The Twilight Zone 1x05 – The Wunderkind



“Meet Raff Hanks, a wunderkind. Once the most successful campaign manager of his generation. Now Raff finds himself in a valley of booze and regret. One filled with bad choices and even worse polling. He's about to embark on a misguided road to redemption. And on his way back to the top, he'll have to take a dark detour through The Twilight Zone

Alguém está acompanhando a política brasileira e a transformando em roteiro de “The Twilight Zone”, não é possível. Infelizmente, o episódio é bem escrito, perturbador e nos deixa totalmente tensos, porque o que vemos acontecer em tela é o que vemos acontecer na realidade nos últimos meses, e isso me causa calafrios… o pior é que toda a angústia que senti com Oliver Foley sendo eleito presidente dos Estados Unidos, e a maneira como age, como fala, as atrocidades que comete e decide, é fruto da “ficção”, mas nesse fim de semana mesmo assisti a um trecho de um noticiário, e o presidente é como Oliver Foley, ou pior. Sinceramente, estamos apavorados, e o episódio brilhantemente traduziu esse sentimento como uma crítica talvez geral, mas que parece se aplicar estranhamente bem ao contexto atual da assustadora política brasileira.
#medo
Conhecemos Raff Hanks, um gerente de campanha que acaba perdendo as eleições e, ao fazê-lo, acaba na vala, bebendo em um bar qualquer, sem dinheiro nem para pagar o aluguel, e então as coisas mudam para ele quando ele vê, na televisão, um garoto chamado Oliver Foley, um garoto com um canal no YouTube, de apenas 11 anos, que decidiu “concorrer à presidência dos Estados Unidos”, e então ele decide que essa pode ser sua chance de voltar à vida política. Enquanto isso, conhecemos uma versão futuro de Raff Hanks que está em uma espécie de hospital, e eu adoro como o episódio nos apavora com todo um tom de mistério e suspense que fazem crescer a TENSÃO do que virá pela frente… porque não pode dar certo um garoto de 11 anos fazendo aquelas promessas absurdas e sem cabimentos, e sendo aplaudido por uma massa de pessoas sem cérebro.
Cof, cof.
Raff Hanks, então, vai até a casa dos Foley para dizer que quer cuidar da campanha do garoto – a mãe inicialmente diz que ele é só uma criança, tem 11 anos, e portanto isso tudo de ser presidente “é uma piada”, mas Raff acredita que pode realmente levá-lo ao poder, porque “ele se conecta com as pessoas, o que é muito difícil”. O candidato brasileiro “se conectou” com o ódio e o preconceito velado de grande parte da população. Dois meses depois, com Raff já cuidando da “campanha” de Oliver Foley, o garoto já mostra indícios de que deveria ser detido, quando ele dá bronca em Raff e diz que “ele podia ser melhor que isso”, e tudo é um pouco estranho – quando Oliver grava aquele vídeo, tudo o que eu senti foi angústia. Mais ainda quando o garoto discutiu com os pais e se recusou a ir ao médico, porque “não gostava de médicos velhos”.
Oliver é uma criança mimada e não estava preparada para todo esse poder – porque, como futuro presidente dos Estados Unidos, ele acha que pode fazer o que quiser, sem consequência alguma. As coisas quase vão por água abaixo quando ele participa de um debate e é um fiascotá vendo? “The Twilight Zone” explica, para quem ainda não entendeu, o motivo de certo candidato não ter participado de nenhum debate durante a campanha. Oliver é despreparado, não sabe nada do que está fazendo, não entende de economia mundial, e portanto passa vergonha sem saber o que dizer na frente dos outros candidatos… tudo o que ele tem é popularidade em um canal do YouTube. E, como o episódio mesmo diz, “fazer vlogs e postar coisas nas redes sociais” não deveria ser a forma oficial de um presidente se comunicar, não é?
Cof, cof.
De novo.
Quando ele percebe que está perdendo a visibilidade, o que Oliver Foley faz? JOGA BAIXO COM UM VLOG SOBRE O SEU “CACHORRO MORIBUNDO” – e isso equivale à parte da facada, na “campanha” brasileira. Ele faz um vídeo sobre Homer, seu cachorro que supostamente está morrendo, com todo o drama e muita baixaria, o que novamente o coloca com número significativos nas pesquisas, embora ainda não de vencedor. É um retrato foda e perturbador da realidade. Então, Oliver ganha a campanha, se muda para a Casa Branca, dá ordens que não permite que sejam descumpridas, independente de quem quer que lhe diga que ele não pode fazer o que está querendo fazer… assustador, Oliver exige que as pessoas façam o que ele manda e que o chamem de “Sr. Presidente”, e não mais de “Oliver”. Eles criaram um monstro.
O pior é isso: Oliver é assustador, mas não teria chegado ali sozinho: só está ali porque pessoas como Raff o ajudaram, porque pessoas como seus seguidores no YouTube lhe deram visibilidade, e agora o estrago está feito. Ele se converte num pequeno ditadorzinho, impõe sua vontade, grita com as pessoas, as humilha, e se torna “a criança mais mimada da história do mundo”, nas palavras de Raff, que acaba acusado de TRAIÇÃO por causa do comentário. Então, durante uma partida de minigolfe, em que Oliver dá mais sinais de sua insuportável personalidade mimada, ele não aceita que Raff lhe questione a respeito de algumas coisas, e diz que ele está ali para “apoiá-lo incondicionalmente”, e não para “pensar”. Parece que já ouvi isso em algum lugar antes? De todo modo, em um momento de pura tensão, Oliver dá o seu golpe final…
Manda matar Raff.
Oliver, como qualquer presidente autoritário, quer se livrar de quem quer que esteja contra ele. Qualquer tipo de “dúvida” vinda de Raff se torna uma ameaça, e então Oliver encontra uma maneira de eliminá-lo. O acusando de ter uma arma, ele se abaixa e faz os seguranças atirarem em Raff, e o pior é que ele ainda consegue todo o apoio da população, que acredita que o Raff atacou o Oliver, e isso é o que torna o episódio ainda mais angustiante. No fim, o Oliver venceu, e não há o que ser feito… ninguém, além de Raff, parecia perceber o grande problema, ou pareciam estar dispostos a fazer algo. AI COMO ISSO FOI DIFÍCIL DE SE ASSISTIR! No fim do episódio, Raff está em um hospital, sendo tratado por um “médico” criança, porque é o que a nova lei permite, e então ele simplesmente morre na maca, durante uma “cirurgia” precária.

“Society is a fragile ecosystem. Razzle and dazzle people with the right lies and eventually they'll go blind to the madness right in front of their faces. Raff Hanks made a living selling the American dream. But, once sold, he created a true nightmare that he couldn't buy back. Especially not here... in The Twilight Zone

A cena é horrível, mas a narração é forte.
Deprimente e assustador retrato da realidade.

Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários