O Diário de Daniela – Peter Pan e o aniversário de Martín



A comunidade em que Chuy mora com sua madrinha, mesmo lugar onde Amparito também vive, está prestes a ser vendido, e todos eles serão despejados dentro de poucos dias. Vendo a situação de seu novo amigo, a turminha resolve fazer alguma coisa para ajudar Chuy, e eu ADORO como as crianças acreditam que “podem resolver todos os problemas” sozinhas. Assim, elas planejam levantar dinheiro o suficiente para comprar a comunidade (!) através de uma peça de teatro que elas mesmas planejam encenar, convertendo todo o dinheiro dos ingressos para ajudar Chuy e os demais. Assim, quando Martín passa o fim de semana na casa do pai, ele pede a Pepe que escreva um texto para eles, e Don Capu se responsabiliza por ser o diretor da produção, enquanto Natalia e Amparito cuidam dos figurinos… e as crianças estão prontas para encenar PETER PAN.
Enquanto se preparam para a grande apresentação, o aniversário de Martín se aproxima, e é um evento misto de alegria, quando está com o pai e os amigos, e de sofrimento, quando está com a mãe e o padrasto – como toda a vida de Martín. Em primeiro lugar, Gustavo não permite que Martín celebre o aniversário com o pai. Por isso, Pepe adianta a comemoração e leva o filho e os amigos ao PARQUE DE DIVERSÕES, em um momento muito fofo. É claro que as crianças adoram e se divertem, e em um momento super fofo, Martín se senta ao lado de Dani e coloca o braço em volta de seus ombros, deixando-a envergonhada e o repreendendo porque “os pais estão vendo”, mas ele diz que “seu pai já sabe que ele gosta dela”. É TÃO LINDINHO! Porque é o amor puro e inocente de crianças, até Enrique e Pepe assistem e comentam que “podem acabar parentes”.
<3
Depois do dia mágico e divertido para todos, Pepe vai deixar Martín em casa, para o seu inferno diário, e lhe dá um SKATE de presente. O sorriso iluminando o rosto de Martín aperta o meu coração, porque vemos Gustavo assistir à cena da janela de casa, e sabemos que isso não pode acabar bem. No aniversário de verdade, no dia seguinte, Gustavo proíbe Martín de sair de casa, diz que “é um dia para passar com a família”, e é absolutamente grosseiro com o garoto o tempo todo. Rita, por um breve momento, até chega a dizer ao marido que é injusto que ele esteja ali se queria estar com os amigos, mas Gustavo não se importa. Para piorar, toma o skate do garoto dizendo que “o pai dele não deu o presente completo, pois falta o equipamento de proteção”. Assim, ele diz que não quer nada inútil em sua casa e que vai vender o brinquedo… E ELE NÃO PODIA FAZER ISSO!
Mas faz…
E pior, Rita não faz nada para impedir ou remediar quando descobre. Porque Pepe descobre já no dia seguinte. Ele pergunta do skate e Martín fica nervoso ao responder, por isso ele entra em contato com a ex-mulher e pede que ela averigue: quando ela descobre que Gustavo vendeu o brinquedo, ela diz a Pepe, por telefone, que acha que ele está certo. E Gustavo escuta! As cenas, dali em diante, são profundamente REVOLTANTES. Gustavo é abusivo como sempre, faz um tremendo escândalo e Rita, patética, implora para que “ele não vá embora”, ajoelhando-se perante ele e chorando… eu achei a cena revoltante, mas não tanto quanto as cenas seguintes, que ressaltam a completa IRRESPONSABILIDADE daquela mulher, deixando Martín SOZINHO para cuidar do irmão pequeno – Martín, de 9 anos, tem que fazer tudo sozinho, de esquentar o leite do bebê a acalmá-lo.
Sem muito sucesso, a princípio.
Mas essa NÃO É SUA RESPONSABILIDADE!
Por não sei quanto tempo, Rita fica trancada no quarto, não apenas chorando, mas se culpando e entrando em estado de choque… em uma das cenas mais TRISTES da novela, Martín bate à porta do lado de fora, falando com a mãe, que nem o escuta. Ele diz que sabe que ela ama o Gustavo, mas diz que “ele e o irmão também a amam muito, e precisam dela”. E Rita não reage. Quem muda a situação é Pepe – Martín conta o que está acontecendo a Daniela, que vai recorrer ao pai do garoto por ajuda, e Rita só reage quando, ao não conseguir fazer com que Rita o escutasse, Pepe diz que pode deixá-la ali, mas não vai deixar as crianças sozinhas. No fim, Rita pede que Gustavo fique e, pateticamente, se humilha a ele e diz que “aceita todas suas condições”. Ele continua a oprimindo a maltratando, e ela aceita tudo, como não ir assistir à peça do filho, que queria ver, porque “Pepe vai estar lá e Gustavo a proibiu de vê-lo”.
No teatro, Daniela é escolhida para interpretar Wendy e Martín para interpretar Peter Pan, evidentemente, mas Martín acaba se ausentando dos ensaios da produção com tudo o que está acontecendo em sua casa… Daniela, por sua vez, precisa lidar com a tristeza de Chuy, cuja madrinha colocou em sua cabeça que não importa o que os amigos estão fazendo para ajudar: não será suficiente. Eu REALMENTE acho que não tem como ser suficiente, mas ela não explica ou fala de maneira compreensiva, ela apenas joga isso sobre o garoto e o faz pensar que “eles estão fazendo isso por pena”, inclusive criticando o papel que ele aceitou, dizendo que “ele sempre vai ficar com os restos deles”. A mentalidade dela é bem limitada, porque as crianças estão fazendo tudo DE BOM CORAÇÃO. Tanto que Daniela fica verdadeiramente triste quando vê Chuy ir embora, sem esperanças, e tem uma nova ideia…
Uma quermesse!
Comovidos pela iniciativa das crianças, as pessoas começam realmente a aparecer na comunidade e a doar coisas para ajudar na quermesse, onde elas também encenam “Peter Pan”, e é UM SUCESSO. No entanto, nada parece ser o suficiente, porque o dono da comunidade aparece exigindo o terreno durante a celebração, e começa a despejá-los naquele mesmo momento, na frente de todo mundo. pelo menos até que Enrique e Pepe SALVEM A COMUNIDADE, juntando o seu dinheiro ao que as crianças tinham juntado com a quermesse… foi uma bela atitude. Outra trama que se resolve, por ora, durante essa sequência da quermesse e de Peter Pan é o início do NAMORO DE NATALIA E ENRIQUE. Ela lhe diz que para ela o beijo significou algo, e ele fica feliz em saber que ela não está apaixonada por Joel, e então a beija de novo. Pra valer agora…
Mas, infelizmente, tudo parece apressado, rápido, sem preparo.
Eles já estão dizendo “Eu te amo”! CALMA AÍ, GALERA, NÃO É ASSIM!

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários