Maria do Bairro – O casamento de Fernando e Soraya


“Por mi hijo la casé. Pero no la quiero. ¡No la suporto!”
Devo dizer, embora já tenha dito: EU AMO MARIA DO BAIRRO! E por vários motivos. Em primeiro lugar porque Thalía está lindíssima como a Maria! Em segundo, porque a Maria do Bairro é encantadora, espontânea, divertida, FELIZ. Mas também ADORO o roteiro da novela, repleto de acontecimentos e eventos se sucedendo depressa. Coisas que, às vezes, poderiam demorar séculos para acontecer, acontecem bem depressa em Maria do Bairro. Por exemplo, Luis Fernando se apaixona por Maria, de verdade, mesmo que inicialmente só quisesse brincar com ela, e chega a pedi-la em casamento… mas Soraya, interesseira, não está disposta a perder essa oportunidade, e então inventa toda uma história séria para se casar com ele: DIZ QUE ESTÁ GRÁVIDA. E como, naquela noite bêbado, eles transaram de verdade, ele não tem motivos para não acreditar nisso.
Soraya é uma vilã astuta – ela interpreta incrivelmente bem o papel de moça sofrida, chorando e fazendo todo um drama por estar grávida. Mas ela também é perigosa. Digamos que ela é visivelmente DESEQUILIBRADA desde o começo. Ela convence Victoria, com um exame falso, de que está grávida de Luis Fernando, e se pergunta: “O que será de mim agora que ele não quer se casar comigo?” E então começa uma pressão sobre Luis Fernando para que ele se case com Soraya, por causa do filho (e inicialmente ele NÃO acredita que ela esteja dizendo a verdade!), mas ele diz que não a ama, porque ama MARIA DO BAIRRO. Victoria tenta dizer-lhe que ele jamais se casaria com alguém como a Maria, e que esse sentimento é falso, mas ele diz que seres humanos podem mudar… ele já gosta da Maria de verdade nessa época…
Por isso sofre de fato com a armação de Soraya. Embora ela nunca o convença de verdade, e embora o padre alerte Maria para sua preocupação em relação a Luis Fernando, acreditando que ele pode estar enganando ela, Luis Fernando gosta dela de verdade e ela corresponde esse sentimento. Mas o amor está fadado a sofrer. A chantagem emocional dos De la Vega vem para Luis Fernando: “Se não faz isso por Soraya, faça por essa criança inocente que não tem culpa nenhuma. Faça por seu filho”. E como Fernando, pai, não acredita que Luis Fernando possa amar Maria de verdade, e preocupado que ele esteja brincando com seus sentimentos, ele apoia a esposa nessa decisão, então Luis Fernando diz que se casará com Soraya, mas deixando muito claro, desde SEMPRE, que se casa pelo filho, que não ama e nunca amará Soraya.
Dói-me quando Luis Fernando conta para Maria o que está acontecendo e explica que terá que se casar com Soraya, ainda que ele diga que vai pedir o divórcio assim que o filho nascer. É triste, e não seria tanto se ele ainda estivesse disposto a brincar com ela, porque agora o que diz é verdade. Quando clama “Te quiero. De veras, te quiero”, vemos que Luis Fernando está sofrendo ao ter que aceitar um casamento forçado que não lhe interessa. Ele diz que a ama, que não era mentira, que só está casando por causa de seu filho – e ambos choram e ambos sofrem. Mas sentimos que Luis Fernando a ama de verdade, mas também não tem como continuar perto dela, enganando-a e fazendo-a sofrer mais e mais. Não há como. Por isso ele pede que ela não o odeie, nem guarde rancor, e ela diz que não fará isso, mas me machuca quando ela diz que já deveria estar acostumada com isso.
Acostumada a sofrer.
Assim, as aulas que outrora Luis Fernando lhe ensinara passam adiante, para uma mulher que vai ensiná-la a “ser uma dama”, e sua motivação também é de partir o coração, porque ela diz que então, quando tiver um namorado, ele só terá olhos para ela – como se fosse esse o motivo que levou Luis Fernando a se casar com Soraya. Luis Fernando tem esperanças sérias de ainda estar com Maria, manda que Vladimir não se aproveite da situação, e nasce uma rixa séria entre os irmãos, porque estão ambos verdadeiramente apaixonados pela mesma mulher. Mas o casamento de Luis Fernando e Soraya vem depressa. Uma cerimônia toda elaborada no civil, mas é EVIDENTE o quanto ele está infeliz, inclusive se recusa a beijá-la quando ela se aproxima… ela SABE que ele não queria isso. Maria assiste à cerimônia escondida, e sofre e chora retirada, o que nos faz sofrer.
Especialmente porque ELE, também, está tão INFELIZ.
“Quiero María la del Barrio. ¡Solamente a María la del Barrio!”
Seu plano é se divorciar quando o bebê nascer, mas nasce o INFERNO. Na lua de mel infernal aparece Brenda, Soraya, louca, surta. Há muita briga, muito grito. Luis Fernando brada aos quatro ventos, para quem quiser ouvir, coisas como “Por mi hijo la casé. Pero no la quiero. ¡No la suporto!”, e ainda insiste em chamar Maria de “mi María”, embora Maria seja durona e convencida a fazer o certo, por mais que doa. Diz que ele não pode brincar com seus sentimentos, que agora ele é um homem CASADO, e ela não vai dividi-lo. É forte quando ela declara que “Sou pobre. E nós, pobres, conhecemos a decência muito melhor que vocês, ricos. Vocês não têm um pinguinho assim de vergonha!” Enquanto isso, ele sofre em um casamento infeliz, e Soraya recebe a ideia de Calixta sobre fingir um acidente para dizer que perdeu o bebê, já que não está grávida mesmo…
O acidente é providenciado rapidamente. Afinal de contas, Luis Fernando se pergunta sobre a barriga da esposa, que já está na hora de aparecer, então ela finge o acidente, e a notícia é recebida de forma afobada na casa. Victoria corre para avisar Luis Fernando, e ele se desespera, mas não tem muito o que fazer porque Soraya finge um ataque de histeria porque “perdeu o filho”… assim, sem nada que o segure no casamento, e com Soraya se recusando a dar-lhe o divórcio que ele tanto quer, Luis Fernando acaba indo jogar em um cassino, para passar o menor tempo que puder em casa. No casamento terrível que vivem, Luis Fernando deixa de lado o vício da bebida, do início da novela, pelo vício dos jogos agora, e ele e Soraya começam, inclusive, a dormir em quartos separados, mas ela constantemente se recusa a dar-lhe o divórcio…
Tudo o que nos perguntamos é: ATÉ QUANDO VAI ISSO?!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. É como se eu pudesse ver as caras e bocas de Soraya com seus fingimentos! Isso é tão vivo ainda na minha memória kkkkk. Mas o Luís Fernando não aprende mesmo, não? Deixa de lado a bebida para ser viciado no jogo... Podemos dizer que de vícios ele entende bem 😂😂😂😂

    ResponderExcluir

Postar um comentário