Star Trek: Discovery 4x01 – Kobayashi Maru

Recomeço da Federação.

“Star Trek: Discovery” é, e sempre foi, um espetáculo para os olhos. Com a mesma produção impecável de sempre, “Kobayashi Maru” é a estreia da quarta temporada enquanto o universo de “Star Trek” tenta um recomeço e a Federação está voltando a ganhar força depois da Combustão, trama principal da temporada anterior, que causou uma série de problemas e diminuiu a credibilidade da Federação. Agora, a Frota Estelar está viajando mundos, “indo a lugares onde ninguém foi antes”, enquanto a Federação volta a crescer e ganhar a confiança e o apoio de civilizações que a tinham deixado há muito tempo. É nesse contexto que nos reencontramos com a USS Discovery e a tripulação que amamos, agora oficialmente comandada por Michael Burnham, que está na cadeira de Capitã, mas talvez ainda precise aprender algumas coisas.

Particularmente, o que eu acho mais fascinante em “Star Trek” é justamente a exploração de novos mundos e civilizações, e eu adoraria que “Star Trek: Discovery” se baseasse mais nisso – é por isso que eu estou tão animado para a estreia de “Strange New Worlds” no ano que vem; acredito que a nova série talvez vá explorar sequências mais parecidas com os 10 minutos de abertura de “Kobayashi Maru”, que foi minha parte favorita no episódio todo: aqui, Burnham está visitando um planeta para oferecer dilithium para sua civilização, numa tentativa de mostrar que a Federação é confiável novamente. A sequência é impressionante, e além de ser uma sequência de ação eletrizante, também traz os Aishains, um “povo-borboleta”, como alguns personagens os chamam, que são de tirar o fôlego. A beleza dessa construção toda é de se aplaudir!

Depois da introdução brilhante, “Discovery” retorna a algo que tem mais a sua cara, o que não é uma crítica de fato, porque eu gostei do episódio. O episódio trabalha com uma história principal que tem muito a cara de “história da semana”, ao mesmo tempo em que introduz uma trama que deve ser o centro da quarta temporada e brinca com “teasers” de histórias para as quais ainda precisaremos nos voltar em algum momento…é o caso de Booker em Kwejian, por exemplo, e toda aquela destruição no fim do episódio que deve crescer para ser a principal trama da temporada, em algum momento; e as ótimas cenas de Saru com Su’Kal em Kalvinar – além de ser, novamente, um espetáculo para os olhos, as cenas de Kalvinar têm muito potencial de desenvolvimento, e eu estou feliz por acompanharmos Saru: seja de volta na USS Discovery ou não.

Em grande parte, parece que a quarta temporada vai ser essa retomada da Federação, tentando voltar a ser o que fora um dia, enquanto a Presidente Laira Rillak toma algumas decisões sobre como quer manejar as coisas. Quando o Comandante Nalas entra em contato com a Federação pedindo ajuda por causa de alguma emergência e a USS Discovery se prepara para saltar em seu auxílio, Laira Rillak anuncia que “ela também vai”, e percebemos que haverá um embate contínuo entre a Capitã Burnham e a nova Presidente, porque as duas encaram as situações de maneiras muito distintas… desde um primeiro momento Burnham não gosta da ideia de levar a Presidente consigo, porque acredita que a) ela só está fazendo isso para poder dizer que “teve experiência de campo”, e b) ter a Presidente na USS Discovery pode colocar em risco a sua tripulação.

De qualquer maneira, a Presidente não precisa de autorização para embarcar (!), então ela acaba estando presente na missão, dando os seus pitacos, especialmente quando as coisas parecem prestes a dar muito errado e Michael Burnham toma decisões com as quais ela não concorda – eu acho que ambas tinham certa razão, no fim das contas, mas eu ADOREI a Burnham lidando com ela perguntando se ela vai tirá-la da cadeira de Capitã… porque, se não for esse o caso, “ela tem um trabalho a fazer”. No fim a Presidente Laira Rillak questiona a capacidade de liderar de Michael Burnham e, embora eu não tenha gostado muito da maneira como ela disse as coisas que disse, ela tem certa razão ao falar que Burnham precisa aprender a respeito de equilíbrio e decisões difíceis porque, no fim das contas, talvez ela não possa salvar todo mundo sempre.

Talvez Michael tenha que aprender isso da maneira difícil nessa temporada!

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários