LIKE, La Leyenda (2019) – “Una, Una y Otra Vez”



“Sé que esta noche soñaré despierto”
Tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, uma sequência final emocionante no penúltimo capítulo de “LIKE, La Leyenda”, e estamos tão perto de ter que nos despedir dos personagens que o coração já começa a se apertar. Ao longo de alguns meses acompanhando a novela, nos envolvemos com a trama de cada um dos personagens e nos apaixonamos por eles. Agora, eu quero saber o que será de León quando descobrir o que aconteceu com o seu irmão; o que será de Daniel, que foi internado e está cada vez pior; o que será de Keiko, localizada pela família e forçada a “cumprir um dever” que não lhe interessa; o que será de Cláudio quando descobrir o que acaba de acontecer com o seu pai; e o que será de Pablo, o meu personagem favorito, embora ele tenha tomado uma decisão importante no penúltimo capítulo, e eu nunca tive TANTO ORGULHO dele quanto nessas cenas!
“LIKE, La Leyenda” está cheia de emoção.
Nos últimos capítulos, vimos a situação de Daniel piorar e, agora, ele foi encaminhado ao hospital graças à ajuda de Martín, que estava caminhando com ele e salvou a sua vida, pedindo ajuda e tudo o mais. É interessante como Daniel e Martín foram um de ajuda ao outro. Martín salvou a vida de Daniel, mas Daniel também “salvou” a sua ao vê-lo como mais do que “um garoto com Síndrome de Down”, e ajudando-o a provar à sua família que ele podia fazer muito mais do que eles pensavam… assim, talvez a “superproteção” tenha chegado ao fim. As cenas de Daniel são tristes, e a despedida dele e dos amigos na escola é de partir o coração – afinal de contas, ele está indo para os Estados Unidos, onde poderá começar um novo tratamento. Os amigos preparam uma pequena surpresa para ele, cheia de lágrimas e sofrimento, e torcemos por ele.
Antes de ir embora, Daniel olha para eles e diz: “Los quiero mucho”.
<3
Laços que se estreitam também são os de León e Keiko, quando ele tenta investigar para saber se ela está escondendo alguma coisa (até porque o irmão e a família acham que ela é uma infiltrada), e descobre que o pai dela é líder de uma máfia japonesa. Depois disso, as informações são reforçadas, mas nenhuma novidade: a família quer que ela se case e, para fugir disso, Keiko foi até o México por causa do vídeo do pessoal cantando que viu na internet. Agora, León se abre com ela e diz que eles são muito parecidos, e enquanto os dois se aproximam, ainda que bastante depressa, quase temos a impressão de que León pode sentir outras coisas por Keiko. E, sinceramente, eu acho que seria um casal melhor do que com Machu! Então, depois de receber um telefonema que diz que sua mãe está muito mal, Keiko anuncia que está indo de volta para o Japão.
“Para sempre”.
Agora, VAMOS FALAR DE PABLO! *-* Quantas vezes já falei de Pablo no blog, perdi as contas, mas ele é o meu personagem favorito de “LIKE, La Leyenda”, e ele tem um momento importantíssimo no penúltimo capítulo da novela, embora algumas pessoas defendam que ele devesse ficar com Sebastián e não com Flávio… eu até entendo o apelo, mas, sinceramente, eu só quero que o Pablo seja feliz, e ele está dando os primeiros passos nessa direção. Pablo já cansou de mentir, já se cansou do preconceito do pai, já cansou de não poder ser quem é por causa dos outros. Por isso, quando ele pensa que pode perder Flávio por causa das mentiras, ele toma coragem E O BEIJA! Infelizmente, a cena não chegou a ir ao ar na TV, mas ela foi disponibilizada, e é um bom beijo, embora não tão bom quanto o segundo beijo que viria do casal recém-formado.
Na escola.
Flávio vai com Pablo até a escola, onde Pablo o leva para falar com Toni, e ela explica que eles nunca foram namorados, e tudo é muito bonito – até o pai de Pablo chegar, preconceituoso como sempre, violento e disposto a bater no filho. A cena é FORTÍSSIMA, e o nojento diz que “Pablo está doente e precisa de ajuda”, mas Pablo, com o apoio de Flávio e de Toni, que se converteu em uma grande amiga, resolve tomar uma atitude e toma as rédeas da situação… confronta o pai. Diz que não está doente, “só não quer mais mentir”. Então, Pablo toma coragem para obrigar o pai a olhar para ele e diz que é gay, com lágrimas nos olhos, representando a dor do momento, do preconceito, mas também a coragem e a alegria de, depois de tanto tempo, estar enfim fazendo o que ele sempre quis fazer… E ESSA CENA É LINDÍSSIMA.
Senti muito orgulho do Pablo.
A cena na TV foi mais curta que a cena como foi filmada completa, e isso a deixa um pouco menos impactante. Pablo diz ao pai que não importa ao pai nem a ninguém se ele gosta de homens ou mulheres, apenas a ele mesmo. E ELE EXIGE RESPEITO. Adoro quando ele chama o pai de homofóbico e, nesse momento, o pai grita, mandando que ele se cale, mas vai embora. Na TV, a cena acaba aqui, mas na versão completa, a cena é MUITO MELHOR. Quando o pai está indo embora, Pablo vai para o lado de Flávio, chama pelo pai e então diz: “Isso é um beijo… não é doença”. E BEIJA O FLÁVIO NA FRENTE DO PAI PRECONCEITUOSO! A cena é inteligentíssima, e eu gosto de como ficou real com a participação de Toni… o pai, violento como sempre fora, poderia ter batido no filho, mas Toni se interpõe entre ele e o amigo, enquanto chama pela segurança. E Pablo e Flávio se beijam uma vez mais.
A CENA MAIS PERFEITA DA NOVELA.
Também gostei do final, em que Flávio e Toni abraçam um Pablo choroso…
Ele fez o que tinha que ser feito.
Por fim, a sequência final do capítulo. É aniversário da escola e Victoria chama a banda para cantar, e Machu avisa que não vão cantar o que Humberto queria. Em três minutos, “Like” atingiu um tom ÉPICO de despedida que me levou às lágrimas e me deixou no hype para o último capítulo… enquanto a banda canta “Una, Una y Otra Vez”, uma série de acontecimentos importantes se desenrolam. Enquanto vemos Cláudio se apresentar, o seu pai é preso; enquanto Toni se apresenta, Gabriel anuncia a Ulises que ele não será deportado porque Gabo vai adotá-lo; Machu vê Luka se apresentar, depois de brigar com ele, chamar Soledad de “mi mamá”, e convidá-lo para o “show”; também vemos outros personagens assistindo à apresentação pela internet, como a Romina no convento, escondida e dançando, ou o Daniel no hospital, nos Estados Unidos, e o Thiago sozinho na pensão; também vemos Kevin decidir mudar por Jéssica, e tudo tem cara de finzinho de novela
O último evento importante do penúltimo capítulo de “LIKE, La Leyenda” é um momento tristíssimo – a apresentação da banda com os acontecimentos em paralelo nos deixou emotivos, e então percebemos a história de Abel chegar a um trágico fim, e é lamentável, porque era agora que ele estava pensando em deixar a vida de crimes da família, construir uma vida ao lado de Isadora, que enfim o perdoara, e ele acaba sendo baleado em uma troca de tiros… e é ainda mais difícil assistir a isso enquanto vemos León no palco, se apresentando com os amigos, e sorrindo, feliz, sem saber de nada o que está acontecendo com o seu irmão, que é tudo para ele! É muita coisa junta em 3 minutos, em uma edição f*da, que NOS ARREPIA. Agora, a família de Abel e León vai querer vingança contra aqueles que o mataram, e tudo o que eu consigo pensar é: “VEM CAPÍTULO FINAL!”
O sentimento paradoxal de querer vê-lo e saber que vou sentir saudade.
“LIKE” merece uma segunda temporada…


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários