Lost 2x02 – Adrift

“We’re home”

COMO EU ADORO ESSA TEMPORADA DE “LOST”. “Adrift”, exibido em 28 de setembro de 2005, traz o que aconteceu com o pessoal da balsa depois de Walt ser levado pelos Outros, e retorna um pouco no tempo no trecho da Ilha e da Escotilha, para mostrar o que aconteceu com Locke e Kate quando eles desceram e conheceram Desmond, antes da chegada de Jack. É mais um excelente episódio de “Lost”, e reassisti-la está me fazendo lembrar dos motivos pelos quais eu sempre gostei tanto dela: é muito bom começar a explorar a Iniciativa Dharma a partir da Estação Cisne, e eu mal posso esperar por mais detalhes que em breve estaremos descobrindo! No flashback da semana, acompanhamos Michael, o que faz todo o sentido, pensando que ele acabou de perder o filho – e não é a primeira vez que isso acontece… os flashbacks são bem dolorosos.

Depois de Walt ser levado pelos Outros e de Jin desaparecer, Michael e Sawyer ficam sozinhos nos destroços da balsa durante a noite, e o clima de tensão é palpável – Michael chega a acusar Sawyer de ter culpa do que aconteceu porque foi ele quem insistiu para que eles disparassem a chama que atraiu o barco, mas a verdade é que o Sawyer não tem mesmo culpa e o Michael só estava procurando alguém em quem descontar a raiva porque estava extremamente frustrado. Adoro como “Lost” é, em primeiro lugar, sobre a relação entre os personagens, e temos ótimas cenas de Michael e Sawyer, com todas as brigas, com a “separação”, mas eles terminam juntos na mesma balsa, depois de Sawyer precisar fugir de um tubarão (com o símbolo da Dharma nele!), e a correnteza os leva de volta para “casa”… de volta para a ilha de onde tanto queriam sair.

E, lá, eles reencontram Jin… fugindo dos Outros.

QUE SEQUÊNCIA FINAL ELETRIZANTE.

Os flashbacks não adicionam muita informação à história que já conhecemos, mas é um bom flashback por acentuar a emoção e sofrimento de Michael no presente, com o sequestro do filho – eu achei forte ouvir o Michael dizendo, ainda no primeiro flashback do episódio, que “não ia deixar que levassem seu filho”, e então a cena corta para o Michael na ilha, dizendo ao Sawyer que “levaram seu filho”. É esse paralelo que “Lost” sabe fazer muito bem, porque todas as cenas de Michael no passado, tentando impedir que a mãe de Walt o levasse embora para Roma e os separasse definitivamente, as cenas de Michael lutando pelo filho, intensificaram o que estava acontecendo no presente. Também é emocionante a última cena do flashback, que é a despedida de Michael e Walt, quando ele era bem pequeno, quando ele lhe dá um urso de presente e diz que “sempre o amará”.

Em paralelo, retornamos um pouquinho no tempo da ilha para vermos o momento em que Kate desaparece dentro da escotilha e Locke a segue para saber o que está acontecendo… é muito bom ver alguns detalhes se encaixando, como os sapatos de Locke ficando no lugar onde Jack em breve os verá, e Locke é rapidamente abordado por Desmond, que pergunta se “é ele”, e embora Locke quase consiga enganá-lo fingindo ser quem quer que Desmond está esperando que apareça, ele acaba sendo desmascarado quando Desmond percebe que ele não sabe a resposta para uma pergunta que ele lhe faz e que deveria ser um código. Então, Desmond manda Kate prender Locke, e Locke consegue reverter a situação, ele prendendo Kate ao contar para Desmond que ela é uma fugitiva e tudo o mais, mas a deixando com uma faca para que ela use para escapar.

Adoro toda a sequência de Locke com Desmond (MAL POSSO ESPERAR PELO PRÓXIMO EPISÓDIO!), e é muito interessante ver pela primeira vez a “missão” de Desmond na Estação Cisne – quando um alarme começa a disparar, Desmond leva Locke, com uma arma apontada para ele, até um computador antiguíssimo no qual o faz digitar os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 e apertar “Executar”. Aparentemente, nada além de um relógio na parede voltar para 108 (a soma dos números) e recomeçar sua contagem regressiva parece acontecer, mas, para Desmond, parecia mais importante do que isso… o episódio nos leva de volta, agora sob outro ponto de vista, à descida e chegada de Jack, enquanto ele aponta uma arma para Desmond e o reconhece. Dessa vez, no entanto, conseguimos ver a Kate escondida nos tubos de ventilação, assistindo a tudo, por exemplo…

Só no próximo episódio o seguimento dessa história. E o próximo episódio é um dos meus FAVORITOS na temporada.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários