Maria do Bairro – Fernando se apaixona por Maria


“Acredita se eu disser que me apaixonei por você?”
Maria do Bairro conhece Luis Fernando De la Vega de forma nada convencional – ela tinha acabado de chegar para morar na casa da família rica, ele estava voltando da Europa, bêbado, ainda desprezível e determinado a maltratar a próxima mulher que aparecesse em sua vida, por causa de sua última decepção amorosa… e então ele chega, ela o encontra, fascinada porque é o “rapaz que viu na igreja do Padre Honorio”, mas o encontro é um DESASTRE. É um pouco divertido, confesso, porque a Maria é impagável, mas também é um pouco triste, porque Luis Fernando é grosseiro e mal educado, e ainda fica ameaçando despedi-la (ao que ela responde prontamente que ele converse com seu pai, com um hilário “¡Mira como tiemblo! ¡Mira como tiemblo!” que eu adorei!), e tudo é uma grande decepção para nossa querida Maria.
Ela chega a dizê-lo… e dói vê-la desabafar sobre esse sofrimento. Ela, impetuosa como sempre, coloca para fora tudo o que sente. Sobre como ele é um arrogante e um bêbado, grosseiro, e que é uma decepção – “Que decepção! E pensar que gostei de você… agora eu te odeio!” Ela briga, bufante, e pelo menos não deixa, novamente, que ninguém monte nela – mas me parte o coração ver a ilusão de partir. E ela tinha razão sobre mandar falar com o seu pai, porque Fernando De la Vega garante que Maria NÃO VAI EMBORA, e que se Luis Fernando não gosta dela, ele que vá… Victoria tenta fazer o marido decidir mandar-lhe embora, diz que eles podem ajudá-la financeiramente, mas que ele não pode se importar com ela mais do que ele se importa com seus próprios filhos… e ele diz que não é isso, mas que ele prometeu ao Padre Honorio, e vai cumprir!
Gosto de como Maria é recebida, de um modo geral, na casa dos De la Vega. Victoria tem uma resistência gritante em relação a ela, a princípio, e Soraya a chama de “marginal” continuamente, mas os demais até que a querem bem… Soraya chega a tentar jogar Vladimir e Vanessa contra ela, insinuando que Fernando seja pai dela, mas eles são pessoas boas. Eles chegam a perguntar diretamente ao pai se isso é verdade, e ele jura que a “Maria do Bairro” não é sua filha… eles acreditam, e dizem que não vão tratar Maria mal, que isso nunca nem lhes passou pela cabeça! Mas Soraya tem outros planos… com Luis Fernando bêbado, ela se aproveita dele – usa tanto a magia de Calixta para tentar prendê-lo, quanto dorme com ele, para o caso de a magia não dar certo. Então ela fica com uma carta na manga que é usada dentro de pouco tempo.
Um romance para Maria se delineia aos poucos, e é revoltante a princípio. Imaturo e infantil, Luis Fernando quer mesmo fazê-la sofrer. Se sente superior, e é irritantemente arrogante. A provoca o tempo todo. Tenta falar que ela é bonita, mas apenas para fazê-la sonhar e então caçoar dela, dizendo que jamais se apaixonaria por uma garota como ela, que não tem nem um pouco de educação… embora ela esteja absurdamente ESTONTEANTE de linda. Vladimir De la Vega, por sinal, não faz questão nenhuma de esconder essa sua opinião sobre ela… ele está apaixonado e não nega, mesmo que a mãe não aprove. Novamente, Maria e Luis Fernando brigam feio, ela diz que ele é rude e fica brava, insultada – e ele é nojento e desprezível ainda. Fiquei enojado, particularmente, quando ele invade, à noite, o quarto dela, bêbado, para beijá-la.
Ela briga, esperneia e o expulsa.
Vladimir seria um partido muito melhor para Maria, sentimos isso desde o princípio, mas a trama se preocupa em fazer com que entendamos Luis Fernando e possamos, aos poucos, aventurar-nos a gostar dele e, quiçá, defendê-lo. Inicialmente não. Ele quer mesmo brincar, como prometeu que faria. Pede desculpas, tenta seduzi-la. Ela, pobre e inocente, começa a cair no conto, embora continue sendo temperamental e explosiva – ela muda de doce e carinhosa, sonhadora, para perigosa em questão de segundos. Afinal, ela não vai acreditar em TUDO tão facilmente. Quando ele pergunta “Acredita se eu disser que me apaixonei por você?”, ela questiona o que lhe fez mudar de atitude tão depressa – e sem estar bêbado o tempo todo, Luis Fernando De la Vega fica significativamente mais bonito, embora ainda o detestemos.
Porque ele quer magoar Maria. Especialmente quando o pai corta seus dinheiros de viagem, e como vingança, ele decide seduzir a Maria do Bairro, a preciosa protegida de Fernando De la Vega, e ameaça, inclusive, engravidá-la e jogá-la fora… assim, o primeiro beijo do casal é revoltante. Nós estamos com raiva dele, e defendendo Vladimir que se utiliza de discursos como “Se está pensando em brincar com ela, esquece. Não vou permitir!” E ele brinca mais com Maria levando-a para sair (ela está LINDA!), sugerindo que uma transformação seria interessante, que ela poderia mudar a forma de se vestir e de comportar, ser mais como Soraya, para que não dê vexame… e ele, por pura crueldade, anuncia na frente de todo mundo que ele vai se casar com Soraya, para que Maria surte na mesa da família, dizendo que ele não pode fazer isso.
As pessoas acham um absurdo que ela queira dar opinião nesse assunto.
Embora Vanessa não esteja nada feliz, também…
Maria do Bairro sofre, Maria do Bairro chora… conversa com seus amiguinhos animais. E Luis Fernando aparece em seu quarto para provocá-la novamente, para dizer-lhe que era uma mentira, que não vai se casar com Soraya, mas que queria fazer isso como um teste, para ver sua reação – para ver se ela o amava. E ELA O AMA. E ali, ele sugere que eles comecem as aulas que sugeriu quando eles saíram… e é nessas aulas, quando Luis Fernando está seduzindo Maria do Bairro, que o seu plano muda drasticamente… ele percebe que não quer mais só brincar com Maria, porque está se apaixonando por ela. E então nós começamos a nos apaixonar por ele, finalmente. Maria olha, durante as aulas (com sua coroa inseparável), com uma admiração encantadora para Luis Fernando, e ele, então, realmente se encanta por ela, como não esperava que acontecesse…

“Sua falta de educação. Como é sincera e atrevida…”

Sim, Luis Fernando se encantou por Maria do Bairro, e então a paixão é mútua e verdadeira. Cheia de problemas a serem enfrentados, mas mútua e verdadeira, por ora. Por isso, quando Vladimir a leva para sair e tenta beijá-la, ela não pode permitir – diz que não gosta dele desse jeito. Eu devo dizer que eu AMO a atitude de Luis Fernando em relação a Soraya. Quando Victoria tenta convencê-lo a se casar com ela, ele diz coisas como “Soraya é uma interesseira, que só quer casar com o nosso dinheiro”. WOW. Ele enxerga através de Soraya perfeitamente… diz que está apaixonado por outra, que é sincera e linda, e diz que não vai se casar com quem a mãe quer que ele se case! Quando ele diz que AMA Maria do Bairro, Victoria surta, diz que jamais permitirá que eles se casem, que Soraya é um melhor partido para ele, mesmo que ele insista que ela é uma víbora, interesseira e mentirosa…
Bem preciso, na verdade.
Victoria deveria ouvir mais o próprio filho. Luis Fernando chega a pedir Maria em casamento. Parece abrupto, parece rápido demais, mas eu já confiava no amor dos dois nessa época… e ele diz para a mãe: “Quer que eu melhore? Deixe que fique com Maria. É o melhor”. Ele quer ter uma casa com ela, filhos… e, sinceramente, essa poderia muito bem ser a solução para a vida de Luis Fernando, para que ele se tornasse uma pessoa melhor e decente, afinal de contas ele visivelmente melhorou depois que voltou para casa e deu de cara com Maria… desde aquele primeiro encontro quando ela estava lavando aquele cachorro gigante que ela disse que parecia um cavalo. Desde quando resolveu brincar com ela, mas, pela proximidade provocada pelas aulas, se apaixonou. Desde então Luis Fernando cresceu e teve a chance de ser alguém melhor…
Poderia mesmo ser.
Se não fosse o exame de gravidez falso de Soraya!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. O Luís Fernando é realmente muito insuportável nessa fase, não que ele não seja mais pra frente... Porque ele até é em alguns momentos. Mas o fato é que eles se apaixonam, e levando em conta que ele é lindo, fica realmente difícil resistir kkkkk. Eu só fiquei com pena do Vladimir, porque não dá para não sentir mesmo. E eu gostei da postura do Luís Fernando diante de Vitória, quando ela surta porque ele quer ficar com Maria. De fato, Maria era o "remédio" que ele precisava para curar seus problemas emocionais... Mas a Soraya já estava aprontando,e como isso é bom também.

    ResponderExcluir
  2. Acho um absurdo como a novela romantizou a tentativa de estupro por parte do Luis Fernando. Porque, sim, agarrar e beijar uma pessoa desacordada -- estando você bêbado ou não -- é tentativa de estupro. O pior é que essa cena se repete em todas as vinhetas de encerramento depois de um tempo. Inconcebível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário