Young Sheldon 5x07 – An Introduction to Engineering and a Glob of Hair Gel

“Wait, so after all this time, that's your problem with engineering?”

Um episódio diferente dos outros episódios dessa temporada de “Young Sheldon” porque foi, pela primeira vez em muito tempo, quase que inteiramente centrado em Sheldon Cooper: Georgie não teve nenhuma história, Missy teve apenas uma cena (mas uma cena incrível, é claro, porque ela tem o dom de brilhar mesmo nas menores participações, às vezes com apenas um comentário brilhant), e a única outra história do episódio foi protagonizada por Connie, Dale e a ex-esposa de Dale – e essa não é uma trama com a qual eu me importe. Acho que o mais legal de “An Introduction to Engineering and a Glob of Hair Gel” é o fato de que, novamente, temos uma conexão direta com “The Big Bang Theory”: descobrimos por que Sheldon Cooper tem essa birra contínua com a engenharia e, falando em engenharia, temos até uma participação especial de Howard na narração!

São coisas tão pequenas, mas tão significativas!

Já tivemos outras pequenas participações na narração de “Young Sheldon”, e eu adoro ouvir o Sheldon voltando a interagir com os seus amigos, comentando sobre o seu Prêmio Nobel, por exemplo, e a série ainda consegue incluir uma piada recorrente de “The Big Bang Theory” de maneira brilhante, que é o Howard comentando sobre a sua ida para o espaço. Howard está ali porque Sheldon pediu que ele “escrevesse uma introdução sobre engenharia”: o tema do episódio é uma aula de engenharia que Sheldon teve na faculdade e que talvez o tenha traumatizado para toda a vida. Sheldon tem problemas com a disciplina quando o professor pede que eles façam o projeto de uma ponte e Sheldon, apressado como sempre, entrega o trabalho uma semana antes do prazo, e o professor pede que ele refaça porque “seu projeto está errado”.

Devo dizer que EU ESTOU DO LADO DO SHELDON – o que é inusitado. Sheldon já nos irritou bastante com sua arrogância e sua superioridade, tanto em “Young Sheldon” quanto em “The Big Bang Theory”, e normalmente gostamos de ver quando ele está errado e tudo o mais, porque ele precisa de momentos como esse para aprender que não é necessariamente melhor do que todo mundo, mas o professor faz isso de uma maneira tão rígida que me parece impossível defendê-lo. Inicialmente, me diverti com sua rigidez, com o lance do horário e até com a maneira como ele implica com o Sheldon já no primeiro dia (afinal de contas, que professor não implicaria?), mas aquela sequência toda do Sheldon entregando um projeto atrás do outro, todos os dias, me fez ver que o professor não estava certo… afinal de contas, ele RASGAVA o projeto do Sheldon sem nem mesmo olhar para ele.

Ah, na verdade é uma série de comédia e eu é que estou pensando demais sobre o assunto, talvez porque eu seja professor e saiba que as coisas não são assim: estou a favor de “não dar a resposta”, de “fazer com que o aluno descubra o erro sozinho” e tudo o mais, mas o professor não estava nem olhando para o projeto antes de dizer que estava errado… como ele podia saber que estava errado? Ou então talvez eu tenha me colocado no lugar do Sheldon e tenha entendido toda a sua frustração. De qualquer maneira, de um jeito ou de outro, acaba sendo uma experiência de crescimento para o Sheldon, porque ele acaba, eventualmente, descobrindo o que estava errado em todos os seus projetos até então – mas isso não quer dizer que ele não tenha aprendido a odiar engenharia naquele momento. É um bom episódio de “Young Sheldon”, no fim das contas.

 

Para mais postagens de Young Sheldon, clique aqui.

 

Comentários