91st Academy Awards – Oscar 2019



“We’re far from the shallow now”
Pela primeira vez EM MUITOS ANOS, o Oscar vem em 2019 sem apresentador… assim, a abertura da cerimônia é realizada pela banda QUEEN, e é um momento lindíssimo que me arrepiou todo. Agora com Adam Lambert no vocal principal, a banda se apresenta com duas músicas marcantes – “We Will Rock You” e “We Are the Champions” –, o que é bem diferente do que se espera da cerimônia do Oscar, onde normalmente as únicas músicas apresentadas são aquelas que estão concorrendo na categoria de “Melhor Canção Original” – mas FAZIA TODO O SENTIDO, tendo em vista que um dos filmes mais marcantes do ano (e o que mais levou estatuetas) foi “Bohemian Rhapsody”, um filme sobre o Freddie Mercury e sobre o Queen. Eu achei muito bonito, e uma forma emocionante de entrarmos no clima dessa grande premiação toda.
Outras músicas também fizeram história na cerimônia. Particularmente, eu fiquei curiosíssimo para assistir a “A Balada de Buster Scruggs” depois de ouvir e ver um pouco da cena de “When a Cowboy Trades his Spurs for Wings”, e Emily Blunt infelizmente não esteve presente para cantar “The Place Where Lost Things Go”, de “O Retorno de Mary Poppins”, em parte por causa do descaso da Academia, que queria reduzir as apresentações a apenas duas – quer dizer, todos sabíamos que o prêmio já era da Lady Gaga, mas é uma falta de respeito querer cortar as demais apresentações para “economizar tempo”, não? Mas para consagrar a sua vitória, Lady Gaga cantou, ao lado de Bradley Cooper, a lindíssima “Shallow”, de “Nasce Uma Estrela”, em uma apresentação emocionante, que garantiu a única estatueta que o filme levou para casa.
Entre os meus favoritos, EU ESTOU MUITO FELIZ por “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Eu gostava muito dos indicados “padrões” na categoria de Melhor Animação, como “Os Incríveis 2” e “WiFi Ralph”, mas embora divertidos e/ou inteligentes, nenhum deles supera o novo filme do Homem-Aranha, que pode ser O MELHOR FILME DO HERÓI, entre animações e live-actions. Acontece que “Homem-Aranha no Aranhaverso” é inovador para o gênero, traduz a linguagem dos quadrinhos com maestria para a tela do cinema, e tem uma temática interessante que esteve em vigor nesse ano: um protagonista negro. Fiquei MUITO FELIZ. Também fiquei feliz por Rami Malek, levando o prêmio por seu Freddie Mercury, e todas as demais estatuetas de “Bohemian Rhapsody”, e “Primeiro Homem”, sobre a vida de Neil Armstrong, que leva o prêmio de “Efeitos Visuais”.
Ah, e Rami Malek caiu ao deixar o palco… Jennifer Lawrence much?

“I think to anyone struggling and trying to discover their voice, listen... we made a film about a gay man, an immigrant, who lived his life just unapologetically himself. The fact that I'm celebrating him and this story with you tonight is proof that we're longing for stories like this”

Os ganhadores dos prêmios mais importantes da noite foram, infelizmente, filmes que eu não assisti. Quem mais levou estatuetas foi “Bohemian Rhapsody”, conquistando quatro das cinco em que havia sido indicado… os demais destaques levaram 3 cada um: “Pantera Negra”, que é um reconhecimento que já se esperava pela representatividade e competência técnica do filme; “Roma”, que eu fiquei curiosíssimo para assistir, por ser um filme mexicano sob a direção de Alfonso Cuarón, e que foi indicado a melhor filme, inclusive; e, por fim, “Green Book: O Guia”, que levou três prêmios, dentre eles o de “Melhor Filme”. Esse também foi o ano em que mais profissionais negros levaram o prêmio – num total de 7 estatuetas –, e mulheres também – que totalizaram 15 estatuetas. Representatividade, um tema que chegou nos últimos anos ao Oscar, e é PRA FICAR!

Lista completa de Ganhadores do Oscar 2019

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Absorvendo o Tabu
Melhor Documentário
Free Solo
Melhor Maquiagem e Penteado
Vice
Melhores Efeitos Visuais
O Primeiro Homem
Melhor Design de Produção
Pantera Negra
Melhor Curta de Animação
Bao
Melhor Mixagem de Som
Bohemian Rhapsody
Melhor Edição de Som
Bohemian Rhapsody
Melhor Curta
Skin
Melhor Figurino
Pantera Negra
Melhor Canção Original
“Shallow” – Nasce Uma Estrela
Melhor Animação
Homem-Aranha no Aranhaverso
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Roma
Melhor Fotografia
Roma
Melhor Edição
Bohemian Rhapsody
Melhor Roteiro Original
Green Book: O Guia
Melhor Roteiro Adaptado
Infiltrado na Klan
Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali – Green Book: O Guia
Melhor Trilha Sonora
Pantera Negra
Melhor Atriz Coadjuvante
Regina King – Se a Rua Beale Falasse
Melhor Diretor
Alfonso Cuarón – Roma
Melhor Atriz
Olivia Colman – A Favorita
Melhor Ator
Rami Malek – Bohemian Rhapsody
Melhor Filme
Green Book: O Guia


Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.



Comentários