The Twilight Zone 1x07 – Not All Men



“Meet Annie Miller. Annie has always seen the world as a place where she could maintain control if she just played by the rules. But tonight marks the beginning of a change, both in her and in the idyllic town she's always called home. On the eve of her sister's birthday, Annie will be forced to contend with an event well out of her control, and a simmering violence about to boil over... into The Twilight Zone

EU ADORO COMO “THE TWILIGHT ZONE” TEM UNS PLOT TWISTS LEGAIS. Achávamos que estávamos “entendendo” o episódio, com toda aquela trama de chuva de meteoritos, e reações estranhas que estavam transformando os homens da cidade em animais violentos, quando o episódio chega ao fim e Cole prova que talvez não exista nada demais naqueles pedaços de meteoritos – apenas uma desculpa. O episódio é intenso e angustiante, e eu gosto do suspense cena após cena, e de como a fotografia do episódio acompanhou o crescimento do caos, chegando a uma sequência quase pós-apocalíptica quando quase toda a cidade foi atingida. O episódio já estava ótimo, até que as últimas cenas concluam a história com genialidade, dando espaço para uma interessante crítica, e coloca o episódio entre os melhores da temporada!
Conhecemos Annie Miller, uma mulher que trabalha demais, mas que também parece baixar a cabeça o tempo todo, aceitando qualquer tipo de ordem e nunca se arriscando. Então, um companheiro de trabalho, Dylan, a convida para ver com ele a chuva de meteoritos que está por acontecer, e ela acaba topando… mas o evento é um verdadeiro desastre. Tudo parece começar bem, eles compartilham um ou outro momento, e então percebem que os meteoritos estão caindo perto demais da casa, e resolvem ir investigar. Dylan, então, entra em contato com um pedaço de meteorito que leva consigo para casa e, depois disso, ele é um completo babaca com Annie. Ele a beija, e depois tenta forçá-la a fazer mais do que isso, e ele se torna assustador enquanto ela tenta se esquivar dele. Felizmente, ela eventualmente consegue, e apenas assiste, do lado de fora, ele ter um ataque de violência.
No dia seguinte, aniversário de sua irmã Martha, Annie percebe que Dylan não é a única pessoa que mudou. No trabalho, ela se esquiva dele, depois do pavor da noite anterior e de seus braços ainda estarem machucados, mas ela também vê homens na rua agindo de forma esquisita, excessivamente enfuriados com coisas simples como um porta-malas que não fecha ou qualquer coisa assim – e Annie percebe, de uma vez por todas, que algo está errado quando ela sai com a irmã e as amigas para beber em um bar, para celebrar o aniversário, e o clima no bar é estranho. Um cara que sempre foi um nerd tímido está tomando shots e agindo de forma bizarra, e não demora muito para que um ataque de violência tome conta de todos os homens no bar, e Annie apenas pega a mão da irmã e pede que elas saiam dali… ela já viu isso acontecer antes.
Uma das cenas mais fortes do episódio acontece quando Martha e Annie são seguidas por um cara descontrolado em uma moto e, ao chegar em casa, Mike, o marido de Martha, decide “resolver o problema”. Annie percebe rapidamente que Mike também foi infectado, pela maneira violenta como ele ataca e mata (!) o cara do lado de fora da casa, mas Martha só percebe quando já é tarde demais… a sequência é de PURA TENSÃO, enquanto Mike toma água vermelha da torneira, por causa do meteorito e, todo sujo de sangue, acende as velas do bolo de aniversário da esposa e pede que ela sopre. Vemos a loucura tomar conta dele, as coisas que ele diz são terríveis, seus gritos arrepiam, e então ele chega a tentar matar Annie, e o teria feito, se não fosse por Martha finalmente tomando uma atitude e usando uma panela para nocauteá-lo.
Então, Martha e Annie saem de casa, desesperadas, em busca de ajuda… mas não existe para onde ir. TODA A CIDADE FOI TOMADA PELO CAOS. Aqui, temos uma das cenas mais bizarras da série, quando vemos, com uma trilha sonora irônica, a maneira como os homens se entregaram aos instintos mais animalescos, e estão agindo como verdadeiros babacas, porque algo finalmente lhes deu a permissão para sê-lo. Angustiou-me ver Annie e Martha escondidas onde pudessem se esconder, perseguidas por homens que as ameaçavam atacar com pedaços de meteoritos, que carregavam como troféus… então, Martha e Annie vão até o porto atrás de Cole, o filho de Martha, que parece ser o único que ainda não se transformou. Até Steve, seu namorado, acabou de se transformar e está agindo de forma estranha depois de beber algo “contaminado”.
Cole é, definitivamente, o melhor homem do episódio. Ele tranca Steve no barco e sai para a segurança, chorando, e é muito fofa a cena em que ele encontra a mãe e a tia. Então, do lado de fora, Dylan reaparece para atacar Annie, e ela realmente quase a mata, mas ela aproveita a luz de um helicóptero que o distrai para atacá-lo e, sem pensar duas vezes, jogá-lo no mar… a cena é intensa, e resolve parcialmente o problema. O melhor de tudo, nessa cena, é que Cole mostra que esteve com um pedaço de meteorito no bolso a noite toda, e nem por isso não se transformou porque, como Annie viu, ele ESCOLHEU não se transformar… a “epidemia” não atinge, portanto, todos os homens, mas apenas aqueles que escolheram se libertar de qualquer amarra que os impedisse de ser aqueles babacas selvagens que eles realmente queriam ser.
O meteorito era apenas uma desculpa. Um álibi.

“Tonight, Annie Miller found herself in the center of a mysterious and violent epidemic. What she encountered was no material disease, but rather a plague of conscience. One that gave men permission to ignore decency, consent and fear. And tonight, all it took was a few innocuous little rocks to turn men into monsters. Here... in The Twilight Zone

Episódio fortíssimo!

Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários