Chiquititas (2014) – Mili se disfarça de Açucena!


E olha que justamente a Mili, que “não mente”.
Mili é uma escritora, e isso é parte importante da concepção da personagem. Lembro-me de quando vi Chiquititas pela primeira vez, em 1997, e adorava a maneira como Mili inventava histórias para as meninas do Orfanato Raio de Luz, tanto que a música “Era Uma Vez”, uma das mais lindas da primeira temporada, é justamente sobre isso. A Mili de 2013 também é, naturalmente, apaixonada por histórias, leitura e escrita. Mas como escritora, ela não tem lá muita confiança em si mesma. É por isso que Cris, depois de ler a história da Mili e descobrir que ESTÁ UM MÁXIMO, começa a fazer as coisas por ela… como inscrever a história em um concurso da Editora Março (adorei o trocadilho!), a editora da mãe do JP, para quem a história também foi enviada como um “presente de aniversário”, e aquela namorada idiota dele, a Renata, finge que a história é dela.
Felizmente ESSA PARTE termina depressa.
Nem tudo, no entanto. Porque Mili fica entre as finalistas do concurso, e as meninas a incentivam a ir ao evento. Afinal de contas, “se ela ganhar, ela poderá se sentir mais confiante e se inscrever como Mili em uma próxima vez”, e “se ela perder, não vai ser a Mili que está perdendo”. Ou seja, não há o que perder! Mili acaba sendo convencida de que ela pode ir ao evento, mas ela precisa se passar por Açucena… afinal de contas, quando Cris inscreveu o conto no concurso, ela não usou o nome verdadeiro da Mili. Então tudo começa a virar uma bola de neve… JP vai até o Orfanato para falar sobre a história, e Cris mente que Açucena é uma prima da Mili, de consideração, e Mili aparece no evento, com uma personagem criada exclusivamente para o momento… mas a personagem não fica restrita “exclusivamente ao momento”.
Porque é uma personagem interessante. De óculos, peruca loira curta e um lenço no pescoço, Açucena é elegante, segura de si, e um tanto quanto dura. E JP se encanta por ela. Assim como Tobias criou o Tomás Ferraz sem muitas pretensões e acabou famoso, Mili não esperava realmente que Açucena ganhasse o prêmio literário da Editora Março, mas isso acontece. O seu discurso é curto, com uma voz meio grave, e muito bem pensado! Mas JP não vai deixá-la escapar, então vai conversar com ela. Eu gosto da aproximação de Açucena e de JP, embora eu NÃO GOSTE do personagem (e da interpretação, acima de tudo) do JP… gosto de como ela dá pitacos nas músicas dele, por exemplo, quando ele pede sua opinião, e ela é bem verdadeira, não toda cheia de elogios e tudo o mais… exatamente o que é necessário para melhorar.
E quando Mili percebe que JP está gostando de Açucena…
…ela precisa fazer algo!
Assim, o Mosca entra no meio de toda a confusão. No início da novela, eu julgava estranho ver Mili e Mosca nesse pretenso romance, porque nunca aconteceu na versão de 1997, mas agora os acho fofíssimos e torço por eles, com algumas exceções… quando Duda estava na novela, por exemplo, eu achava que ele merecia ficar com a Mili, muitas vezes mais que o Mosca. Com o JP não, Mili não deve ficar com JP. De todo modo, Mosca se voluntaria, com claríssimas segundas intenções, para se passar por um namorado de Açucena, e Mili acaba topando. Assim, com uma roupinha toda nerd, cabelinho arrumado, suspensórios e óculos, Mosca se transforma em Lucas, e então vai com ela quando JP quer encontrar Açucena no Café Boutique… e eu devo dizer que aquilo foi perfeitamente hilário. E que Mili e Mosca combinam.
Quer dizer, Açucena e Lucas.
Whatever.
A história de Açucena chega a um fim abrupto muito antes do que eu esperava… Renata a observa no Café Boutique, e Érica comenta que ela e Mili são mesmo muito parecidas, então como Renata tem o apoio da mãe de JP, ela arma um plano. Açucena é convidada para um jantar na casa de JP, e Renata também comparece, e sem muitas enrolações, ela ARRANCA A PERUCA DE MILI NA FRENTE DE TODO MUNDO, e revela a sua identidade… bem, eu acho que mentira tem perna curta mesmo. Ainda assim, o plano de Renata é falho, porque queria mostrar que Mili é tão mentirosa quanto ela, mas o JP ficou muito mais confuso do que irritado… tanto que ele deixou todo mundo no meio do jantar para ir até o Orfanato falar com a Mili… ele está gostando dela de verdade, aparentemente, e para a Renata e sua mãe, eu acho BEM-FEITO!
Mas só por elas, Mili não pode dar muita trela…

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários