¿Quién es Quién? – A conturbada “relação” de Yesenia e Rubén

“Yo, Yesenia. ¿Te gusto o no?”

EU ADORO AS LOUCURAS DA YESENIA! “¿Quién es Quién?” é uma novela e tanto, e eu adoro como, além de protagonistas carismáticos, ela tem personagens secundários que nos interessam – eu adoro assistir às cenas de Yesenia e Rubén, adoro ouvir às provocações, perceber a química que eles compartilham, embora ainda não estejam juntos, além de toda a confusão extra que existe entre eles graças a Cande, la Cándida, por quem Rubén está secretamente “apaixonado”. Além deles, nós ainda teremos Connie, que recentemente descobriu que pode estar apaixonada pelo seu professor, e essa é uma confusão extra que deve privar os “pombinhos” de estarem juntos logo… isso não quer dizer, no entanto, que eles não sejam MARAVILHOSOS em todas as cenas que compartilham – e eles já compartilham muitas cenas!

Yesenia é durona, um tanto quanto desbocada, e ela conheceu Rubén no mercado um dia, e mesmo que não admitisse, ela gostou dele, de alguma maneira. E, desde o primeiro momento, houve farpas e provocações entre eles. Mas as coisas só se intensificaram de vez quando, para poder ajudar em casa com dinheiro, Yesenia foi em busca de um emprego e se tornou “Cande, la Cándida”, uma dançarina sensual que faz a abertura de lutas, por quem Rubén fica imediatamente fascinado. Afinal de contas, ela é linda, sensual e misteriosa, com uma máscara que esconde sua identidade… e não me admira que Rubén não consiga associar Cande a Yesenia, porque ela se porta de forma totalmente distinta quando é uma e como é outra. Do modo de se vestir ao modo de falar e caminhar, e isso faz com que ela pareça duas pessoas diferentes.

Rubén é professor de cinema, e ele está fazendo um documentário sobre “luta livre”, o que o permite estar todas as noites naquele submundo, e filmar “Cande” o quanto quiser. E eu gosto de como ele fica fascinado por essa personagem criada por Yesenia, sem saber quem está por baixo da máscara, e eu gosto ainda mais de como Yesenia passa a sentir ciúmes dela mesma. E pior: ELA FICA REALMENTE BRAVA COM RUBÉN POR GOSTAR DE CANDE! Talvez porque ela tenha construído Cande como “o estereótipo de mulher por quem homens se apaixonam”, e, secretamente, ela espera mais de Rubén. De todo modo, ganhamos cenas divertidas em que ela fica contra Cande, e eu adoro aquele momento em que ele mostra um vídeo de Cande dançando, fazendo toda uma leitura sobre o quanto ela deve ter ensaiado, e como está “contando uma história”.

Como sua dança é uma obra-de-arte.

“Você não faz ideia do que está falando!”

Porque, na verdade, tudo aquilo que Rubén está fantasiando a respeito de Cande não tem fundamento nenhum – ela improvisou qualquer coisa no ringue e foi um sucesso. As coisas se intensificam entre Yesenia e Rubén quando, em uma noite, Yesenia é assediada por um babaca que invade o ringue enquanto ela está se apresentando como Cande, la Cándida, e Rubén decide defendê-la… mas ele não entende nada de defesa pessoal. Então, embora ele esteja ali para “defender” a Cande, ele acaba apanhando, e quem se livra do cara sozinha é a própria Yesenia, com sua personalidade forte, com sua capacidade de se defender sozinha (como a mãe lhe ensinou), e eu adoro isso nela… ela não vai aceitar que ninguém aja daquela maneira com ela. No dia seguinte, ela até dá uma debochada do Rubén chegando ao mercado de olho roxo.

Mas é a oportunidade perfeita para se aproximarem.

Yesenia se oferece para LHE DAR AULAS DE DEFESA PESSOAL. E, naquelas aulas, é impossível negar a tensão sexual que existe entre eles. Afinal de contas, agora eles estão mais próximos do que nunca e, em uma ocasião, eles quase chegam a se beijar, depois de um CLIMA GOSTOSO, mas o beijo não acontece, e Yesenia acaba ficando brava… especialmente porque Rubén diz que “não pode beijá-la porque está apaixonado por outra garota”. Mesmo assim, eles compartilham momentos ESPECIAIS, como quando riem e se divertem juntos no não-casamento de Perico, e quando ela machuca o pé, ele cuida dela e, mais uma vez, eles quase se beijam – daquela vez, ele estava disposto a beijá-la, ele se aproximou o suficiente para isso, mas ela desviou o rosto, dizendo que “ele estava apaixonado por outra”. Mas ela ainda aceita a ajuda dele para ir embora.

Quando ele vê Cande com o pé machucado exatamente do mesmo jeito, eu achei que ele descobriria. Eu REALMENTE achei que ele descobriria, e aquele seria o momento perfeito para isso. Porque Cande age de modo muito diferente, e ela me diverte DEMAIS, mas eventualmente ela acaba voltando a ser a mesma Yesenia de sempre, furiosa perguntando “o que ela tem que a outra não tem”, e ali ela fala exatamente como Rubén sempre escuta Yesenia falar, mas ele ainda não faz a associação… porque isso ainda nunca lhe passou pela cabeça. Mas Yesenia está se cansando de todo o jogo. Quando ela vê Rubén com Connie e fica morrendo de ciúmes (!), ela desconta na aula de “Defesa Pessoal”, e ele, percebendo que ela está furiosa, diz que “ela fica linda quando está brava”. Então, ela lhe dá um ultimato: “Yo, Yesenia. ¿Te gusto o no?”

WOW.

MARAVILHOSOS!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários