uma injeção de adrenalina o traz de volta à vida, pelo menos por enquanto… então, eles planejam escapar com o carro que Blake usou para vir até o acampamento, mas não vai ser fácil convencer todos a se juntarem… Trevor não tem sucesso tentando convencer Margaret, que “quer esperar os campistas”, e Xavier não tem sucesso com Bertie, a cozinheira… e, para piorar, o Mr. Jingles aparece. A cena é incrível porque, além do clássico do slasher que viria a seguir, também trabalhou muito bem no suspense, criando uma TENSÃO durante toda a cena, enquanto Bertie arrumava o sanduíche preferido do Mr. Jingles, por exemplo. Eventualmente, no entanto, ele descobre que eles não estão sozinhos, encontra o Xavier, E O COLOCA DENTRO DO FORNO.
QUE CENA ANGUSTIANTE!
A conclusão da cena também é bem interessante… gostei muito da direção do episódio. Foi de arrepiar ver o Xavier dentro daquele forno, quase morrendo queimado, mas ele eventualmente é salvo por uma Bertie moribunda, que não consegue salvar a si mesma. Ela pede que Xavier a mate, por misericórdia, e é uma cena fortíssima a dele enfiando a faca nela, gritos de ambos… detalhe para o quão gráfico é a mão de Xavier descascando enquanto faz isso. E as coisas nesse episódio ficam MAIS INTENSAS QUE NUNCA, com o episódio tomando uma cara de “caminho para o final” inusitado para esse ponto da temporada… de qualquer maneira, assassinos estão trabalhando a todo vapor, verdades estão surgindo, e grandes forças estão se enfrentando no Acampamento Redwood… naquela fatídica noite antes da grande reinauguração do lugar.
Brooke foi capturada por Donna, a psicóloga que ajudou o Mr. Jingles a escapar, e quando ela tenta escapar, ela acaba caindo em uma armadilha, como “um rato de laboratório”, e ela é encontrada por Montana, que, ao invés de ir atrás de ajuda, vai atrás de Richard e conta que Brooke está ali, pronta para que ele termine o serviço… “That bitch’s gotta pay for what she’s done”. Inusitadamente, a cena acaba ficando cômica, enquanto Donna e Montana se enfrentam (!), e também os dois supostos grandes assassinos da temporada, Mr. Jingles e Richard Ramirez. No meio de toda confusão, ao menos, Brooke consegue escapar eventualmente. O que me surpreendeu nessa cena foi a maneira como O MR. JINGLES MATA RICHARD RAMIREZ. Assim, do nada, um dos maiores vilões da temporada é assassinado por outro.
Mas o Mr. Jingles é mesmo um grande vilão?
Desde o primeiro episódio, desconfiamos de Margaret e que ela esteja mais envolvida do que dizia, mas eu realmente não achei que o Mr. Jingles fosse ser completamente inocente – achei que eles só estavam trabalhando juntos. Em uma cena bizarra de 1970, encontramos Benjamin (o Mr. Jingles) e Margaret juntos, como amigos ou algo mais, no Acampamento Redwood… os dois considerados “esquisitos” e sofrendo bullying de uns campistas mal-educados. Inicialmente, é o que vemos do passado, e retornamos ao presente, à oração de Margaret antes que Benjamin apareça, como “resposta às suas preces”. Ali, Margaret se entrega aos espectadores… fala que “ele nunca teve chance”, quando ele diz que “está ali para terminar o que começou”. Voltamos a 1970, para quando Benji foi pego, levado ao hospital psiquiátrico, e dizia que “não tinha sido ele”.
Não tinha sido ele mesmo.
Margaret é a “verdadeira assassina” do massacre de 1970, mas ela armou tudo, inclusive fingiu que também tinha sido atacada, cortando a própria orelha, para que o Mr. Jingles fosse levado em seu lugar… e eles o atormentaram tanto com tratamento de choque e remédios até que o fizeram esquecer de tudo – então, ele acreditou que fora ele mesmo quem cometera todos aqueles assassinatos. Segundo Margaret, “ele esqueceu-se de sua promessa”, não a protegeu dos bullies, e então ela mesma “resolveu” o problema, matando-os: “I made you keep your promise. You finally protected me when you took the fall”. Vemos Margaret matando os campistas, cortando a própria orelha, fazendo o colar de orelhas para colocar nas coisas de Benjamin… tudo… agora, no entanto, Mr. Jingles diz a Margaret que “é o monstro que ela fez dele”.
E ela o mata.
Ou só atira nele…
Muita coisa ainda acontece dali ao fim do episódio… Trevor aparece, feliz porque “ela conseguiu”, e ela diz que “matou Mr. Jingles pouco depois de ele matar a Trevor”, e então o mata. Assim, parece que todo o elenco está sendo assassinado no meio da temporada ou nem isso… Margaret está de volta. 14 anos sem matar, agora “abraçando” quem realmente é… aparentemente, no entanto, Mr. Jingles não morreu com o tiro, e ele encontra Xavier do lado de fora, dizendo que “nunca foi ele”, mas quando Brooke chega e o Mr. Jingles não está mais ali, nos perguntamos se era realmente ele, que sobreviveu ao tiro de Margaret, ou se era apenas um fantasma, como do andarilho do primeiro episódio… difícil saber. Ainda pode acontecer muita coisa. Margaret queima o carro que seria a fuga de todos, e Richard ressuscita, em uma das cenas mais macabras do episódio, no melhor estilo “Chilling Adventures of Sabrina”.
Podem existir fantasmas no Acampamento Redwood, mas Richard não é um deles…
Ele é algo mais.

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários