Marimar – Um banho de água doce!



“¿Estoy bella, joven Sergio?”
Marimar é uma novela encantadora… assim como a personagem-título! Marimar conheceu o “Jovem Sérgio” quando estava na Fazenda Santibañez roubando ovos e verduras para fazer comida para ela e os avós, e a partir de então ela ficou absolutamente encantada… naturalmente, afinal de contas ele ainda a tinha salvo de Nicandro e tudo! Naturalmente, Marimar sonha com o “bela” de Sérgio, como ele a chamou, e diz para o avô que “depois do susto de ontem”, não vai mais roubar… ela é uma fofa falando com o Papá Pancho sobre isso e depois fazendo uma confissão ao padre – ela até levou o “Pulgoso” para a igreja com ela, e os comentários dele durante a confissão são sensacionais, afinal de contas, os cachorros também têm pecados (“Se você soubesse!”) e, de qualquer modo, ele era CÚMPLICE dela em quase tudo, não era?
De todo modo, Marimar vai se envolvendo com Sérgio Santibañez de uma forma sonhadora e bastante ingênua… ela está encantada, se apaixonando, e quando ela vê o jovem andando a cavalo com seu pai, fica gritando seu nome, chamando por ele animadamente, inocente e um tanto imatura – e o pai pergunta a Sérgio porque ela tem toda essa confiança com ele. Nós não sabemos bem quais são os sentimentos de Sérgio para com Marimar… ele fala sobre protegê-la, sobre cuidar dela. É fofo como ele fala dela com o pai. Ele não está apaixonada e, ainda, nem pensando em se casar, mas ele fala dela com certo carinho. Não necessariamente um carinho romântico, mais como algo protetor de quem quer “cuidar dela”, mas é querido do mesmo modo. E ele compra uma briga com o pai, dizendo que, de agora em diante, ela vai ganhar ovos, verduras, leite…
…para pessoas como Nicandro não se aproveitarem dela!
Não entendo Renato, sinceramente – e eu o desprezo até certo ponto! Ele é mais imaturo do que Sérgio. Sérgio, ou “Jovem Sérgio”, é um GAROTO um tanto rebelde, agora Renato é seu PAI, devia ser mais responsável, menos instigador, mais maduro… mas ele é o primeiro que fica provocando Sérgio sobre Marimar! Ele diz ao filho que a garota tem “lindos dentes” e um “rosto lindo” num todo, e pede para que ele a imagine limpa, arrumada… seus olhos. Mas Sérgio se incomoda com isso tudo, porque o pai está apenas caçoando… e é triste que Sérgio vá embora sem ter um momento para conversar com Marimar, e é tristinho vê-la sozinha com Pulgoso, dizendo que ele se aborreceu e foi tudo culpa do pai dele, que “ficou falando coisas que certamente ele não gostou de ouvir”. Exatamente o que aconteceu, não é, Marimar?
Mas Sérgio e Marimar têm vários momentos juntos… eu acho meio impressionante como, mesmo dizendo coisas aparentemente rudes como “¿Por qué andas siempre tan sucia, Marimar?”, Sérgio consegue dizê-las sem soar grosseiro – especialmente porque ele está sempre a defendendo de Nicandro ou de Angélica, dizendo que vai dar-lhe comida SEMPRE que ela vier pedir, e a trata com sorrisos bonitos… percebemos que ele, também, já está se encantando. Por todo o estilo de Marimar, sua inocência e simplicidade… me partiu o coração quando ele lhe perguntou por que ela andava descalças, se “não tinha sapatos”, e ela respondeu que os tinha, mas eram da avó e eles ficavam pequenos… que dó! Ela se banha “quase todos os dias” no mar, e não tem muitos vestidos… são respostas sinceras, animadas, sorridentes…
E meu coração se parte a cada uma.
Ela sai agradecendo, dizendo a Sérgio que “ele é um homem bom”, mas as coisas que ele diz sobre banho, vestidos e sapatos fica em sua cabeça… e ele acha que alguém poderia até se apaixonar por ela! Eu gostei MUITO da ideia dela de ir perguntar ao padre como ela fazia para saber se estava apaixonada, e ela descreve todas as sensações do primeiro amor… e que inocência mais pura a de perguntar se pode se apaixonar por alguém mesmo tendo-o visto apenas 1 ou 2 vezes, e o padre diz que sim, seria “amor à primeira vista”. Então ela fica toda animada: “Isso! É isso que eu tenho!” Enquanto ela descobre esses sentimentos, Sérgio fala sobre “casamento”, como o pai e a madrasta o pressionam, e diz que não pode casar-se, porque não faria nenhuma mulher feliz… não pode dar-lhe uma família, uma casa e filhos… não pode estar em um só lugar.
Mas vamos falar de Marimar… ELA SE BANHA POR SÉRGIO!
Depois de tudo o que ele disse, sobre ela andar suja, descalça e tudo o mais, ela decide seguir seu conselho de “tomar um banho de água doce”, com sabão, colocar roupa limpa… até colocar um sapato! E ela está tão empolgadinha que chega a dar pena! É uma cena icônica a que a avó ajuda Marimar a tomar “um banho de água doce” na praia (lembra a cena do primeiro capítulo de Maria do Bairro, no barraquinho), e ela está toda animada, querendo impressionar… querendo ficar “limpa e bonita”. A expressão de sua profunda inocência está, por exemplo, no sabão que lhe cai nos olhos, antes de ela pedir para a Mamá Cruz jogar mais água logo… a maneira como Thalía coloca a sua voz, soando infantil e ingênua, aquilo nos comove e nos encanta… faz com que nos apaixonemos por sua personagem, por seu jeitinho doce e sonhador.
Um jeitinho prestes a ser DESTROÇADO.
A história de Marimar, afinal, é de vingança…
Mas vamos com calma. Por ora, Marimar está apaixonadinha e louca para impressionar. Fica, de banho tomado e vestido limpo, parada na estrada para falar com ele, e ele passa direto sem nem falar com ela… que dó de Marimar chorando com Pulgoso no portão da Fazenda Santibañez. Então ela sofre por saber que nunca será como ele, mesmo tendo tomado banho e colocado roupa limpa… mas o problema de Sérgio não era com Marimar, por isso ele vai, de CAVALO (e super bonito) até a sua casa para pedir-lhe desculpas. Diz que estava bravo, que fora grosseiro com ela, e por isso foi até ali, para se desculpar… e foi fofo. Inocente e ainda deslumbrada, Marimar o “desculpa” de imediato. Animadamente, então, Marimar lhe mostra que tomou um banho, que colocou um vestidinho limpo e penteou o cabelo… e pergunta: “¿Estoy bella?”
Meu coração não aguenta!
Sérgio até vai até a casa de Marimar conhecer os seus avós, dizer que quer ser amigo dela (ela fica tão empolgada com isso), e é uma cena muito bacana… ele está sentado na casinha pobre da garota, receptivo, conversando abertamente com os avós… ele parece tanto uma boa pessoa! E esse tipo de experiência é boa para ELE também, um crescimento. Ou uma oportunidade de crescimento, talvez não aproveitada. Mas, estando lá, Sérgio reforça o convite para buscar comida na Fazenda sempre que for preciso, não é incômodo nenhum, e diz aos avós que eles têm um amigo nele, segurando suas mãos, assim como Marimar. Até os avós ficam felizes pela maneira como ele foi simpático ou “quis ser nosso amigo”, mas eles temem que Marimar possa começar a trilhar os mesmos caminhos de sua mãe, que a levaram até a morte.
E Papá Pancho não vai permitir isso!

Para mais postagens de Marimar, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários