Último Capítulo de “Cuidado com o Anjo” (06 de Março de 2009)

“Te amo este día, y hasta el último”

No último capítulo original, com 2 horas de duração, também vemos o casamento de Marichuy e Juan Miguel que acaba arruinado por Ana Júlia e todo aquele sequestro, cabana pegando fogo, parto e tudo o mais… no Brasil, o “último capítulo” foi dividido, e o que se chamou de último capítulo por aqui foram os últimos 50 minutos, que começam com o GRANDE CASAMENTO DE MARICHUY E JUAN MIGUEL. Como dizem, né? “Third time’s a charm”. O último capítulo é emocionante, e conta com uma lindíssima cerimônia de casamento e uma festa na comunidade, tudo regado a muita música e várias recordações. Uma série de flashbacks incrementa o capítulo, nos levando de volta a momentos marcantes da novela, que vai deixar saudade. Por fim, Juan Miguel e Marichuy saem de viagem a uma nova lua de mel. E são cenas muito fofas naquela finalização!

Marichuy entra na igreja LINDÍSSIMA, é claro. Ao som da marcha nupcial e ao lado de Patrício, a sua entrada se prolonga por vários minutos, com direito a câmera lenta e Marichuy olhando a igreja que tanto significa para ela, enquanto Juan Miguel a olha e sorri, mais apaixonado impossível. O fato da entrada ser bem lenta a torna muito bonita, pois sentimos que estamos ali de verdade, vivendo cada momento desse casamento, ou melhor, “renovação dos votos”, celebrado pelo Padre Anselmo. Os votos são lindos. Juan Miguel diz que a ama hoje e a amará até o fim de sua vida, a chama de “minha amante e minha melhor amiga”. Entrega seu coração e sua vida em suas mãos. A vida lhes deu outra oportunidade e é lindo, enfim, VÊ-LOS FELIZES! Fazemos parte do coro dessa igreja aplaudindo quando eles se beijam ao fim da cerimônia.

Depois, ao som de “Ave Maria”, interpretada por Maite Perroni, ela volta a agradecer por tudo e, ao fazê-lo, relembra coisas que marcaram “Cuidado com o Anjo”, ao longo de vários minutos. Como roubar rosas da vizinhança para deixar na igreja, andar de bicicleta pela cidade, encontrar o cachorro e levar para casa, o momento que conheceu Juan Miguel em sua casa, quando andava por aí entregando roupas, o estúdio… pode até parecer um recurso preguiçoso para enrolar o capítulo, mas, nesse primeiro momento, eu achei bonito. Foi uma novela que ficou quase um ano no ar, com 194 capítulos, então as cenas têm um apelo nostálgico – foi muito tempo ao lado desses personagens e vivendo essas histórias, e quando revivemos e relembramos, nos emocionamos… afinal de contas, “Cuidado com o Anjo” é uma novela para deixar saudades.

O que incomoda é O QUANTO usaram esse recurso. No último capítulo total, de 2 horas, acho que tivemos uma hora inteira só de flashbacks. Teve aquela cena dos casais em volta da fogueira, e cada um relembrou seu passado e como chegaram ali, em cenas longuíssimas. Tivemos até o Amador na cadeia, relembrando as coisas que fez, e porque está ali! Tivemos, então, na igreja, essa cena em que Marichuy e Juan Miguel relembram vários momentos e, mais tarde, durante a festa, também temos um “presente”, que é a música “Sólo Tú”, e então enquanto ela está tocando, novamente mais uma série de flashbacks. Daí já estava parecendo demais e eu já estava incomodado. Verdadeiramente incomodado! Teve até a Mayita olhando para o céu, meio que se despedindo de sua Avó Mariana, mas não sem antes enrolar uns minutos se lembrando das coisas.

Não é à toa que o SBT adora usar esse recurso!

Aprendeu com a Televisa.

Em “Sólo Tú”, já não me comove mais as recordações, mas é importante por mostrar o quanto Marichuy e Juan Miguel estão apaixonados um pelo outro, enquanto eles dançam juntos lentamente, se olham e se amam em cada segundo. A festa é bonita, repleta de inocência e de alegria SINCERA. Tem aquela dança divertida, por exemplo, Marichuy jogando o buquê, e aquele pedido pelo bolo (que é um bolo bem estranho, eu devo dizer!). Depois de toda essa alegre celebração, é hora de Juan Miguel e Marichuy deixarem a festa, celebrarem sozinhos, iniciarem uma nova vida… abraços de despedida, cenas com Patrício, com Cecília, Com Rocío e com Onelia… Juan Miguel pega Marichuy nos braços e a leva até o terraço, onde eles soltam duas pombas, trocam juras de amor e se abraçam carinhosamente, demonstrando nos sorrisos o amor sincero entre eles.

Então, o casal sai para UMA NOVA LUA DE MEL. São cenas bonitas, embora tudo seja muito rápido. Juan Miguel e Marichuy sozinhos em um barco, com o lindo cenário do mar e da cidade ao fundo. Depois andando pela praia, à beira do mar, se divertindo juntos, mas ela é mãe, né? Mãe sente saudade dos filhos. Então, Juan Miguel revela uma surpresa: OS FILHOS CHEGANDO DE PARAQUEDAS – literalmente. Foi fofo e emocionante, ver aquela família tão linda reunida. Marichuy, Juan Miguel, Mayita e Miguelito juntos, como uma família feliz, se divertindo e se curtindo. Correndo pela praia, tomando água de coco, brincando de fazer castelinho na areia, jogando futebol com um coco (!), ou andando juntos em uma mesma bicicleta… é assim que “Cuidado com o Anjo” chega ao fim, com esses quatro reunidos, olhando para o céu… e é TÃO BONITO.

FIM.

Vai deixar saudade.

 

Para mais postagens de Cuidado com o Anjo, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários