American Horror Story: 1984 9x03 – Slashdance



“You ain’t gonna get too far”
A TEMPORADA COMEÇA A GANHAR FORMA! Eu gostei bastante desse terceiro episódio de “1984”, especialmente porque começamos a perceber para onde a temporada está caminhando… a inspiração nos filmes slasher da década de 1980 continua visível (aquela cena da morte na motocicleta foi GENIAL!), tom que foi perfeitamente definido nos dois episódios de estreia da temporada, e agora percebemos que não é apenas um slasher movie em vários episódios. Temos uma trama, possíveis reviravoltas, e nos perguntamos quem é que está por trás disso tudo. Se no episódio passado exploramos um pouquinho do passado de Brooke e de Xavier, esse episódio nos traz um pouco da história de Ray e de quem chamávamos de “Enfermeira Rita”, mas que descobrimos ser, na verdade, uma psicóloga fazendo uma pesquisa de doutorado, Donna Chambers.
É bacana essa alteração no cenário e no ritmo da temporada… com um quê de “Lost” (embora nunca tão bom quanto), aos poucos flashbacks nos mostram mais dos personagens, o que nos ajuda a entendê-los no presente… bem como ver quando estão dissimulando. No início do episódio, é apenas outra sequência slasher. Richard Ramirez está atrás de Chet, Ray, Brooke e “Rita”, e temos toda aquela história das “três pessoas sortudas”. Sinceramente, eu não sei se eu teria me arriscado para salvar o Ray depois de ele se mostrar um tamanho filho da puta. E as coisas pioram quando Chet cai em uma armadilha do Mr. Jingles e parece prestes a morrer. Enquanto isso, Xavier, Montana e Trevor são confrontados por uns imitadores do Mr. Jingles, que estão ali para “celebrar o aniversário do massacre no Acampamento Redwood” e, por fim, também o verdadeiro Jingles.
Mas a trama não fica só nisso…
Quando vemos “Rita” enfrentar Brooke, nos perguntamos se ela também está por trás disso tudo… e está, muito mais do que imaginávamos. Desconfiamos de Margaret desde a estreia da temporada, mas eu não tinha me atentado o suficiente em Rita, talvez. Uma semana no passado, a encontramos indo atrás de Benjamin Richter, o Mr. Jingles, no hospital psiquiátrico em que ele estava internado. O nome verdadeiro da “enfermeira” é DONNA CHAMERS e, na verdade, ela é uma psicóloga que está pesquisando serial killers, e que gostaria de conversar com Benjamin Richter, fazê-lo falar e, quem sabe, entendê-lo. Sua crença é de que as pessoas não nascem más, então alguma influência, alguma coisa que pode ser detida, leva essas pessoas a esses atos cruéis e, se ela conseguir identificar esse elemento e impedi-lo, talvez ela possa acabar com os serial killers.
Ambicioso, não?
O problema, por mais que, talvez, de alguma maneira, a pesquisa dela seja válida, ela corre riscos demais e permite fatalidades demais para que sua pesquisa siga adiante. Primeiro, ela diz que quer tirar Benjamin dali e “estudá-lo em seu habitat natural”. Então, ela mostra a ele o jornal que anuncia a reabertura do Acampamento Redwood, e ele não quer voltar para lá, porque sabe que vai matar novamente, mas ela lhe oferece “redenção”: a chance de ajudá-la a entender sua mente e seus motivos e, então, se tornar o ÚLTIMO serial killer do mundo. Então, é Donna Chambers quem possibilita a fuga do Mr. Jingles do hospital psiquiátrico… é ela quem planeja e organiza tudo, lhe dizendo o que fazer, e então ela o manda de volta para o Acampamento. Para estar por perto, então, ela só precisa de uma identidade que possa roubar para se infiltrar.
Enfermeira Rita.
Outro passado explorado é o de Ray, e é impressionante como ele se tornou INSUPORTÁVEL ao longo de um episódio. Além de parecer disposto a salvar a si mesmo, independente de quem precise jogar aos leões para isso, ele conta a Chet uma história que lhe aconteceu no ano anterior. Uma festa de faculdade, muita bebida e loucura, e então um cara bêbado cai da escada e morre, por culpa dele, de certo modo. Foi um acidente, mas ele ainda vai se meter em confusão por isso – portanto, ele resolve colocar o corpo de Chan em um carro e jogá-lo desfiladeiro abaixo, para encobrir a morte, mas quando ele está fazendo isso O CARA ACORDA! É desesperador, e enquanto Chan arranha o seu braço e tenta se salvar, ele arranca o relógio de Ray, que cai com ele no desfiladeiro, quando Ray já não consegue mais deter o carro e o “mata” pela “segunda” vez.
Agora, o carro foi encontrado. É uma questão de tempo até acharem seu relógio.
Por isso ele FUGIU para o Acampamento Redwood.
O episódio se torna ágil e bem slasher quando Ray continua fazendo de tudo para se salvar. Ele foi um grande filho da puta no ano passado, e agora ele repete isso, dizendo a Chet que “não vai ficar ali para morrer com ele”, e então abandona o “amigo” para morrer sozinho, enquanto tenta fugir. Felizmente, ele tem o que merece. Não devíamos estar do lado do Mr. Jingles nem nada, mas aquela cena do Mr. Jingles matando o Ray ao cortar a cabeça dele em cima da moto em movimento foi SENSACIONAL. E bem slasher anos 1980, como é a proposta! Os demais, sempre em uma correria e numa mesma noite, descobrem algumas verdades… Trevor, Xavier e Montana, por exemplo, encontram a verdadeira enfermeira Rita, e descobrem que a outra está por aí… a verdadeira Rita, no entanto, não tem mais muito tempo de tela, porque é morta por Mr. Jingles.
OUTRA MORTE BEM SLASHER!
A temporada está cumprindo o que prometeu!
Brooke está ferrada nas mãos de Donna, a falsa Rita, e os demais, de modo geral, se mostram pessoas melhores, especialmente Trevor e Xavier que, ao encontrarem Chet machucado e quase morto, fazem de tudo para salvá-lo, enquanto Ray simplesmente fugiu sem se importar… Xavier coloca a própria vida em risco para descer e resgatá-lo, e ainda é todo fofo quando, sem saber o que fazer, solta um “If I kill you, I’m so sorry”. Ele não quer deixá-lo para trás, tampouco ser o responsável por sua morte, mas ele faz o que pode fazer: que é tirá-lo dali naquele momento. Agora, tudo está angustiante e ameaçando crescer… a última cena nos chama a atenção para uma personagem cujo passado ainda não exploramos. Se já sabemos um pouco de Xavier, Brooke, Ray, Donna… e Montana? Talvez o próximo episódio seja a vez dela, mas quando ela beija o Richard Ramirez e pergunta “Why the hell haven’t you killed her yet?”, a impressão é de que eles estão juntos.
QUEM MAIS ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO?
QUEM SÃO AS VERDADEIRAS VÍTIMAS, AFINAL?!

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários