[Season Finale] The Lost Symbol 1x10 – Resonance

A sabedoria.

Prometeu bastante e entregou pouco – infelizmente, “The Lost Symbol” não foi uma boa adaptação de uma das obras de Dan Brown protagonizadas por Robert Langdon, o que quer dizer que provavelmente podemos nos despedir de qualquer esperança de ver outros livros do personagem adaptados em formato de série… só porque eu queria assistir a adaptações de “O Código da Vinci” ou “Inferno”, por exemplo. O grande problema de “The Lost Symbol” foi o seu roteiro bagunçado e quase sem rumo, que não conseguiu nos cativar o suficiente para estarmos presos à série e aos seus personagens… uma pena, tendo em vista que a proposta era muito bacana e que o início parecia bom – mas a série demorou a engrenar e acaba entregando um plot twist muito cedo na temporada e fica completamente perdida depois disso… “Resonance” é um final simples, mas não via muitas possibilidades de ser diferente para a série.

No último episódio, Robert Langdon finalmente descobrira a localização do portal que Mal’akh procura: a causa de tudo. Nesse episódio, então, o grupo de Langdon + os Solomons começa separado. Peter é capturado pelo homem que transformou Zachary em Mal’akh, enquanto Katherine é capturada por Mal’akh, e Langdon é deixado para trás no prédio maçônico que o levou àsrespostas com uma mensagem no braço: ou ele entrega Peter para ser o instrumento final do plano de Mal’akh, ou Katherine vai morrer. O episódio lida com todo esse drama sem muita eficiência, porque não compramos a ideia de que algum deles está realmente correndo perigo – e eu acho que essa é uma das piores coisas que podem acontecer a uma série, porque se não gera a apreensão enquanto torcemos pela segurança dos personagens, o que é que nos resta?

Quando eu digo que a série “pareceu se perder”, eu me refiro, também, a personagens importantes e interessantes que acabaram se tornando bastante aleatórios, quase como se estivessem ali por estar… o Nuñez, por exemplo, em quem eu apostei tanto no início da série e que me cativou depressa, que não teve o desenvolvimento esperado, mas que pelo menos ganhou uma participação importante na trama final do último episódio; ou a Sato, uma das personagens mais fascinantes de “The Lost Symbol”, que se tornou coadjuvante recentemente; e também gostaria de mencionar o cara da prisão que treinou Zachary para que ele se tornasse Mal’akh, e que é trazido de fora agora quase sem propósito, para render alguns minutos a mais de episódio em uma briga com Mal’akh – mas toda a história foi bastante difícil de comprar, na verdade.

O episódio culmina na conclusão da grande busca pela Apoteose – e é um resultado desapontador. Langdon desce até o porão sob o Monumento de Washington para salvar a vida de Katherine enquanto Peter “se entrega como instrumento final” para que Mal’akh complete o seu ritual, e então descobrimos duas coisas: a) a função de Peter, no fim das contas, não era ser um sacrifício nem nada assim, mas matar Mal’akh para que “ele pudesse renascer como um deus” ou qualquer coisa assim; b) o grande conhecimento era uma Bíblia Sagrada, uma espécie de metáfora sobre como todos podemos atingir a divindade e sobre como o poder “está dentro de nós” ou qualquer coisa assim. De qualquer maneira, seis meses depois, Langdon ainda está estudando a Bíblica em busca, quem sabe, de alguma coisa que deixou passar, quando Sato vem lhe chamar para um novo trabalho…

Não acho que “The Lost Symbol” seja renovada… mas eles tentaram deixar engatilhado o início de uma nova aventura para Robert Langdon.

 

Para mais postagens de The Lost Symbol, clique aqui.

 

Comentários