Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 22) – No Controle



“Então… esse é o Xaveco?”
QUE DELÍCIA DE EDIÇÃO! Essa é uma daquelas edições da “Turma da Mônica Jovem” que tem uma mensagem a ser discutida (aqui, parte da frase “Quando você se preocupa demais em agradar os outros, acaba se esquecendo de quem você é”), mas que não perde a sua parte mais interessante, e eu adorei como uma “história do cotidiano”, sem grandes sagas ou monstros, conseguiu ter algum tipo de ação e prender os leitores em uma leitura bem bacana. XAVECO é o centro das atenções, talvez pela primeira vez – embora amado pelos colegas e pelos leitores, de sua própria maneira, o Xaveco sempre reclamou sobre como era “um personagem secundário”, e sempre era esquecido e deixado de fora das coisas… mas talvez ele tivesse mais participação da turminha do que eles jamais tivessem parado para pensar. E, dessa vez, ele quer chamar a atenção deles para isso.
Xaveco está bravo com a turma. Eles estavam fazendo um trabalho de ciências juntos, e as brincadeiras meio que passaram dos limites, então ele saiu furioso em busca de equipamentos no laboratório do Franja, para que pudesse terminar o projeto sozinho. Então, quando ele está lá no laboratório do Franja, ele acaba encontrando uma invenção que não entende muito bem como funciona, mas acaba testando… devo dizer que a culpa foi tanto dele quanto do Do Contra – afinal de contas, o Do Contra já tinha sido a cobaia para o Franja na criação daquele aparelho para “ler ondas cerebrais” ou qualquer coisa assim, e agora ele achou “seguro” testá-lo, mesmo com o Xaveco inseguro. Quando eles colocam o aparelho, no entanto, as coisas ficam loucas. Afinal de contas, é comum que as invenções do Franja ainda não sejam completamente seguras.
Assim, Xaveco e Do Contra meio que trocam de corpo… ou quase isso, porque o Do Contra não chega a ir para o corpo do Xaveco, então não é um lance “Sexta-Feira Muito Louca”. É mais o Xaveco em controle do corpo do Do Contra enquanto o próprio Do Contra está adormecido em algum lugar dentro dele… naturalmente, o Xaveco vê UMA GAMA DE POSSIBILIDADES nessa nova descoberta – afinal de contas, ele está no corpo de alguém com quem as pessoas se importam agora, e ele pode aproveitar isso! Mas tudo é muito confuso, muito estranho para ele… ele não sabe nada sobre o trabalho em dupla do DC e da Denise, por exemplo, e tampouco tem as habilidades que o Cascão tem com o skate quando ele se transfere para o corpo do Cascaboy. Ali, quando está no corpo do Cascão e se esquivando dos beijos da Cascuda, ele percebe que as coisas podem dar errado.
Acontece que a turma toda está em busca dele (justamente no dia em que ele não está, todo mundo parece interessado em encontrá-lo!), e o Xaveco sabe que “quando eles resolvem investigar um mistério, não há como fazê-los parar”. Como todo mundo, menos ele próprio, está interessado em encontrar o Xaveco, ele acaba sozinho e ignorado como é todo dia. No dia seguinte, ele é “o mais procurado da escola”, e percebe que está perdendo o controle da situação e precisa tomar uma atitude drástica. Para impedir que os amigos vão até a casa dele e alarmem seus pais sobre o seu “desaparecimento”, ele se transfere para o corpo do Cebola, e então ele meio que começa a desaparecer. O Cebola fica estranho, mas de algum modo ele ainda é o Cebola no comando, e o Xaveco começa a ficar apagado no cantinho da mente ou qualquer coisa assim.
“Afinal, QUEM É ESSE XAVECO?”
Percebemos que o Xaveco perdeu totalmente o controle da situação quando o “Cebola” pergunta “quem é o Xaveco”, e parece genuinamente sincero ao não se lembrar dele. A turminha, no entanto, é realmente boa em investigar um mistério, e acabam no laboratório do Franja, onde o Xaveco foi visto pela última vez, e o encontram “dormindo” em um quartinho, mas ele está mais do que simplesmente dormindo… afinal de contas, ele não acorda, e o Cebola não se lembra dele. O Franja percebe o aparelho que ele está usando e explica a sua invenção e, principalmente, os seus efeitos colaterais, colocando todos para encontrar a outra parte do aparelho, que simbolizará onde a mente do Xaveco estará. Quando a descobrem no Cebola (“Xaveco! Sai desse corpo que não te pertence!” “Calma, Magá. Ele não está possuído!”), eles precisam de uma coisa para trazê-lo de volta:
FAZER O CEBOLA SE LEMBRAR DO XAVECO!
Mas o pior é que o Cebola não se lembra do Xaveco… é como se a própria mente do Xaveco estivesse sendo apagada, intensificando aquela ideia do começo sobre “esquecer-se de quem você é”, e o Cebola só se lembra do Xaveco com a ajuda do Cascão, quando ele fala sobre a Xabéu e como ela era o crush de infância dos dois… então, o Cebola se lembra do Xaveco e sua mente pode ser devolvida ao seu próprio corpo… o Xaveco não ganha uma bronca, coelhada, nem nada assim… apenas abraço, carinho e atenção da turma. Eu espero, no entanto, que eles se lembrem disso e passem a tratá-lo com mais respeito, porque NINGUÉM deveria se sentir como o Xaveco estava se sentindo… isso é realmente lamentável. Se sentir excluído e esquecido pelas pessoas que você considera seus amigos, tendo que implorar por atenção, como ele sempre faz.
O Xaveco merece mais!
#TeamXaveco


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários