Miley Stewart e Jake Ryan em Hannah Montana


“I’m caught between a rock and a zombie slayer here”
Jake Ryan apareceu em Hannah Montana para movimentar a série de uma maneira diferente, dando à personagem principal um interesse romântico mais definitivo e seriando o programa de forma mais intensa. Eu gosto bastante do arco no qual Jake Ryan frequenta a mesma escola de Miley Stewart, e então ela vai, lentamente, se apaixonando por ele até que não seja mais possível negar. Quer dizer, inicialmente ele é um verdadeiro babaca convencido, mas o roteiro consegue fazer com que gostemos dele eventualmente. Todo fofo e carinhoso, também apaixonado, Jake Ryan nos proporciona uma das cenas mais fofas da série ao lado de Miley e Hannah. Talvez ele se apaixone por ela porque ela é diferente das outras garotas da escola, que ficam babando por ele e correndo atrás dele; talvez ela se apaixone por ele porque ele é um lindinho e definitivamente mostra interesse nela. Mas toda a rivalidade e as provocações criam uma história muito divertida de acompanhar, de um romance adolescente convincente que adoraríamos vivenciar. E que, possivelmente, já vivenciamos em algum momento de nossas vidas.
Ah, essas provocações.
Logo depois do primeiro episódio de Jake Ryan na série, nós ganhamos More Than a Zombie to Me. “Oh, c’mon! You so like Jake. […] Because every time his name comes up you act like you can’t stand him”. Nesse episódio, o Jake constantemente chama a Miley para ir ao baile da escola com ele, e ela recusa, enquanto Hannah Montana é convidada para uma participação em Zombie High o programa de TV no qual Jake Ryan é a estrela. Miley vai cuidadosamente trabalhando no ego inflado de Jake ao negar o seu convite para o baile (“Jake. I wasn’t nervous then and I’m not nervous now, I just don’t wanna go to the dance with me”). Duas vezes. Mas ele provoca ela intensamente com um “I just want you to know that I’m shooting an episode with Hannah Montana this weekend. Even though I’ll be kissing her, I’ll be thinking of you” que deixou qualquer fã de Hannah Montana, na época, dando pulinhos e gritinhos. Eu sei, eu era um deles. E então nós não podemos dizer que a série não faz com que simpatizemos com Jake Ryan quando ele conversa com Hannah Montana nos bastidores do seu programa…
“First this girl I like won’t go to the school dance with me…”
OWN!
Ele faz uma verdadeira declaração a Miley Stewart, mas para Hannah Montana, sem saber que elas são a mesma pessoa. E É O CÚMULO DA FOFURA. “Her name is Miley. […] She is. She is cute and funny and smart. She is so down to Earth and when I talk to her it doesn’t look like she’s talking to Jake Ryan, the celebrity, but she’s talking to Jake Ryan, the person”. Não tinha como resistir àquilo, e então Miley se interessa e deixa de negar seus sentimentos, afinal de contas, Jake Ryan acabou de dizer que não consegue parar de pensar na Miley. Tem como resistir? A resposta é não. Quando o beijo quase acontece nas gravações de Zombie High, Miley está lá dentro da Hannah tentando se convencer de que não é isso, mas se dando conta de que ele é muito fofo e tudo o que ela quer é aquele beijo. Que não acontece. Por causa de sua ideia genial primária para fugir do beijo. “Hey! Don’t listen to me! Aren’t you the director? Be a man!”
“Exactly! And she doesn’t like me as a star or a person. Ain’t that great?”
E então Miley assume. Assume para a Tia Dolly, em fita, que gosta de Jake Ryan, em Good Golly, Miss Dolly: “Jake Ryan, I’m through pretending I don’t like you when the truth is… I’m totally in love with you”. É uma cena fofíssima na qual Miley abre o seu coração e nos conta, com todas as letras, o que sente por Jake Ryan. Falando e cantando. Quando ela canta, lindamente, If We Were a Movie na varanda, com o violão, meu coração se exalta. EU ADORO ESSA MÚSICA. “If we were a movie / You’d be the right guy / And I’d be the best friend / that you fall in love with”. Poderia escrever um texto todo só dessa música. E esse episódio e, principalmente, esse momento em que Miley reconhece estar apaixonada por Jake, parece a materialização definitiva dessa música, desse sentimento. E é muito fofo. Mas é claro que se trata de Hannah Montana, uma série do Disney Channel, então teríamos que ter algumas complicações do tipo Oliver pegar a câmera de Dolly, confundindo com a sua, com a gravação da declaração de Miley, e entregá-la para a edição no lugar da fita certa (de despedida ao diretor).
E quem vai editar?
Jake Ryan.
Acredito que esse seja um dos episódios mais divertidos (e um dos que mais me marcaram), especialmente por momentos como o “I just wanted to tell you that I know another guy named Jake Ryan. So, if you ever hear me talking about Jake Ryan, I’m talking about the other Jake Ryan, not you Jake, other Jake. Bye-bye” e, claro, quando Dolly, Lily e Miley invadem a escola, de preto, ao melhor estilo espiãs (ADORO a trilha sonora!) para roubar a fita de volta. Bem, é o clássico que você conhece de Miley dentro da lata de lixo enquanto Dolly invade a sala, distrai o Jake e a menina pode pegar a fita de volta. Bem, eu sei que eu me diverti demais assistindo a isso tudo. E realmente teria sido mais fácil tê-lo deixado ver a fita de uma vez por todas e acabar logo com isso. E ela tenta contar a ele, ela vai até ele nos corredores da escola. Mas então ele já tem uma namorada e ela tem que deixar pra lá. “Nothing. It’s not impotant anymore”. E aquilo parte o coração. [“Who said, who said, Jake won’t be the guy / I say, I say there’ll be another try”] Mas também, se tudo tivesse se resolvido ali, não teríamos o genial e divertidíssimo último episódio de participação de Jake Ryan na primeira temporada…
People Who Use People.
Amo.
Quer dizer, QUE EPISÓDIO É AQUELE? Já começa maravilhoso a Hannah e o Jake anunciando o prêmio de melhor beijo no Teen on Screen Awards. Ele estava particularmente lindo, e ela estava toda apaixonadinha, errando as coisas. Depois, com ciúmes ao extremo, Miley precisa ouvir os comentários hilários de Lily, como “Ah, e o engraçado é que foi você quem dispensou o Jake no começo de tudo, não é? Se não, poderia ser você ali, dando pipoca e beijos na boca dele”. Ótimo! Lily sempre é capaz de perceber a ironia da situação. Então vira uma confusão. Porque a Miley conhece um outro cara, loirinho e meio fofo, que usa para fazer ciúmes a Jake Ryan na praia. Enquanto ele faz o mesmo. A diferença é que ele, evidentemente, sabe o que está fazendo, e ela é um verdadeiro desastre. Mas enfim. Uma verdadeira competição, que finalmente deixa Jake Ryan quieto quando ela diz que seu novo “amigo” é do último ano. “Oh… did your senior boyfriend already break up with you?” O joguinho começa quando eles se provocam nos corredores, quando a Miley tenta fugir do boliche com o rapaz novo, mas é obrigada a ir porque o Jake também vai estar lá… e é só esperar para ver quem consegue ir mais longe.
“See you there”
“Yes, you will!”
Dá para sentir no ar a vibração da química e do sentimento, e é eletrizante! É muita dissimulação da parte dos dois, mas eu adoro sentir as faíscas (a tensão) através das provocações de ambos. Mas no boliche o negócio fica sério. WALLACE TEM ONZE ANOS! “You’re eleven?!” “And three-quarters!” “What you’re talking about, Wallace?” Enfim. O boliche embaraçoso é o de menos. O que importa é o que vem depois. A conversa de Miley e Jake, de volta à praia. “Alright, Jake, what’s going on? Why haven’t you told anybody about me and balloon boy?”, pergunta ela. “Why would I do that? You seemed so miserable last night. I didn’t wanna make it any worse”, ele responde, todo fofo. “That’s what I’ve been trying to tell you since the beginning. I’m really not a bad guy”, ele acrescenta. “Maybe not”, diz ela. “Plus… I thought it was kind of cool you’ve gone through all that trouble just to make me jealous”, pausa. Como desmentir isso? Lily tensa com a pipoca, assistindo a tudo. E fim: “Wait a minute: I know why. Because you were trying to make me jealous”.
“Just admit it, Jake, you like me”
“No, you like me, just say it”
“No, you say it”
“No, you”
“No, you”
E ENTÃO ELE BEIJA ELA.
WOW.
Eu sou a Lily, jogando a pipoca pro ar!
Sim, essa sequência toda É A SEQUÊNCIA MAIS FOFA DA PRIMEIRA TEMPORADA. Hannah Montana ganha uns pontinhos lindíssimos com isso, e eu adoro. Foi toda uma construção genial (embora rápida, porque foram quatro episódios apenas) de um romance muito fofo, e esse último episódio serve perfeitamente para ser fechado com um beijo. Definitivo. Cada diálogo incrível! Eu grito e aplaudo quando eles finalmente se beijam, mas quando tudo parecia que ia dar certo e se desenrolar, eles estão romanticamente juntos, ele solta um decepcionante “Alright, do you wanna go out with me four months from the Saturday?”, e então nós nos despedimos de Jake Ryan na primeira temporada, com muito pesar. Eu lembro, quando assisti, de lamentar muito essa partida, e assistir à segunda temporada ansiosamente esperando por seu retorno. Ele vai voltar. Mas por enquanto ele está indo para a Romênia gravar um filme, então é o fim de Miley Stewart e Jake Ryan na primeira temporada.
Mas eu volto a fazer deles nas temporadas subsequentes…
Tem muita coisa boa para acontecer ainda!

Para mais postagens de Hannah Montana, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários