[Season Finale] Manifest 1x16 – Estimated Time of Departure



2 de Junho de 2024.
QUE TÍTULO MAIS IRÔNICO E DEPRIMENTE. “Manifest” fez um bom primeiro ano, e nos deixa curiosos para uma possível/provável segunda temporada, especialmente agora que Ben e a família fizeram uma nova descoberta, e que queremos saber o que aconteceu na casa de Michaela… mas olha, eu não consigo tirar da cabeça que o “Stop him” do segundo chamado de Mick se referia a DETER O JARED – porque o Jared estava sendo um babaca escroto durante esse episódio inteiro… sério, que NOJO dele. O episódio foi interessante e mostrou que ainda temos muito a explorar nesse novo universo… poucas respostas foram dadas, mas é interessante pensar que essa série trabalha com perguntas, nos deixando envolvidos pelo desejo de fazer teorias e buscar respostas. Ainda não o faz com a maturidade de “Lost”, mas “Lost” também não o fazia com apenas uma temporada.
No início do episódio, Cal está incomodado com algo e destrói todo o seu quarto em uma espécie de surto de raiva e/ou frustração. Quando Ben pergunta o que está acontecendo, ele diz que “só pode contar ao Zeke”. Enquanto Cal confia em Zeke, Jared continua cada vez mais irritante, investigando o Zeke por conta própria e, de forma obsessiva, tentando encontrar “podres” que possam fazê-lo afastá-lo de Michaela. Ele está agindo de forma doentia e machista, e é irritante. Eu gosto de como Michaela gosta de Zeke e, apesar de seus mistérios, ela quer confiar nele… por isso, quando Jared puxa sua ficha e fala de uma agressão no passado, por exemplo, ela dá a Zeke a chance de ele mesmo contar o que aconteceu, antes de julgá-lo… e eu adoro como ela diz que a pessoa que ele era no passado não é a mesma de quem ele é agora, e o abraça.
Um abraço LINDÍSSIMO…
Mas Jared não desiste nunca.
E talvez grande parte de eu gostar tanto de Zeke é o fato de ele se dar tão bem com Cal – e o Cal sempre foi meu personagem favorito em “Manifest”. Eu amei o momento em que Zeke vai falar com ele para saber o que está acontecendo, e como ele fala com Cal com jeitinho, tentando acalmá-lo… até porque Cal está mais assustado que qualquer outra coisa. Ele faz Zeke prometer que não vai contar nada a Ben e a Michaela, e então mostra seu último desenho: O TÚMULO DE BEN, MICHAELA E DELE MESMO. “How can I tell my dad we’re all gonna die?” Zeke cumpre a sua promessa, e ele não teria mesmo tido tempo de contar nada, porque todos recebem um chamado simultâneo: “Stop him”. Ben, Michaela e Saanvi presumem que o chamado se refere a James Griffin, que está ameaçando ir para a TV e contar ao mundo sobre os chamados.
Todos sabem que isso não seria bom.
Griffin é UM HOMEM DESPREZÍVEL, e ele está se sentindo uma celebridade, quando chega no estúdio de TV e existem muitas pessoas do lado de fora… Mick e Ben tentam conversar com ele, tentam falar sobre como isso arruinaria a sua vida, mas ele só pensa na fama e no dinheiro – e Zeke, por sua vez, sabe que ele pode precisar de um “Plano B” mais radical, por isso está aguardando com uma arma… que ele não tem a oportunidade de usar. Acontece que, antes que eles precisem fazer alguma coisa para “deter” Griffin, o universo toma providência, e antes que ele fale sobre os chamados, ELE MORRE NA FRENTE DE TODOS. Ele começa a vomitar muita água, como uma pessoa que morreu afogada, e então cai no meio do concreto… e é toda uma sequência bastante bizarra. Mas existe muito mais nessa “morte misteriosa” de James Griffin do que imaginamos inicialmente.
Jared está determinado a mostrar a Michaela que ela não pode confiar em Zeke, tentando convencê-la de que ele foi comprar drogas naquele dia mesmo, e Michaela mal lhe dá atenção… ao invés disso, ela vai até a casa da mãe de Zeke para entender o que aconteceu quando ele foi visitá-la… e descobrimos que, sim, ele estava dizendo a verdade. Ele estivera lá, mas a mãe não estava interessada em “se reconectar”. Acontece que ela ainda o trata como um viciado que conta mentiras para conseguir o que quer, e não acreditou em nada do que ele disse sobre a caverna e o um ano que ficou longe… mas Michaela a explica que ele estava dizendo a verdade, quando se identifica como a moça do voo 828, e a mulher lamenta ter mandado o filho embora e dito “coisas horríveis”. Michaela, então, diz que ele vai voltar e pede que, dessa vez, ela o receba.
Mais tarde, depois que eles já “detiveram” Griffin, Michaela recebe, sozinha, um outro chamado que diz “Stop him”, e ela corre enquanto se pergunta quem deve deter – e, para mim, ela tinha que deter o Jared de simplesmente ser aquele babaca desprezível. Jared invadiu a casa de Michaela se sentindo o “macho alfa”, e não sei que direito ele achou que tinha… passei a sequência toda querendo socar a cara dele. Ele revista a casa em busca de drogas, discute com Zeke e então o manda embora “antes de Michaela voltar” (o que não cabia a ele fazer), ainda tendo a cara-de-pau de dizer que “ele e Mick nasceram para estarem juntos”. AH, JARED, VÊ SE ENXERGA. Vergonha alheia define. Ele bate em Zeke, e a cada momento a sua atitude me enojava mais, e, no fim, Zeke se defende com a arma que comprou contra Griffin… quando Michaela chega, já pode ser tarde demais.
Tudo o que ouvimos é um tiro.
Espero que o Jared tenha sido acertado.
A grande descoberta do final de “Manifest” vem com a morte de Griffin, exatamente 8 horas e 28 minutos depois que ele foi resgatado – assim como ele foi resgatado 8 horas e 28 minutos depois de desaparecer. Então, na teoria de Ben, o mesmo tempo que ele ficou desaparecido é o tempo que ele ganhou de vida ao retornar. O que quer dizer que Zeke tem apenas mais um ano, e ele e os demais passageiros do 828, mais cinco anos… eu realmente achei que o Griffin estivesse morrendo por ameaçar abrir a boca sobre os chamados, mas talvez não seja por isso. Até porque existem “coincidências” demais para que a informação não bata. Ben faz os cálculos para descobrir quanto lhes resta de vida, e Olive responde ainda mais rápido que ele: a “data de vencimento” dos passageiros do Voo 828, ao que tudo indica, é o dia 2 DE JUNHO DE 2024.
O pavão. Gemini. O dragão de papel do Cal.
É um momento MUITO TRISTE, porque tudo indica que o pessoal realmente vai morrerno dia 2 de Junho de 2024. Olive chora e pede que eles não contem nada a Cal, porque não é justo: ele já viveu 6 anos de sua vida achando que ia morrer, não é justo que ele tenha que passar por isso novamente, mas não existe como esconder a informação dele: afinal de contas, ele foi o primeiro a descobri-la. “It’s okay, Ollie, I know. I just… didn’t know how to tell you”. Na mão, Cal tem o desenho com as lápides dele, de Michaela e de Ben, e todas apresentam a mesma data: 02 DE JUNHO DE 2024. Então, eles parecem estar mesmo fadados a morrerem nesse dia… é um momento triste e emotivo, quando Cal e Olive se abraçam, assim como Grace e Ben. Para complicar ainda mais as coisas para Ben, no entanto, Grace lhe conta que ela está grávida… de umas 6 semanas.
O que quer dizer que o filho deve ser de Danny.
Esse drama foi desnecessário…

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários